Estude Francês em Paris


Atualizado em:


Dando sequência a série de posts sobre intercâmbio, hoje falaremos sobre Paris!

Há várias opções para quem quer estudar francês ou fazer cursos de civilização francesa na cidade-luz. A escolha depende do que você espera dos cursos, por exemplo, se você quer melhorar sua gramática ou prefere aprender fonética, se quer um ambiente mais moderno ou mais tradicional.

Por isso, selecionamos duas opções de escolas com perfis e estilos totalmente diferentes para você escolher qual combina mais com você.

1- Cours de Civilisation Française de la Sorbonne

Muita gente não sabe que a Universidade Sorbonne, além de ter os cursos de graduação, mestrado e etc, tem também um departamento de estudos de francês de curta-duração. Há opções de aulas regulares de francês, de cursos preparatórios para exames (TCF,TCF-DAP, DELF,DALF), cursos específicos como aulas de fonética ou de expressão oral, cursos de francês com conferências sobre diversos temas, e etc. Os cursos de verão tem duração de 4, 6 ou 8 semanas, e os completos podem durar de 3 a 6 meses e tem até cerimônia de entrega de diplomas no belíssimo anfiteatro da Universidade.

Na minha opinião, as aulas da Sorbonne tem dois pontos fortes e super interessantes: o curso de fonética e as conferências.

As aulas de fonética são um diferencial da escola e você só percebe a importância delas depois que termina o curso. São ideais para quem busca aperfeiçoar o seu sotaque e pretende falar como um legítimo francês.

As conferências de civilização são palestras que acontecem no período da tarde e tratam dos mais variados temas, como culinária francesa, história do Vale de la Loire e de seus castelos, economia e política da França, o cinema francês e suas vertentes, e etc. Geralmente, há 3 conferências por dia, 3 dias da semana e em 3 diferentes níveis: uma mais fácil (os professores falam mais devagar e usam vocabulário mais simples), uma de nível intermeiário e outra avançada (como se fosse uma aula da universidade). Os professores são da própria universidade ou convidados, e não há presença obrigatória.

Já a gramática não é um ponto tão forte. O curso se assemelha com qualquer outro que você faria no Brasil e acredito que há escolas melhores nesse aspecto.Os materiais são bons, mas não são próprios (eles indicam os livros e os alunos compram) e muitas vezes não são bem aproveitados durante o curso.

O site tem várias informações, mas está disponível apenas em inglês, francês e espanhol. Acesse o site aqui.

sorbonne curso

Uma das salas

Anfiteatro da Sorbonne

Anfiteatro da Sorbonne

2-Eurocentres

Essa é uma escola super conhecida, pois há vários Eurocentres espalhados pelo mundo e que ensinam diversos idiomas. Se você procurar, com certeza achará algum amigo ou conhecido que já estudou lá, ainda mais porque a escola é bem conhecida e frequentada pelos brasileiros.

As aulas de gramáticas são boas e a grande vantagem é que você pode começar quando quiser e comprar quantas semanas achar necessário (mínimo de 2 semanas). Há também cursos gerais, cursos preparatórios para exames e francês comercial, e unidades em La Rochelle e Amboise, pra quem não quer ficar na capital francesa.

A escola de Paris está muito bem localizada, no Quartier Latin, pertinho da Île de la Cité e do Boulevard Saint-Germain. Além disso, é mais moderna e tecnológica que a Sorbonne. Veja mais infos da escola em Paris no site (em português).

Assim, se você tem menos tempo de viagem e não puder se planejar muito, ou quer conhecer gente nova e aproveitar para praticar um pouco o idioma, essa escola é a indicada.

eurocentres paris

A charmosa fachada. Foto: eurocentres.com

recepção eurocentres paris

Recepção. Foto: eurocentres.com

sala de aula

Foto: eurocentres.com

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Beatriz Ribeiro

    Olá Marcella!
    Gostei das suas dicas de cursos. Estou pensando em comprar um curso do Eurocentres no mês de setembro de 2018. A agência aqui do Brasil me indicou ficar em casa de família, para ter contato real com o dia a dia dos franceses, já que vou por 2 semanas. Gostaria da sua opinião sobre essa forma de hospedagem.
    Você sabe se nesse curso são oferecidos passeios também? Gostaria de fazer excursões de fim de semana, por exemplo e passeios pela cidade.
    Obrigada!

    • Oi Beatriz, que bom que gostou das dicas. =)
      Sobre a hospedagem, você já viu esse post?
      https://segredosdeviagem.com.br/2013/04/semana-do-intercambio-moradia-estudantil-em-paris/
      Acho que pode te ajudar bastante com opções alternativas, já que essa escolha varia de acordo com perfil.
      Mas, se você tiver menos de 18 anos, recomendo bastante ficar em casa de família. Acho que a experiência fica bem verdadeira e local, você pratica o francês e vê a cidade a partir dos olhos deles também, e não só a partir dos seus.
      Como são 2 semanas, mesmo se você for maior de idade (18+) acho que ainda vale ficar em casa de família sim que você só vai ficar com a parte boa! =)
      Se não fui muito clara, pode mandar suas dúvidas que conversamos mais.
      Beijos e boa viagem!

  • Denise Canabrava

    Olá Marcella, tudo bem?

    Estou pesquisando para me preparar para junho, julho ou agosto de 2017, um curso de 4 semanas de língua francesa em Paris. À principio na Sorbonne. Nessa pesquisa descobri o seu blog, adorei todas as informações contidas nele!! Esta me ajudando muito e realmente a parte mais complicada e difícil é a moradia, o custo é muito alto. E observei que os Foyers não aceitam pessoas com mais de 25 anos em media. Você tem conhecimento de algum Foyer que aceita ? Ou outra opção de bom custo/beneficio?

    Marcella, pergunto se na época do seu intercambio você teve oportunidade de contato com adultos maduros, na faixa de 40 ou 50 anos na escola? E se saberia me dizer qual tipo de moradia eles conseguiram??

    Estou nesta faixa dos 50 a. e super animada nesse meu projeto de ficar 4 semanas em Paris!
    Em 1988, estudei na Aliança Francesa por 6 meses, ainda muito jovem, tudo era farra! Agora já não dá para ficar em qualquer lugar, venho pesquisando no Airbnb, tudo muito caro!!

    Quando você foi para a Sorbonne a sua opção foi em qual período do ano? E por quantos meses?

    Dentro da sua experiencia, qual a melhor opção de cursos de verão, o de línguas e civilização, ou o intensivo, 40 horas ou 80 horas? Quero saber qual foi a sua escolha na época?
    Pelo que entendi no site, as planilhas dos cursos e as datas no período de verão na Sorbonne, são junho, julho ou agosto, todos esses meses possuem a opção de 4 semanas? obrigada viu? Atenciosamente, agradeço a sua atenção, abraço, Denise Canabrava

    • Denise,
      muito obrigada pelo seu comentário!
      Acho que você vai gostar bastante da experiência.
      Sorbonne tem uma estrutura de aulas bem bacana e, além do mais, é de Paris que estamos falando!!

      Na minha sala eu era uma das mais novas, e tinha umas três pessoas em torno dos 40 anos. Mas também estou falando só com base na minha experiência, pode ser que outras salas tenham um perfil diferente. Sei que as de francês intensivo costumam ter mais gente jovem, mas acredito que cada ano é um ano.
      O bacana é que eles deixam você trocar de sala e tudo é bem conversável por lá, eles são bem abertos. Minha sugestão é mandar um e-mail pra eles perguntando isso, eles devem ter dados estatísticos mais precisos para te informar e podem te colocar em uma sala com o seu perfil.

      Quanto as suas dúvidas, acho que os foyers até aceitam maiores de 25 anos durante o verão sim, mas não sei se você iria gostar e se seria uma boa ideia. Digo isso pois os banheiros são compartilhados e, dependendo do foyer, você pode dar azar de ter gente muito festeira e barulhenta como vizinho.

      A melhor opção seria alugar um apartamento mesmo, mas não pelo airbnb que costuma ter preços mais elevados para longas temporadas.
      Uma amiga alugou um quarto em uma casa de uma senhora que disponibilizava dois quartos do apartamento para estudantes. Ela conseguiu esse contato diretamente com a Sorbonne. Eu recomendo fortemente trocar emails com eles quando surgir alguma dúvida pontual e difícil de ser resolvida, como essa e a questão das idades e perfis.

      Eu fiz o curso de francês e civilização de 6 semanas, julho inteiro e as duas primeiras semanas de agosto (estava olhando o site e acho que essa opção não existe mais, agora tem de 4 ou 8 semanas apenas). Escolhi ter uma carga horária mais leve e flexível, assim eu conseguia aproveitar Paris a tarde e praticar meu francês enquanto passeava, francês aplicado na vida real mesmo. Minha carga horária era bem baixa, se eu não me engano eram 12 horas de aula de gramática e fonética por semana, mais as palestras a tarde, que eram opcionais. Então eu escolhia as palestras que me interessava e ia.
      Eram ótimas pra treinar o francês e ouvir sobre assuntos variados, e não eram obrigatórias, o que me deu bastante liberdade pra montar meus horários de acordo com a minha necessidade e vontade.

      Pelo que eu vi no site, para 4 semanas no verão de 2017, tem em julho e agosto para francês e civilização (12 horas por semana + conferências a tarde), somente junho para o curso de francês (12h/aula por semana), e somente julho para curso de francês intensivo (24h por semana). Se você puder, vá em junho ou julho, pois agosto a cidade fica lotada de turistas mas com pouco morador local e muitas lojas fechadas.

      Espero ter ajudado um pouquinho! =)
      Se quiser contar sua experiência depois, será um prazer escrever sobre isso!
      Beijos

  • juan rachid

    Obrigado pelas dicas Marcella, devo optar pelo curso da Sorbonne e estadia em casa de família, a própria universidade tem cadastros dessas casas? Tem idéia do custo da estadia?

    Antecipo agradecimentos, att. Juan Rachid

  • Olá Marcella, sei que a inscrição para o curso da sorbonne é feita pela internet mas gostaria de saber como você fez para pagar o curso, comprovar o pagamento e quanto tempo demorou para eles te enviarem o comprovante do curso.
    Obrigada

    • Olá Dina,
      no meu caso eu paguei o valor mínimo que era necessário na pré-inscrição online (100 euros na época).
      Logo depois, recebi um email com a confirmação e o código (número) da minha pré-inscrição. Nesse e-mail também tinham os próximos passos.
      Para sanar minhas dúvidas, eu troquei bastante e-mail com eles nesse endereço: [email protected] , e sempre me responderam tudo.
      Espero ter te ajudado com a minha experiência. =)

      • juan rachid

        Olá Marcella, quero programar um curso de inverno para minha filha para janeiro de 2017. Gostaria de saber um pouco sobre sua experiência, como é a estadia e etc. Antecipo agradecimentos, Juan Rachid.

      • Olá Juan, tudo bem?
        Eu fiquei um verão lá e morei em um foyer estudantil super bem localizado. Algumas pessoas também ficam em casa de família ou apartamento alugado ou até mesmo hotéis.
        O curso que escolhi fazer foi o da Sorbonne. Foi uma experiência ótima, Paris é super cultural, intelectual, além de que é linda!
        Se tiver alguma dúvida específica me pergunte. =)
        Beijos

      • juan rachid

        Acabo de descobrir que em Sorbonne só aceitam maiores de 16 anos! Minha filha estará com 15 no próximo inverno (Jan/2017). Vou fazer mais pesquisas….

  • As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can aid me. Thank you adfadkekedcb

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *