Jardin des Plantes e Museu de História Natural, em Paris: uma ótima pedida para as crianças


Atualizado em:


Todo mundo já sabe que Paris tem muitos parques lindos, todos coloridos na primavera ou com tons alaranjados no outono, e sempre perfeitos para uma caminhada contemplativa em qualquer estação do ano. Nesses parques há atrações que agradam todas as idades, e vão desde a roda-gigante do Jardim de Tuileries no verão aos barquinhos a vela no Jardim de Luxemburgo. Mas o mais gostoso de Paris é explorar espaços que fogem do mapa básico de turismo por lá, e é essa nossa dica para um passeio diferente em Paris, entre flores e dinossauros.

Jardim botânico de Paris e o Museu Nacional de História Natural ao fundo

Devo ser realista e dizer que esse é um passeio dispensável para quem visita Paris pela primeira vez. Os passeios clássicos são clássicos por um motivo, e devem ser conhecidos antes. Por outro lado, esse é um lugar para fugir das multidões, e muito agradável para levar as crianças e para relaxar. Também é ótimo para quem visita Paris uma segunda ou terceira vez, e quer conhecer um refúgio dos parisienses, mas que ainda fica no coração da cidade. Descubra mais!

Jardin des Plantes – o Jardim Botânico de Paris

O Jardin des Plantes é um desses lugares encantadores de Paris. Pertinho do Quartier Latin, na rive gauche (margem esquerda do rio Sena), é um jardim botânico cheio de ambientes diferentes para você aproveitar: roseirais, corredores de árvores, árvores históricas, e muita variedade de plantas e flores como rosas lindíssimas.

O Jardim Botânico de Paris surgiu no século XVII como um jardim medicinal para servir o rei Luis XIII, onde botânicos e pesquisadores trabalhavam e desenvolviam novas espécies. Logo depois da Revolução Francesa foi transformado em Jardim Botânico e construído o Museu de História Natural em um prédio lindíssimo que falaremos a seguir.

Além disso, é no Jardin des Plantes que fica o segundo mais antigo zoológico da Europa (Ménagerie) e as estufas do jardim (serre du jardin). Acho que está explicado porquê esse é um excelente passeio para quem viaja para Paris com crianças, não é mesmo?

jardindesplants

Jardin des Plantes e o Museu ao fundo

jardindespants2

Quem procura um passeio diferente, ótimo para levar as crianças, ou quer apenas um parque tranquilo e mais frequentado pelos parisienses, vai gostar muito do Jardin des Plantes. Ele tem o charme francês (olhem a foto do carrossel abaixo, mais Paris impossível!) e fica pertinho do Sena, então você pode sair de lá e seguir caminhando pelas margens do Sena, em direção a próxima atração do seu dia.

carrousselparis

Tem cena mais parisiense?

foto (4)

foto (3)

Cuidado! Você pode se deparar com essa criaturinha no meio da sua caminhada.

Museu Nacional de História Natural

O passeio pelo jardim em si já é super agradável, mas fica ainda melhor quando combinado com o Museu Nacional de História Natural, inaugurado em 10 de junho de 1793, mais de 200 anos atrás!

A grande atração é a Grande Galerie de L’Evolution (foto abaixo). Mas o Museu Nacional de História Natural tem outros departamentos, como: Paleontologia (esqueletos e réplicas de animais), Paleobotânica (sobre plantas fósseis), Mineralogia (pedras preciosas) e Entomologia (insetos). Além disso tem atividades diferentes, como realidade virtual que agrada crianças e adultos.

foto (3)

Grande Galerie de L`Evolution

A entrada no Jardin des Plantes é gratuita, mas para explorar o museu é preciso comprar ingresso. Para entrar na Grande Galerie de L’Evolution o valor para adultos é 10 euros. Vale dar aquela dica boa e que eu mesma já usei muito: nesse museu,  pessoas de até 26 anos não pagam (veja mais dicas de como explorar melhor os museus de Paris).


E ai? Acha que vale a pena escapar dos passeios mais tradicionais e conhecer o combo: Jardin des Plantes + Museu de História Natural? Já visitou o jardim botânico parisiense? Conta mais pra gente aqui nos comentários. =)

Jardin des Plantes – 57 Rue Cuvier 75005 Paris
Museu Nacional de História Natural – 2 rue Buffon 75005 Paris

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *