Praias do Algarve: o que fazer, dicas e passeios imperdíveis


Atualizado em:


A Dora Frias Martinelli é uma amiga nossa que faz viagens incríveis pelo Brasil e pelo mundo. Ela ficou 20 dias na região do Algarve, no sul de Portugal, e nos contou sobre a sua experiência. Ela foi visitar as praias do Algarve em janeiro, época que muitos aqui no blog me perguntam se é boa para visitar Portugal por ser inverno, e pegou quase todos os dias de sol mas com um friozinho de leve. Vejam mais no relato abaixo. Passo a palavra para a Dora. =)

A região do Algarve e o clima

A região é absolutamente incrível, não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei. Foi um dos lugares mais lindos que já conheci!

A principal atração na região são as praias. Uma cidadezinha ou outra ainda é legal pra conhecer, mas nada que salte os olhos e tenha o efeito “uau”, como acontece com as praias. Então se você não curtir tanto apreciar as praias em si, acho que a viagem não vale tanto a pena. Melhor ir para outros lugares de Portugal como Lisboa, Porto ou Douro.

Mas, se curtir, olha esse pôr do sol na Praia da Marinha!

Fomos em janeiro, durante o inverno, e mesmo assim foi bem tranquilo. A temperatura era amena, fazia em torno de 18 graus durante o dia e muuuito sol! Demos sorte, pois peguei 1 dia de chuva nos 20 dias que fiquei por lá. Mas confesso que não consegui entrar na água durante esse período pois estava gelada.

A região é cheia de praias paradisíacas e é um país bem barato. Não esperava muita coisa quando estava indo e me surpreendi muito, sem dúvidas quero voltar no verão para conseguir aproveitar o mar.

Nota do SV: os meses de julho e agosto são altíssim temporada de verão e costumam ficar cheios de locais e turistas. Recomenda-se ir nos meses entre estações, como maio, junho, setembro ou outubro para encontrar praias mais vazias. O inverno ainda pode ser lindo por lá (inspirem-se na própria Dora, por exemplo), mas realmente a viagem fica mais para contemplação do que para banho, e alguns estabelecimentos podem estar fechados.  

Qual cidade escolher como base no Algarve? Ou onde ficar no Algarve?

As duas principais cidades do Algarve são Faro e Portimão. Eu fiquei em uma casa com a família toda (30 pessoas!) em Portimão e de lá íamos para as prais que desejávamos. A partir dessas duas cidades fica bem fácil de se locomover para as praias, mas acho difícil ficar lá sem carro. Minha dica é alugar um que facilitará bem a vida, pois essa é uma região com estrutura simples chegando até a ser rural.

Veja opções de hotéis e apartamentos em Faro
Veja opções de hotéis e apartamentos em Portimão

Tem também uma cidade que se chama Albufeira, e pelo que conheci é a cidade mais “badaladinha” de todas pois tem bastante coisa para fazer a noite. Uns amigos que estavam por lá também ficaram em Albufeira e gostaram bastante. A noite de ano novo passei lá e foi bem divertida. A cidade tem uns restaurantes a beira mar que são turísticos, mas o lugar é bem legal e a comida é boa também, então acho que valeu a pena mesmo assim.

Veja opções de hotéis e apartamentos em Albufeira

As praias que mais amei no Algarve:

Praia dos 3 irmãos

É muito muito muito linda, cheia de falésias, caverninhas.. mar bem azul, da pra explorar bastante, eh uma praia grande. Tem um restaurante la que nao consegui ir pq tava fechado no inverno, mas vi ótimas recomendações e parece ser maravilhoso! Chama Caniço.

Ponta da Piedade

Você pode chegar pelo Farol da Piedade e descer a escadaria até a praia. É cheia de falésias também, fui em um dia que o mar tava bem agitado e era lindo ver as ondas baterem, e num outro que tava calmo, ai a agua fica verde e cristalina, parecia uma piscina.. la da pra vc pegar barco ou caiaque quando o mar ta calmo e passear pelas falésias… recomendo MUUUITO.

Existe um passeio de barco te leva de Lagos até a Ponta da Piedade e passa pela Praia Dona Ana, Praia Camila e a Praia de Nudismo, sempre ao lado de um motorista/guia profissional. Clique aqui para obter mais informações!

Praia da Dona Ana 

É considerada uma das mais bonitas da região do Algarve, fica do lado da Ponta da Piedade. Como eu fui em um dia nublado, não achei nada demais, mas é claro que vale a pena a visita, e tomara que você dê sorte de pegar um dia como esse da foto abaixo.

Praia de Dona Ana no Algarve, em Portugal

Praia de Dona Ana por Lacobrigo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Praia de Benagil
*Imperdível*

Minha preferida! É uma praia pequenininha que fica entre duas falésias bem grandes, de lé você também pode pegar barco ou caiaque e ir até a gruta de Benagil, que fica bem pertinho, mas que só é possível chegar por água. Dentro da gruta forma uma prainha que dá pra descer e nadar. É muito linda e ainda por cima é o cartão postal do Algarve.

Caverna de Benagil no Algarve em Portugal

Caverna de Benagil. Foto por Bruno Carlos, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este passeio de barco para Bernagil sai de Carvoeiro e Portimão, mas ainda existe este que sai de Vilamoura e o último, que sai de Albufeira. Nos links você consegue ver o que cada um oferece.

Praia do Carvalho

Pertinho da praia de Benagil, da pra fazer no mesmo dia! A praia é linda, tem umas escadinhas, um caminho por dentro das falésias.. vale muito a pena! Foi a praia favorita de muita gente da família

Praia da Marinha
*Imperdível*

Está disparada entre as praias mais lindas do Algarve!!! Não deixe de conhecer. Não precisa nem descer até a praia. Tem um caminho longo e maaaravilhoso que você faz por cima da rocha, beirando a praia. A vista é demais!

Praia da Marinha por Had01 (Own work (Originally at cs.wikipedia)) [Public domain], via Wikimedia Commons

Caso queira visitar a Praia da Marinha e a Praia de Benagil no mesmo passeio, esta excursão de barco pode valer a pena.

Outras atrações no Algarve que visitei

Fortaleza de Sagres

A fortaleza fica na cidade de Sagres, no lugar onde era a antiga escola de Sagres. Tem uma vista muito bonita e é bem interessante para conhecer. Ali do lado tem um restaurante que se chama Beira a Mar, que foi muito bem recomendado. Mas quando fui não achei nada demais… comidinha honesta, que pode servir como opção para quem quiser comer algo por lá.

Cidade de Lagos

A cidade é uma gracinha e é bem gostoso passear por lá! Se você curte comida japonesa, tem um restaurante que custa apenas 12 euros e você come a vontade. O peixe e os frutos do mar são fresquissimos e de muito boa qualidade. Chama My Sushi.

Cidade de Lagos, em Portugal

Armação de Pera

Uma cidade com uma praia bonita e por vezes lotada. Tem um restaurante muuuito gostoso e muito lindo em Armação de Pera! Chama-se Praia Dourada Beach Restaurant and Lounge, vale mais a pena pelo lugar e vista do que pela comida.


Gostaram do relato da viagem da Dora? Nós ficamos morrendo de vontade de pegar o primeiro vôo para Portugal para aproveitar todas essas preciosas dicas do Algarve.

Tem mais dicas e segredos sobre os melhores passeios, cidades e praias do Algarve? Não fique tímido! Deixe seu comentário aqui e ajude outros viajantes a também explorarem esse pedacinho do mundo.


Não dê bobeira: 

O seguro de viagem é obrigatório na Europa, compare e reserve o seu aqui.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi Marcela, em Julho, 10, eu e meus pais estaremos em julho, 10, estaremos em Lisboa, vindos da Madeira, e estamos a pensar em fazer um bate volta de comboio ao Algarve, a única região que ainda não conhecemos em Portugal. Li seus comentários e me parece muito útil e prático, assim apreciaríamos se nos ajudasse em um roteiro de 1 dia. Minhas dúvidas são: Faro ou Portimão ? Uma praia de banear ou a visitar imperdível ? Qual é a melhor praia com estrutura de aluguer de toldos, duches e bares ?
    Muito obrigado e com os melhores cumprimentos.

  • Mauricio Vieira

    Oi Marcela, em Julho, 10, eu e meus pais estaremos em julho, 10, estaremos em Lisboa, vindos da Madeira, e estamos a pensar em fazer um bate volta de comboio ao Algarve, a única região que ainda não conhecemos em Portugal. Li seus comentários e me parece muito útil e prático, assim apreciaríamos se nos ajudasse em um roteiro de 1 dia. Minhas dúvidas são: Faro ou Portimão ? Uma praia de banear ou a visitar imperdível ? Qual é a melhor praia com estrutura de aluguer de toldos, duches e bares ?
    Muito obrigado e com os melhores cumprimentos.

  • Olá, Marcella! Tudo bem? Ótimas dicas! Terei apenas um domingo no Algarve, num domingo fim de junho. Quais praias você aconselha que eu visite? Minha base será Silves. Você acha viável fazer Praia da Marinha, Benagil, Três Irmãos, , Dona Ana e Farol da Ponta da Piedade? Estou querendo um milagre, né? rsrs… Não queremos entrar na água, só passear mesmo, e talvez um passeio de barco para ver a gruta de Benagil. Obrigada!

    • Janice, realmente você está ousada… rs! Mas acho que você pode organizar as praias em uma lista de prioridades e tentar fazer o que conseguir. Você coloca o que mais quer ver primeiro, e se não der tempo de fazer algo, será uma praia menos desejada por vocês. Não deixe de ir para a Praia da Marinha e Benagil. Além de serem lindas, elas ficam próximas uma da outra. Depois acho que rola visitar Três Irmãos sim! Dona Ana e Farol da Ponta da Piedade ficam mais longe, mas se der tempo por que não fazer né? Já que vocês só querem ver, e não ficar na água, na praia e etc, acho que pode ser mais viável. Achei essa ordem de praias que você escolheu ótima! Tomara que dê certo!!
      Beijos e boa viagem

    • Legal não é, Dalila?
      Eu fique morrendo de vontade de ir depois que ela me contou sobre a viagem.
      Que bom que você também gostou e vai incluir o post no seu guia de Portugal (que está ótimo!).
      Obrigada!! =)

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *