O muro dos Eu te amo – Le mur des Je t’aime
Atualizado em:
O “Muro dos Eu Te Amo” ou “le mur des je t’aime” é, como o próprio nome já diz, um muro dedicado ao amor. Em um painel de 40m², o artista Frédéric Baron registrou os diversos jeitos de dizer EU TE AMO ao redor do mundo.
Ao contrário dos outros muros que separam pessoas, cidades e limitam fronteiras, esse muro é um lugar de união, que procura mostrar para quem vai lá as diferentes formas de demonstrar o amor. E já que Paris é a capital do amor, nada mais justo do que esse muro estar lá!
Leia também: O que fazer em Paris: 25 dicas de passeios e atrações
O Muro dos Eu Te Amo fica em Montmartre, o famoso bairro boêmio que já foi lar de tantos artistas renomados. O muro está escondidinho em uma parede dentro de um micro parque chamado Jehan Rictus, que fica na frente da Place des Abbesses (onde está a parade de metro Abbesses).
Mesmo estando no meio da rota turística do bairro, essa instalação artística – que já virou atração turística – muitas vezes passa despercebida. Eu mesma tive que perguntar para achá-lo, mas ele está lá sim, na parte mais alta da praça.
A idéia foi de Frédéric Baron, que começou pedindo para amigos e vizinhos escreverem “eu te amo” no seu idioma materno. Ele conseguiu juntar 3 grandes cadernos com a frase escrita mais de 1.000 vezes em 300 idiomas diferentes.
Com a ajuda de Claire Kito, artista que fez a caligrafia dos escritos imitando as originais, e de Daniel Boulogne, especialista em muros pintados, surgiu o “mur des je t’aimes”, feito em azulejos azuis que formam o painel de 10×4 metros.
Leia também: Top 10 passeios em Paris que são de graça ou super baratos
Esse é um passeio super despreocupado e rápido, mas o tempo da visita depende de você e da sua disposição, pois você pode dar uma espiadinha de 5 minutos no muro ou ficar uma hora passando os olhos pelos 311 idiomas e dialetos. Acho gostoso pegar um sorvete, um sanduíche na baguete ou um doce francês e comer sentado no banco olhando para o muro.
Não se preocupe se na sua viagem não der pra ir ao “Muro do Eu te Amo”, ele não é imperdível. Porém, uma ida à Montmartre é quase certa em todos os roteiros por Paris, e se estiver por lá aproveite para passar no muro e conferir esse segredinho. Te garanto que não vai ser um desvio da rota.
Agora se você quer saber como falar Eu te amo em Quechua, Farsi, Coreano, ou em um dos mais de 300 idiomas, o seu link é esse aqui. Achei curioso como está escrito o nosso idioma: Brésilien: Eu te amo (prononcer “eiu chee amu”).
O site oficial do muro já tem versões em inglês e espanhol, além do francês.
Para chegar, basta digitar “Le mur des je t’aime” no Google Maps. Não tem muito erro, por mais que ele esteja escondidinho.
O que achou dessa dica? Conta pra gente nos comentários!
E se você precisa de ajuda para planejar sua visita ao Muro dos Eu Te Amo ou para qualquer outro lugar, entre em contato com nossa agência de viagens!
Fernando
acabei de visitá-lo, estava “fechado” cercado” mas deu uma boa foto 🙂
Samy
Marcela procurei seu insta e não encontrei 😊 manda aí.
Marcella
Oi Samy, o insta é @segredosdeviagem =)
Segredos de Viagem
É @segredosdeviagem =)
Bianca
Quem quer ir nesse muro? EUUUUUUUUUUUU!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcella
hahahha eu quero voltar tambéeeem Bianca! <3