O que fazer em um dia em Bolonha, na Itália


Atualizado em:


Você já ouviu falar de Bolonha, na Itália? O nome com certeza te soa familiar graças ao ultra clássico macarrão à bolonhesa, certo? E você não está errado! O molho de carne moída vem mesmo dessa cidade – por lá ele se chama tagliatelle al ragu –, mas os passeios em Bolonha, no leste da Itália, não se limitam à gastronomia.

Bolonha é uma cidade histórica, famosa pela política bastante progressista e, na minha opinião, bem interessante. Com cerca de 400 mil habitantes, ela é um prato cheio para quem, assim como eu, adora explorar uma cidade bem movimentada. Lar da Universidade de Bolonha, a primeira do mundo, a cidade tem também uma grande comunidade jovem e estudantil, o que provavelmente influencia a política notoriamente progressista.

Bolonha
Bolonha com resquícios de Natal nos primeiros dias do ano

A capital da região de Emília-Romanha pode ser um destino em si ou uma parada a caminho de outro lugar. Na minha viagem, passei um dia em Bolonha quando estava indo de Rimini para Milão. Ficamos cerca de 6h na cidade e deu para passear bem e conhecer as principais atrações, sem entrar em nenhum museu.

Quem prefere conhecer a cidade com mais calma e talvez até incluir um bate e volta ou uma visita a uma vinícola da região, pode ficar dois dias. Mais do que isso, já acho besteira, considerando que a Itália tem tanta coisa para explorar.

Como explorar Bolonha, Itália

A resposta rápida e fácil é: a pé! Apesar de ser uma cidade relativamente grande para os padrões europeus, as principais áreas de interesse estão bem concentradas no centro e próximas da estação de trem.

Bolonha, Itália
Scalinata del Pincio, primeira parada em Bolonha

Chegando na cidade pela via ferroviária, você pode sair pela Piazza delle Medaglie D’Oro para começar os passeios em Bolonha. Siga em direção a Piazza XX Settembre, passe pela Porta Galliera e você logo verá a Scalinata del Pincio. A grande escadaria é a primeira parada turística na cidade e além de ser uma atração em si, funciona como uma espécie de pequeno mirante quando você chega ao topo dela. De lá, caminhe pela Via dell’Indipendenza, que vai te levar em direção às principais atrações no centro da cidade.

Bolonha é uma boa cidade para fazer o meu tipo preferido de turismo: andar! Passear pelo centro vendo o movimento de italianos e turistas e trombando em monumentos históricos é uma delícia.

É caminhando que você também pode observar os inúmeros pórticos da cidade. Segundo a Mari, do Ideias na Mala, são 40 quilômetros de pórticos em Bolonha. Além de ser um recurso arquitetônico bonito e deixar as caminhadas mais interessantes, a enorme quantidade de pórticos também significa que você não vai ter muitos problemas se por acaso estiver chovendo durante a sua viagem.

Mas além de andar sem rumo, claro que há alguns pontos chave da cidade que destaco abaixo para orientar seu passeio.

O que fazer em Bolonha

Finestrella

Pequena Veneza, em Bolonha, Itália
A vista da Finestrella – Foto: Pixabay

Vou começar com um item polêmico, mas que é uma das principais atrações de Bolonha. A Finestrella é isso mesmo que o nome diz, uma janela. Ela fica em uma viela e através dela você tem uma vista do que é chamado de “pequena Veneza”, um canal espremidinho entre alguns prédios. Muito sinceramente, achei até interessante a coisa curiosa da janela e a vista é bacana, mas nada espetacular ou sequer comparável com a Veneza original.

Geralmente, forma-se uma fila enorme para fotos, mas eu não sou dada a filas e tirei minha foto assim mesmo como você vê abaixo. Esse é um tipo de atração turística meio Manneken Pis, em Bruxelas. Não é que é feio, mas não é nada demais e há sempre hordas de turistas em torno para concluir a mesma coisa: não tem muita graça.

Finestrella em Bolonha
A fila para foto na Finestrella
Finestrella em Bolonha

Piazza e Fontana Nettuno

Quem vem caminhando pela Avenida da Independência, eventualmente chegará a Piazza del Nettuno, onde esta a fonte em homenagem ao mesmo Deus. A fonte e do seculo XIX e foi feita em homenagem ao Papa Pio IV. Quando fui, a fonte estava cercada, mas ainda assim achei bem imponente.

Piazza Maggiore

Nesse caminho, a Piazza Nettuno funciona como a porta de entrada para a Piazza Maggiore, o coração de Bolonha, na Itália. Nesta praça estão as principais atrações da cidade e ela em si é um lugar muito pulsante, com vários eventos acontecendo ao longo do ano.

Na Piazza Maggiore fica a Basílica di San Petronio, que chama atenção por sua fachada é bem curiosa, com metade em mármore e metade em tijolinhos. Além disso, ela é enorme, com capacidade de 20 mil pessoas e 22 capelas laterais.

Piazza Maggiore em Bolonha, na Itália
Um dos palácios que adornam a Piazza Maggiore – Foto: Pixabay

Ainda na Piazza Maggiore está o Palazzio d’Acussio, antiga prefeitura da cidade que foi transformada em um centro cultural de entrada gratuita. Este é um dos monumentos e prédios no entorno da praça que a adornam super bem, deixando-a bonita e agradável.

Nós terminamos o dia na Praça Maggiore e eu achei uma experiência deliciosa. De noite, no inverno, o local estava bem movimentado e com um clima delicioso. Imagino que no verão deve ser melhor ainda.

Quando estiver por ali, faça um breve desvio e cheque também o Mercato di Mezzo, um mercado não muito grande, mas cheio de delícias!

Torres de Bolonha, Itália

Torres de Bolonha, Itália
Vistas de baixo as duas torres até parecem ter alturas similares – Foto: Pixabay

Os símbolos mais icônicos entre todos os passeios em Bolonha sao as torres de Bolonha. A Torre de Asinelli e a Torre de Garisenda ficam lado a lado, bem no centro da cidade, na Piazza di Porta Ravegnana.

Construídas no século XII, elas não são como as torres gêmeas porque a Torre de Asinelli é bem mais alta. – inclusive, e a mais alta torre inclinada do mundo, maior que a Torre de Pisa, portanto. Por apenas cinco euros e 498 degraus, você pode subir a Torre de Asinelli e ter uma vista incrível de Bolonha, Itália. Compre os ingressos com antecedência porque é preciso marcar hora.

Tagliatelle al ragú, o macarrão a bolonhesa

Bolonha, Itália
Apaixonada pelo meu tagliatelle al ragú

Você não pode sair de Bolonha sem comer um macarrão à bolonhesa, claro. O tagliatelle al ragú é talvez uma das comidas mais disseminadas pelo mundo e tem suas origens bem aqui, em Bolonha.

O prato típico é exatamente o que estamos acostumados, macarrão com carne moída e molho de tomate. Porém, achei a proporção carne/molho bem diferente do que a média brasileira.

Escolhendo um bom restaurante, com massa caseira, o prato simples torna-se uma refeição inesquecível. Eu comi na Osteria dell’Orsa, que minha amiga achou pelas avaliações do Google Maps, e recomendo muito. O ambiente é extremamente simples, a comida deliciosa. Se você quiser um almoço mais longo e tranquilo, porém, pode não ser uma boa pedida. Por ser muito procurado, a rotatividade ali é alta e eles querem que você libere logo a mesa quando acabar de comer.

Universidade de Bolonha

Universidade de Bolonha
Sob os pórticos da Universidade de Bolonha

Uma atração que merece mais atenção aqui é a Universidade de Bolonha. Fundada em 1088, esta é a universidade mais antiga do mundo ocidental! E ela continua em pleno funcionamento. Quando fui à cidade, fiz questão de ir até ela conhecer as instalações.

Bem conservada, a universidade, apesar de antiga, não passa exatamente a sensação de algo construído há nove séculos. Ainda assim acho que vale caminhar pelos prédios espalhados ao longo da famosa Via Zamboni.

Mais importante, é possível visitar algumas partes da universidade. Achei bem difícil conseguir informações sobre essas visitas e o melhor relato que encontrei foi esse. Infelizmente, quando fui, poucos dias após o ano novo, a universidade estava em período de férias e portanto não foi possível fazer essa visita.

Leia também: Roteiro pela Toscana


Ainda tem dúvidas de Bolonha? Manda aqui nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Faltou a lasagna verde e tortellini. Maravilhosos!
    Bologna e uma cidade otima para base na Italia tambem, alem de ser cheia de jovens pelas universidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *