11 curiosidades sobre navios de cruzeiro que te surpreenderão
Atualizado em:
Muita gente adora fazer cruzeiros, ou sonha viajar de navio. Realmente conciliar as férias com um passeio em alto mar e de quebra conhecer lugares novos nas paradas, é um plano perfeito! Em tempos de pandemia, talvez esses planos tenham que ser adiados até que seja seguro viajar novamente. De todo modo, ainda podemos sonhar e planejar, e quem sabe conhecer mais sobre esse tipo de viagem. Você sabia que cruzeiros tem alguns segredinhos que nem todos conhecem? Neste post, o Nuno Ribeiro, do blog dos Cruzeiros, conta 11 curiosidades super interessantes sobre navios de cruzeiro! Confira:
Viajar é uma das atividades preferidas de quem está de férias ou até mesmo para quem conseguiu alguns dias de descanso. Os destinos, no entanto, podem ser os mais diversos e os gastos, claro, também podem ser bem distintos. Para quem viaja para outro país para conhecer a cultura, a gastronomia e os pontos turísticos, por exemplo, é preciso preocupar-se com custos tradicionais como passaporte, hospedagem, taxa de turismo, alfândega, etc.
Mas os cruzeiros são diferentes. Quem escolhe uma viagem de cruzeiro durante as férias também precisa arcar com algumas despesas, claro. Porém, a maioria dos custos já está inclusa no valor da passagem, e essa experiência promete ser bem distinta de qualquer outro tipo de viagem.
Além de estar boa parte do tempo em alto mar, a grandiosidade de um navio permite que muitas atividades sejam realizadas por centenas de pessoas e ao mesmo tempo. Um navio de cruzeiro é tão imenso que muita gente nem imagina o número de departamentos ou recursos que uma embarcação dessa dimensão tem.
Por isso, separamos abaixo 11 curiosidades sobre navios de cruzeiro que talvez você não saiba; confira:
1. Mordomos
Sim, isso mesmo, assim como nos filmes mais clássicos. Os navios de cruzeiro têm mordomos contratados para servir os convidados da embarcação durante os dias de viagem e lazer nos espaços. Em alguns casos, em suítes de maior luxo, há um mordomo exclusivo à disposição para dar maior praticidade e conforto.
2. Torneiras
Pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, mas sim, os navios de cruzeiro têm torneiras em muitos espaços da embarcação além dos banheiros dos quartos. Uma das principais razões, obviamente, é incentivar a higienização das mãos e, como consequência, evitar a contaminação de alimentos e o surgimento de doenças.
3. Prisão
Já parou para pensar em como conter algum possível criminoso presente no navio? Saiba que é possível fazer isso usando uma técnica terrestre: prendendo esse indivíduo malfeitor. Para isso, há um espaço separado para abrigar alguns infratores, uma prisão.
Leia também: Turbulência: Como surgem? São perigosas? Piloto da KLM tira essas dúvidas!
4. Cinema
Engana-se quem pensa que as únicas diversões num navio de cruzeiro são ao ar livre, em piscinas, varandas ou outras áreas de convivência. Não é incomum que embarcações desse porte tenham, pelo menos, uma sala de cinema para atender um público mais reservado e apreciador da sétima arte. Além de um espaço com tela gigante, há navios que também têm galerias de arte.
5. Salões de Festa
Além de todos os espaços citados anteriormente, há grandes áreas reservadas para festas, shows e apresentações circenses nos navios de cruzeiro. Há noites em que há grandes cerimônias de gala, como a noite do comandante, e as roupas dos convidados precisam ser também de gala.
6. Heliporto
Há navios que têm uma plataforma para abrigar um helicóptero, mas não é para receber algum milionário. Essa estrutura é muito importante em casos de emergência médica, por exemplo. Com alguém gravemente doente ou ferido, o resgate via helicóptero pode salvar a vida do turista.
7. Parque Aquático
Apesar de haver muita água de oceano em volta, é claro que não é permitido aos viajantes mergulhar no mar. Por isso, as atividades aquáticas são realizadas dentro do navio, em piscinas e parques aquáticos. A diversão para quem viaja, claro, é garantida. Muitas pessoas que fazem um cruzeiro relatam que é bem raro perceberem que estão em um navio, tamanha estrutura e grande leque de atividades.
8. Simuladores de surf
Estamos de fato no mar, mas não é possível surfar nas ondas do oceano. Esse não é um problema pois vários navios da Royal Caribbean têm um simulador de surf, chamado FlowRider, que nos permite ter as mesmas sensações numa piscina propositadamente construída para ter ondas. Até é possível ter aulas privadas para refrescar algumas manobras.
9. Pistas de Kart
Sim… é bem verdade. Existem navios que possuem uma pista de kart ao ar livre, no deck superior do navio. A pista tem as mesmas características que qualquer uma dos kartódromos em terra, com a grande diferença que a vista será para o oceano e não para um jardim verde como é normal.
10. Pista de patinação no gelo
No seu interior de alguns navios os passageiros vão encontrar uma pista de gelo e vários shows surpreendentes e de grande qualidade. Qualquer passageiro pode experimentar, desde os mais novos até aos mais velhos, podendo usufruir da pista livremente ou com monitores que ajudam não só a patinar como para os mais experientes existem monitores para a dança no gelo. Mas prepare-se para o frio…
11. Centro Médico… e Necrotério
Pois é, às vezes também acontecem falalidades nestes grandes navios. Todos os grandes navios têm uma farmácia com os medicamentos mais comuns como analgésicos, antibióticos, e podem tratar as doenças mais comuns. Há médico e uma equipe de enfermagem, sempre pronta para ajudar os passageiros com alguma questão de saúde. Podem tratar diversas condições como ataques do coração, enjoos, gastroenterites, infecções, etc, sendo que alguns navios têm pequenas salas de cirurgia e até… necrotérios para as fatalidades…
Leia também: Viagem de veleiro, experiência incrível e mais acessível do que você imagina
E aí, gostou das curiosidades sobre os navios de cruzeiro? Você conheceu estes lugares quando viajou de navio? Conta sua experiência pra gente!
Deixe seu comentário