O que ver em Washington DC (roteiro básico)


Atualizado em:


A capital norte americana guarda vários segredos que eu tenho descoberto aos poucos desde que comecei a morar aqui. No entanto, antes de revelar esses segredos, queremos que você saiba o que ver em Washington DC e conheça as principais atrações da cidade, que ajudam a contar um pouco da história dos Estados Unidos, e entender o peso que DC tem no poder do mundo.

A maioria das atrações turísticas e políticas de DC está localizada perto do centro da cidade, downtown, ao redor da Independence Avenue, como mostra o mapa abaixo, então é fácil de fazer tudo em um dia só, basta se programar. Veja mais abaixo a lista de atrações.

Mapa centro DC

Para quem vai fazer um bate-volta para DC, esse é o roteiro principal para se conhecer, e para quem vai ficar alguns dias na cidade esta é a programação ideal para o primeiro e segundo dia, pois conhece-se o básico para depois explorar outras áreas e pontos turísticos.


O bate e volta mais comum é a partir de Nova York. Nós indicamos ficar mas dias em DC, mas sabemos que muitas vezes essa opção não é viável por não haver tempo hábil no roteiro. Nesse caso, um bate e volta é a melhor solução. Se você está em NY e ficou com vontade de conhecer Washington DC, nós indicamos esse tour guiado em português da WePlann que sai de NY e vai para DC, passando pelos principais pontos da cidade, e depois retorna no final do dia. Uma vantagem é o pagamento parcelado e em Reais!  


Vale lembrar que, olhando no mapa, tudo parece muito perto, mas as ruas são amplas e o trajeto completo pode ser bem cansativo. Se achar necessário, há diversos taxis na região, ou aqueles ônibus HopOn HopOff que fazem exatamente esse trajeto e podem te dar uma “carona” de uma atração para outra.

1- Lincoln Memorial

Além de homenagear o ex-presidente que ajudou a acabar com a escravidão no país, o Lincoln Memorial foi palco do famoso discurso “I have a dream” proferido por Martin Luther King. Ao lado do Lincoln Memorial está o Memorial dedicado aos soldados que morreram no Vietnam (Vietnam Memorial), com muros contendo o nome de todos eles. Vale passar por ali.

Lincoln Memorial

Lincoln Memorial

O Washington Monument visto do Lincoln Memorial

O Washington Monument visto do Lincoln Memorial

 2- Washington Monument

O Obelisco que homenageia a independência dos EUA é também o edifício mais alto da cidade e conta com uma vista panorâmica acessada por um elevador que leva 70 segundos para subir. Dali é possível ver também o World War II Memorial, dedicado aos soldados que morreram na segunda Guerra Mundial.

O Washington Monument

O Washington Monument

Do Washington Monument vemos o WWII Memorial (em primeiro plano nas laterais) e o Lincoln Memorial ao fundo

Do Washington Monument vemos o WWII Memorial (em primeiro plano nas laterais) e o Lincoln Memorial ao fundo

* Para subir no monumento é preciso de um ingresso que é distribuído gratuitamente todos os dias as 8h da manhã no visitor’s center ao lado do monumento. Como estes ingressos acabam rápido e só valem para o mesmo dia, há a possibilidade de comprá-los online pagando uma taxa de 2 dólares. Vale a pena pois você escolhe o dia e a hora que quer subir. Basta entrar nesse site AQUI.

3- Casa Branca

A residência do presidente Americano só pode ser vista por um portão na frente ou nos fundos da casa, mas mesmo assim vale a visita. Para conhecer o lado de dentro só agendando no consulado brasileiro para grupos de 10 pessoas com cerca de 6 meses de antecedência.

A Casa Branca vista de trás (entrada principal)

A Casa Branca vista de trás (entrada principal)

A Casa Branca vista do parque

A Casa Branca vista do parque

4- Smithsonian Institute

Localizado no National Mall, este instituto reúne diversos museus interessantíssimos e dos mais variados temas. Os que mais gostamos foi o National Museum of American History, a National Gallery (que sempre tem exposições de artistas famosos) e o Aerospacial Museum. Todas os museus do Smithsonian tem entrada gratuita. Confira aqui a lista completa de museus do Instituto para escolher quais você quer visitar.

Smithsonian Institute

Esse castelinho é o visitor's center do Smithsonian Institute, então se precisar de informações gerais, esse é o lugar para ir

Esse castelinho é o visitor’s center do Smithsonian Institute, então se precisar de informações gerais, esse é o lugar para ir

5- Capitol Hill/ Congresso

O centro do poder norte Americano é aqui. Para conhecer como funciona a câmara dos Deputados e o Senado do país, basta agendar pelo site uma visita guiada que dura cerca de 1h e conta um pouco da história do país. Saindo do tour, não deixe de cruzar o túnel localizado no Visitor’s Center para conhecer a livraria do Congresso, um dos prédios mais bonitos da cidade e que tem exposta uma Bíblia manuscrita do Séc XVII, e a Bíblia de Gutenberg, tido como um dos primeiros livros impressos do ocidente.

Capitólio

O Túnel que sai do Capitólio e leva à biblioteca do Congresso

O Túnel que sai do Capitólio e leva à biblioteca do Congresso

Por dentro da Biblioteca do Congresso

Por dentro da Biblioteca do Congresso

* Para agendar seu tour (em inglês) no Capitólio, entre nesse site AQUI e escolha o dia e hora mais adequado para você. Eseteja no Visitor’s Center do Capitólio com pelo menos 15 minutos de antecedência para retirar seu ingresso.

6- Newseum

Um museu interativo dedicado à mídia e às notícias ao redor do mundo. Muita tecnologia, exposições de fotos e vídeos que marcaram a história do jornalismo, e brincadeiras que conquistam as crianças.

A fachada do Newseum

A fachada do Newseum

7- Thomas Jefferson Memorial

Com vista para a Bacia de Tidal, o monumento circular é ainda mais visitado na primavera (em abril e maio), quando as cerejeiras começam a florir e deixam um visual de tirar o fôlego.

O Thomas Jefferson Memorial ao fundo, visto por entre as cerejeiras (somente na primavera) Foto: reprodução

O Thomas Jefferson Memorial ao fundo, visto por entre as cerejeiras (somente na primavera) Foto: reprodução

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • José Vitor

    Olá, Parabéns pela matéria, uma das mais completas e ao mesmo tempo objetivas que encontrei. Vou fazer um bate volta NY de Onibus, qual horário você recomenda eu planejar chegar em Washington e qual horário pegar o ônibus de volta para NY? Obrigado!

    • Olá José, que bom que gostou da matéria. Muito obrigada pelo seu comentário e pelo feedback! =)
      O trajeto de NYC para Washington DC é longo, e dura mais ou menos 5 horas de ônibus. Nós achamos bem corrido fazer um bate e volta para lá, mas se você quiser mesmo assim, tente sair o mais cedo possível para aproveitar mais o dia (umas 6/7h da manhã). Meu impulso é dizer pra você voltar o mais tarde possível, mas daí a viagem ficaria bem cansativa. Então eu pegaria o ônibus de volta umas 17/18h para estar de volta em NYC antes das 23h e não ficar muito cansado para o dia seguinte.
      Acho que esse post pode te ajudar: https://segredosdeviagem.com.br/2015/02/como-ir-de-ny-para-washington-dc/
      Se achar mais cômodo, há algumas empresas que oferecem esse passeio de bate e volta de NY para DC. Nós recomendamos a WePlann porque já testamos outros serviços deles e porque eles oferecem guia em português e ótimas condições de pagamentos para os brasileiros (sem iof e parcelado!).
      Espero ter ajudado.
      Bjs e boa viagem!

  • Oi Mari, adorei seu post parabéns e obrigado pelas dicas, ficarei em Washington visitando familiares mas terei apenas 1 dia cheio para conhecer, não quero atrapalhar a rotina deles e como sou um viajante bem independente gostaria sua opinião, começar na Union Station e pegar o DC Circulator linha vermelha até o Lincoln Memoria, dai ir caminhando até o Airlington National Cementery e depois vir descendo por todo National Mall route até a Union Station novamente , sou acostumado com caminhada e corrida de rua aqui no Brasil, então preparo eu tenho, estou acostumado já fiz isso em NYC. você acha que é possível fazer isso?

    • Oi Ranu,
      Achei esse um bom plano. Se voce acha que nao vai se cansar de andar ate o cemiterio, voltar e depois andar todo o National Mall, entao acho uma boa mesmo!
      Acredito ainda que se voce comecar cedo, ainda de tempo de entrar em algum museu no mall (recomendo o american history, a national gallery, ou o air and space- depende da sua preferencia). Se tiver tempo mais a noitinha, Georgetown e’ um otimo passeio com restaurantinhos e o waterfront park na beira do rio (caso tenha tempo).
      Boa viagem!

    • Oi Camila,
      Pra agenda uma visita ao interior da Casa Branca, voce precisa entrar em contato com a Embaixada do Brasil em Washington DC, com muitos meses de antecedencia. Eles entao vao tentar enviar um pedido pra Casa Branca, que entao ira coloca-los numa lista de espera para passar pelas verificacoes de seguranca. No entanto, de acordo com algumas pessoas que tentaram, parece que a Embaixada esta dizendo que a lista de espera e’ tao longa, que eles nao estao nem enviando mais nomes.
      De qualquer forma, voce pode tentar se quiser. Nao ha nenhum link especifico, basta voce ver algum contato da Embaixada no site deles e enviar um e-mail.
      Boa sorte!

  • Estou planejando uma ida a Washington no período da floração das cerejeiras, gostaria de saber se existe um site que der informações deste período.
    Obrigado

  • Estou indo para DC em agosto, eu e meu esposo ficaremos 5 dias, resolvemos alongar nossa estadia na cidade porque sabíamos da quantidade de museus e atrações interessantes da cidade, adorei o post! Estou ansiosa pela viagem! Obrigado pelas dicas!

    • Larissa, a quantidade de museus é imensa mesmo! Tem pra todos os tipos e gostos!
      Você já viu os nossos outros posts de DC? Tem muitas dicas legais pra quem vai passar um período de tempo maior.
      Veja aqui: https://segredosdeviagem.com.br/category/americas/estados-unidos/washington/
      O Museu do Holocausto, de História Natural, o Phillips Collection, Newseum todos são ótimos.
      Com mais tempo da pra visitar os arredores de Georgetown e o Potomac River, passear por Alexandria, até visitar vinícolas!
      Aproveite! Lá é uma delícia, especialmente no verão. =)

  • Pedro paulo

    Vou para NYC e Washington DC em agosto com a familia.
    Morei 5 meses em Washington em 2011. É uma cidade fantastica. Imperdivel e tem infinitas atracoes, portanto para quem tem poucos dias o roteiro sugerido pela Mari agradara bastante. Que, conseguir otmizar o tempo recomendo ainda visitar o cemiterio de Arlington. Vale a pena.

  • Vou ficar 3 dias inteiros em Washimgtom e gostaria de saber quais os melhores passeios, e que sejam legais para fazer com meu filho de 12 anos. Também uma indicação de hotel numa boa localização.

    • Olá Patrícia,
      nossas principais sugestões para começar sua visita a DC estão descritas nesse post.
      Além disso, crianças gostam bastante do Spy Museum porque se sentem verdadeiros espiões, do Air Space Museum e do Museum of Natural History.
      Escrevemos um post com dicas de onde se hospedar em DC, nele falamos algumas de nossas sugestões de hotéis na cidade.
      Nós, particularmente, gostamos do Dupont Circle Hotel e do Hyatt Place White House.
      Espero ter ajudado. =)

      • Muito obrigada pelas dicas!!! Agora vou abusar!!! Depois de DC vou passar alguns dias em NY. Vou fazer esta viagem de carro, e gostaria de saber se encontros bons outlets no caminho.
        Obrigada novamente !!!
        Patricia

  • annalidia

    Mari, há regras diferentes para “parking” na rua? Precisa de alguma autorização? ou só olhar as placas e faixa na calçada?

    • Annalidia,
      voce tambem precisa prestar atencao se o parking não é para residentes (que possuem um adesivo). Tirando isso, é o que voce falou mesmo!
      Boa viagem

  • cristian denis

    vou ficar 3 noites, mas queria um lugar mais barato, oque recomendaria? outra coisa, qual o melhor lugar para deixar o carro?

    • Para um lugar mais barato voce pode se hospedar em Arlington, na Virgina. A cidade não é muito bonita mas fica a uma ponte de distancia de Georgetown com fácil acesso ao metro que liga diretamente com os pontos turísticos da cidade. Se você for ficar em hotel, vale consultar para deixar o carro com eles, já que parar na rua pode ser mais complicado (pois algumas áreas só residentes podem parar).

  • Oi, vou fazer um bate e volta no final de novembro pq vou a NY e quero conhecer Washington. VC acha que consigo dar uma passada por Georgetown tb? Vou de carro com mais 4 pessoas, se der pra conhecer, em que parte do dia seria melhor? E onde seria melhor deixar o carro para conhecer os pontos em Washington? Deixa o carro e pega o onibus Hop on Hop off? vc sabe me dizer o preço dele?

    • Consegue sim! Washington é relativamente pequena e a parte NW, que é onde estão as principais atrações, é perto de tudo, inclusive Georgetown. Se o dia estiver bonito, eu deixaria para conhecer Georgetown no final da tarde, para ver o pôr do sol do Waterfront.
      O Big Bus custa $44 para adultos. Se vocês estão de carro, podem fazer tudo de carro. Nesse roteiro básico, por exemplo, ache um estacionamento e veja tudo a pé. É tudo perto. Pra ir pra Georgetown você pega o carro e tenta parar por lá.
      atenção para as regras de “parking” na rua!
      Boa viagem!

  • Tenho exatamente duas noites e um dia para Washington, este roteiro era o que eu precisava. Tenho duas peruntas: 1) É fácil parar o carro perto das atrações? 2) Quais as melhores vistas para se apreciar pela noite? Para a segunda pergunta eu sugiro até um post com o tema, acho que será legal.

    • Oi Douglas,
      Parar o carro em DC, em geral e bem chatinho e pode custar caro, mas algumas atracoes tem estacionamento gratuito por perto. Eu recomendaria vc deixar o carro em algum lugar e fazer o passeio a pe.
      Quanto a ir a noite, no verao esta ideia e otima pois eh menos lotado e menos calor. A unica coisa que nao eh legal deixar pra noite eh o Congresso pois vale visitar dentro. Mas os monumentos ficam bem bonitos a noite (especialmente o Lincln).
      Gostei da dieia do post, vou fazer sim, obrigada!!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *