3 dicas para escapar das filas do Museu do Louvre


Atualizado em:


Quem vai a Paris pela primeira vez muito provavelmente vai incluir uma visita ao Museu do Louvre em seu roteiro. O local que abriga a Monalisa, além de muitas outras obras icônicas, é um dos principais pontos turísticos da capital francesa. Justamente por isso, suas filas também são… icônicas hahah

Mas não se desanime! Há alguns segredinhos que podem te ajudar a planejar melhor a ida e evitar perder tanto tempo na fila. De quebra, você também pode acabar evitando multidões lá dentro. 

Museu do Louvre Paris
O Museu do Louvre é lotado em qualquer período do ano.

As dicas eu aprendi quando estudei francês em Paris em 2012 e era a rata dos museus pois visitava tudo (e de graça pois tinha menos de 26 anos). Anos depois, porém, elas continuam válidas e vão te ajudar a ter uma melhor experiência. Confira!

1- Vá ao Museu do Louvre cedinho ou a noite

Essa dica pode parecer bem óbvia, mas incrivelmente não é praticada por milhares de turistas que visitam o Museu do Louvre todos os dias. É de lei: das 11h às 16h o museu fica muito mais lotado do que no fim do dia ou logo que abre.Portanto, se quer fugir das filas externas e da lotação interna, evite esses horários.

E digo mais. Se possível, planeje sua visita em um dos horários de visitação noturna do Louvre, quando o museu fica aberto até as 21:45 (às quartas e sextas). Essa é minha dica de ouro para ver a Mona Lisa sem ninguém na sua frente!

 

2- Não entre pela entrada

principal (das pirâmides), e sim pelo Carrousel do Louvre

Eu achava que essa dica era manjada, até ver a fila de mais de 3 horas do lado de fora da pirâmide, em um dia de inverno que beirava os 3°C. Publiquei no Instagram do SV a minha surpresa e me deparei com outra surpresa, quase ninguém conhecia essa dica preciosa e todos adoraram.

A dica é simples: ao invés de entrar pela concorrida entrada das “Pyramides”, que fica bem ali no centro da praça que é contornada pelo museu, dê as costas para ele e caminhe um minutinho para a direita. Ali está a entrada chamada de “Carrousel du Louvre”. 

Esta entrada é a do shopping subterrâneo que fica no número 99 da rue de Rivoli, pertinho da saída do metrô. Essa entrada tem muitooo menos fila do que a outra, principalmente no comecinho da manhã, e funciona da mesma forma.

3- Compre seu ingresso online antecipadamente

Depois da pandemia, comprar entrada online virou algo muito mais comum, até porque em muitos lugares é uma obrigação. Mas ainda assim, essa continua sendo uma dica válida. Comprando o ingresso online você tem que passar apenas pelo procedimento de segurança e não pela fila da bilheteria.

Existe a opção de comprar a entrada pelo nosso parceiro de confiança Ticketbar e ainda conseguir entrar pela entrada principal das pirâmides (mas furando fila!).

Os portadores do Paris Museum Pass também conseguem entrar por essa fila especial. Na minha opinião, esse passe é uma ótima opção para quem quer visitar mais de três museus, pois tem acesso ilimitado a mais de 60 opções diferentes (incluindo o Louvre, o Centre Pompidou, o Arco do Triunfo e a Tumba de Napoleão).


Você já testou alguma dessas dicas para visitar o Museu do Louvre enfrentando menos filas? Então conta pra gente nos comentários!

E não se esqueça, se você precisa de ajuda com a sua viagem, entre em contato com a nossa agência de viagens.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ola! Em janeiro vou à Paris, e descobri que na sexta a partir das 18h o museu é gratuito para jovens menores de 26 anos (independente do país de residência). Você acha que arrisco? Ao invés de comprar os ingressos, usar suas dicas mavarilhosas e entrar de graça? Tenho medo de não dar tempo, ou da fila ser muito grande haha

    • Kewia, eu arriscaria! O máximo que pode acontecer é você ter que comprar uma entrada lá na hora mesmo, caso eles impliquem com algo…
      Mas nessas noites em que o museu abre, as filas são bem menores do que durante o dia e você não perderá muito tempo. Eu acho muito sucesso ir a noite, se você quer realmente visitar com calma e aproveitar o museu. Mas tenha em mente que você terá umas 3 horas “só” para aproveitar o museu (acho ótimo esse tempo, mas não sei o quanto você quer explorar, então é bom avisar).
      Eu acabei de ler no site do Louvre que nos primeiros sábados de cada mês, a entrada é gratuita das 18 as 21:45. =)
      Boa sorte!! Espero ter ajudado. E obrigada pelo “dicas maravilhosas”, amei! <3

  • Olá Marcella, sensacional essa dica, acompanhando suas postagens, valeu abs.

    • Paulo, que bom que gostou!! Essas dicas do Louvre são bem boas mesmo e verdadeiros segredos.
      Muitíssimo obrigada pelo seu comentário. =)

    • Olá Marcella! Valeu pelas dicas, é muito bom ver alguém que é generoso em dar esses toques e tudo mais… Uma dúvida: a compra do ingresso online seria uma forma de evitar a fila porque existe lá uma fila específica para isso (para quem já comprou antes) ou porque a agência reserva antes, ou algo do tipo? Porque na verdade eu pensava em comprar pelo próprio site do museu mesmo…

      • Victor, muito obrigada pelo seu comentário. Bom saber que ajudamos um pouquinho a tornar sua viagem melhor. =)
        Quando você compra o ingresso antecipadamente pelo site do museu, você tem uma fila separada (a fila de quem já tem ingresso). Ela continua sendo uma fila, tem que passar pela segurança e etc, mas geralmente é menor.

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *