Onde comer em Lisboa: 23 restaurantes, bares e docerias
Atualizado em:
Se tem uma coisa que é definitivamente um ponto alto de uma viagem a Portugal, essa coisa é a gastronomia. Eu confesso que não sou uma pessoa super foodie, mas quando se trata de Portugal a história é outra. Nada melhor então do que saber direitinho onde comer em Lisboa antes de viajar, certo?
Na minha perspectiva, Lisboa é uma cidade vibrante, com muita coisa acontecendo e isso se reflete na cena gastronômica. Dos mais tradicionais aos mais modernos, não faltam ótimos restaurantes na capital portuguesa para abrilhantar qualquer viagem.
Aqui, reuni alguns que foram testados e aprovadíssimos na minha última viagem à cidade, em setembro de 2023, e outros tantos que ficaram na lista de desejos simplesmente porque faltaram refeições para dar conta de tanta opção.
Nesta lista, você vai encontrar bares, restaurantes, cafés e sorveterias para que você tenha boas referências na hora de qualquer refeição, em diferentes partes da cidade. Então sem mais delongas, vamos às opções de onde comer em Lisboa!
Leia também: O que fazer em Lisboa: mais de 20 passeios, bate-voltas e outras dicas
Onde comer comida portuguesa em Lisboa
Casa da Índia
Uma coisa que amo sobre comer em Lisboa é o fato de que você não precisa ir a grandes restaurantes de chefs renomados para conseguir um prato daqueles de chamar os cachorros, como diria Ana Maria Braga. Muito pelo contrário: alguns dos melhores estabelecimentos de Lisboa são justamente aqueles mais tradicionais e sem frescura.
Este é o caso aqui. O ambiente da Casa da Índia é apertado, daqueles que você vai basicamente dividir mesa com desconhecidos, e também um pouco barulhento. Mas a qualidade da comida – com bacalhau e outros peixes como carro chefe – compensa e a experiência é tipicamente lusitana.
Príncipe do Calhariz
Outro tradicionalíssimo da capital portuguesa. O Príncipe do Calhariz se define como uma churrascaria, mas claro que o bacalhau não fica de fora do menu. Este não testei, mas foi recomendado por uma amiga lisboeta.
Das Flores
Seguindo na linha de restaurantes simples e tradicionais, o Das Flores foi o com melhor custo-benefício dos que testei. A comida estava divina e o preço foi realmente bem bom. Este tem o menor salão entre as opções mencionadas, então convém chegar bem cedo, bem tarde ou se preparar para esperar.
O endereço é 76, Rua das Flores (não tem placa, então preste atenção para encontrar o local).
Farta Brutos
Eu tenho uma história pessoal com o Farta Brutos. Em 2010 fui à Lisboa pela primeira vez com a minha família. Um dia escolhemos este restaurante para almoçar meio aleatoriamente. Ele era uma pequena porta na rua com um ambiente de taberna assim. Sentado, percebemos que as paredes estavam repletas de fotos dos clientes e, entre eles, Fafá de Belém.
Meu pai então começou a conversar com o dono do local, que era quem estava atendendo a gente, e o papo foi tão longe que ele fez questão de sair com a gente dali e levar para uma cerveja na Cervejaria Trindade (falo mais abaixo). Ainda saí de lá com um bilhete que dizia que quando eu completasse 18 anos (faltavam 2), poderia voltar lá para uma refeição grátis. Infelizmente só voltei a Lisboa mais de 12 anos depois, já tinha perdido o tal bilhete e o dono já havia falecido.
De qualquer forma, o Farta Brutos é uma casa super tradicional da cidade e vale a visita, principalmente para um jornal aconchegante.
Travessa da Espera, 1620
Zapata
Mais uma portinha tradicional, com comida portuguesa boa e sem frescura. Não tive tempo de testar, mas a nota no Google Maps é 4,3 e a principal recomendação é o bacalhau à braz. Me conta se gostou?
Rua do Poço dos Negros, 47
Maria Peixeira
Este é um restaurante de comida portuguesa contemporânea com ambiente charmoso e agradável. Maria Peixeira é uma ótima opção para quem quer um twist no bacalhau clássico. Conta também com boas opções de carne e marisco.
Páteo 13
Este é uma opção interessante de restaurante de comida portuguesa com um ambiente agradável, mas sem ser chique ou requintado demais. Ótima pedida em um dia bonito, já que há mesas do lado de fora em uma pracinha gostosa na Alfama. Também não testei, mas foi bem recomendado.
Calçadinha de Santo Estevão, 13
Solar dos Presuntos
Mais um da lista que não testei, mas o Solar dos Presuntos é bem famoso e costuma figurar em todas as listas de indicações. Este é outra opção para quem quer provar a comida típica portuguesa investindo mais por um ambiente bonito e agradável.
Bairro do Avilez
Não é porque há muitos restaurantes “sem marca” fabulosos em Lisboa que os chefs renomados vão ficar de fora da lista, né? Um dos principais chefs lisboetas é o José Avillez, que tem algumas casas na cidade, sendo o Bairro do Avillez a principal delas.
No Bairro do Avillez há quatro espaços: o páteo, a taberna, a pizzaria e o mini bar. Fui no páteo, onde o carro chefe é o bacalhau a braz com as famosas azeitonas explosivas. Prato provado e aprovado por mim, que sou fãzona de bacalhau à braz. A azeitona porém é mais curiosa do que gostosa. Ah! É bom reservar.
Cervejaria Trindade
Há alguns anos eu teria colocado a Cervejaria Trindade na categoria de baixo, como um local para petiscar e tomar uma cerveja. No entanto, durante a pandemia o local, que tem uma arquitetura linda e muito impressionante, foi reformado e ganhou ares de restaurante refinado.
O preço também anda um pouco salgado, mas é uma opção interessante para quem quer comer pratos típicos em um ambiente especial e mais requintado.
Leia também: Onde ficar em Lisboa? Dicas de hotéis e melhores regiões
Onde petiscar em Lisboa
Fabric
Este café mega charmoso é um lugar bem gostoso para uma parada de tarde para um docinho. No Fabric também são servidos sanduíches, saladas e outros lanches com uma pegada de gastronomia do oriente médio para quem quer um almoço rápido ou só dar uma petiscada.
100 Montaditos
Sim, a tradicional rede espanhola também existe em Lisboa, com direito a bolinhos de bacalhau, claro. Opção sem erro e barata para uma parada rápida para cervejinha ou um happy hour.
Praça Dom Luís I, 10
A Mata
Indicado pela minha amiga portuguesa como um lugar bacana para um café ou lanchinho da tarde. Infelizmente não consegui ir, mas outro amigo brasileiro que foi pouco antes de mim para Lisboa foi e curtiu bastante.
Rua Maria Andrade, 8A
Damas
Esse é um bar que achei bem legal para um drink à noite. Ele também serve comidinhas, mas não grandes refeições. O ambiente é bem gostoso, com climinha de noite, mas também tranquilo para conversar sentado durante a semana. Aos finais de semana às vezes rolam shows, dj ou outros eventos especiais, então vale conferir o Instagram da casa antes de ir.
LX Factory
Para quem não sabe, o LX Factory não é um bar ou restaurante, mas uma espécie de mercado, ou espaço cultural, instalado em uma antiga fábrica. Por lá há diversos estabelecimentos, mas achei que valia incluir aqui assim de forma geral porque a graça é o ambiente geral do LX mesmo, mais do que um estabelecimento específico. Em um belo dia, escolher um dos bares para uma cerveja depois de ver as lojinhas todas é um passeio bem gostoso.
Time Out Market
O Time Out Market é o Mercado da Ribeira, antigo mercado tradicional que foi revitalizado e hoje conta com diversos restaurantes, inclusive de chefs renomados. Na minha opinião, porém, o lugar vale mais para um petisco rápido do que para uma refeição – ainda que essas sejam servidas lá –, porque o ambiente é bem cheio, barulhento e um pouco bagunçado. Não deixe de ir, mas eu preferiria almoçar em um lugar mais tranquilo.
Onde comer comida diferente em Lisboa
Se você estiver cansado de tanto bacalhau e precisar dar um descanso para o paladar, trouxe duas opções de restaurantes com culinárias que fogem um pouco da portuguesa tradicional:
Ramiro
Essa é para quem cansou da comida tradicional portuguesa, mas segue disposto a se aventurar pela gastronomia marinha. O Ramiro é um grande restaurante especializado em frutos do mar. Não testei, porque pra mim bacalhau nunca é demais, mas o lugar é bem recomendado e avaliado.
Valsa
Que tal uma massa? E uma pizza? O Valsa é a pedida para quem realmente precisa de um tempo da culinária tradicional. Com ambiente descolado, o foco é na comida italiana, mas sem muita frescura também. Outra vez: não testei porque não deu tempo de me cansar da comida portuguesa, mas é mais uma recomendação da tão falada amiga portuguesa.
Rua Angelina Vidal, 1325
Onde comer doces em Lisboa
Pastéis de Belém
Não dá para falar de Portugal sem falar de pastéis de nata, né? Este é o estabelecimento mais famoso e tradicional para comer os tais docinhos. Lá, e somente lá, eles são chamados de Pastéis de Belém, o nome que é mais popular no Brasil. Para muitos, os melhores pastéis de nata são os daqui.
Manteigaria
O meu voto, porém, para melhores pastéis de nata de Lisboa fica com a Manteigaria. Doceria com diversas unidades pela cidade e onde por mais que esteja fila você vai conseguir os seus pastéis bem rapidinho. A boa por lá é comer no balcão ou pegar para levar e degustar os docinhos em um lugar mais agradável.
Pastelaria Alcôa
Nem só de pastéis de belém vive a confeitaria portuguesa. Eu sou muito fã de doces à base de ovo (chamados de doces conventuais), e em Portugal são muitas as opções. A Alcôa, é um lugar ideal para provar tanto os mais tradicionais, quanto opções modernas e inovadoras – muitas delas premiadas. São dois endereços na cidade, fui na que fica no último andar do El Corte Inglés e recomendo.
Sorveteria Santini
Esta sorveteria foi escolhida como uma das 100 melhores do mundo pelo TasteAtlas. Não à toa, há sempre fila na porta – mas atenção: você pode comprar tanto dentro, quanto pela janelinha. Indo direto pra dentro o atendimento é bem mais rápido.
Sendo muito sincera, não achei o sorvete tão especial assim para ser considerado um dos 100 melhores do mundo, ainda que seja sim bem gostoso. Na dúvida, não faz mal provar para formar sua própria opinião!
Gelados Conchanata
Assim como a Santini, a Conchanata também foi considerada uma das 100 melhores do mundo pelo TasteAtlas. Esta, infelizmente, eu não provei. Isso porque a sorveteria fica em um lugar bem afastado da zona turística tradicional, pertinho do metrô Alvalade, e portanto acabou ficando fora de mão para mim. Mas se você já tiver ido em busca da iguaria, conta pra gente o que achou?
Avenida da Igreja, 28A
Leia também: Cidades de Portugal: melhores destinos e o que ver no país
Testou alguma das nossas dicas ou tem mais sugestões de onde comer em Lisboa? Conta pra gente nos comentários!
Deixe seu comentário