5 dicas para aproveitar melhor os museus de Paris


Atualizado em:


Sempre existe um jeito melhor para aproveitar os museus de Paris. Durante o período que morei lá, consegui dicas ótimas que quase ninguém conta (ou muitas vezes ninguém sabe), mas que são fantásticas, principalmente para as épocas de muito movimento em Paris. 

Se você quer escapar de filas, gastar menos (ou nada!) e curtir os museus de Paris sem stress, confira essas dicas. Algumas delas podem até parecer óbvias, mas poucos são os que se atentam às regras que estão lá no site. Então não perca:

Dicas para aproveitar os museus de Paris

1- Vá de noite

Mona Lisa lotada

Mona Lisa de dia

Cada um dos museus de Paris tem um horário de abertura noturna, ou seja, um dia (ao menos) em que continuam abertos depois das 18h. Estes horários costumam ser bem mais vazios do que o período do dia. Seja por falta de informação da maior parte dos turistas, ou simplesmente porque as pessoas preferem visitar museus de dia e deixam a noite para comer ou descansar.

Sabendo disso, confira quais são os dias com visita noturna e prefira visitar os museus de Paris nestes horários. Assim é possível evitar as multidões, filas e outros desconfortos. Traduzindo: você consegue ver a Mona Lisa de perto e sem se sentir em uma micareta do Chiclete com Banana. Além disso, as tarifas geralmente são reduzidas nessas visitações noturnas. 

Mona Lisa vazia

Mona Lisa a noite

2- Vá no primeiro domingo do mês

Quem quer economizar não pode deixar de seguir esta dica: A maioria dos museus de Paris são gratuitos no primeiro domingo do mês. Isso mesmo, entrada liberada. Se sua viagem a Paris vai incluir este dia, não deixe de conferir se os museus que você quer visitar estão incluídos nesta ação.

Mas claro, além de ser domingo, a gratuidade é mais um motivo para lotar todos as instituições. Portanto, se decidir economizar, vá com tempo e paciência, porque a visita tende a ser atribulada.

3- Atente-se aos horários de funcionamento

Museu do Louvre Paris
No inverno, se jogue nos (muitos!) museus de Paris

Como na maioria dos lugares, os museus de Paris costumam fechar em um dia da semana. Em geral isto acontece na segunda ou na terça, mas não é uma regra. Logo, programe-se para não dar com a cara na porta!

4- Desconto por idade

Diferente do que acontece no Brasil, as tarifas reduzidas nos museus de Paris não são para estudantes em geral. O costume na França é que o desconto seja aplicado para todo mundo com menos de 26 anos de idade, estudante ou não. Da mesma forma, se você for um estudante de mais de 26 anos, pode não ter direito ao desconto.

5- Gratuidades

Há uma série de categorias que dão direito à entrada gratuita nos museus de Paris. A principal delas é a de estudantes da União Europeia que tiverem entre 18 e 25 anos. Você não precisa ser europeu, e sim estar estudando no continente. 

Além disso, outras categorias podem ter direito à entrada grátis, como professores de arte, jornalistas, entre outros. Confira as regras do Louvre, por exemplo.

Leia também: Top 10 passeios em Paris que são de graça ou super baratos


O que achou das nossas dicas para aproveitar melhor os museus de Paris? Conta pra gente nos comentários!

E se precisar de ajuda para planejar sua viagem, entre em contato com a nossa agência de viagens.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Já garanti meu ingresso pro Louvre (e pra exposição especial de Leonardo da Vinci que começa em outubro) e a noite para fugir da galera. Espero que esteja mesmo mais tranquilo.

    • Que legal Lucas! Louvre é sempre cheio, mas acredito que indo em outubro, e à noite, você vai conseguir um ambiente um pouco mais tranquilo (ou menos caótico)!
      Boa viagem e depois conta pra gente como foi!

  • Pode me dar alguma dica sobre uso de celular pré-pago em Paris?
    Vou dia 25/04 e vou ficar 15 dias.
    Obrigada.

  • Ótimas dicas! Inclusive a DICA 2 eu não conhecia! 😉

    Só complementando, vale lembrar que é possível comprar ingressos para os museus pela internet. É bacana fazer isso pq: 1) dá pra fazer do Brasil; 2) não gasta tempo de viagem na fila; 3) não passa frio, chuva e neve já que pra maioria dos museus as filas são em locais abertos!

    No D’Orsay (talvez nos outros tb, aí já não sei), dá inclusive para imprimir os ingressos, aí não perde nem o tempo de buscar na bilheteria! É bem legal… e o ingresso do D’Orsay é válido para qq dia do ano, não precisa saber com antecedência o dia exato que vai visitar o Museu! 🙂

    Bom, é isso! Parabéns pelo site!

    • Hector!! Muito obrigada por complementar as dicas!!! as suas sao importantissimas, por sinal!!! continue lendo o SV e sinta-se livre pra completar e compartilhar conosco suas dicas quando quiser!

  • Olivia Correa

    Oi Tchella e Mari !! Adorei o site!! Parabens pela iniciativa!
    beijos

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *