Onde comer em Recife: os bares e restaurantes mais legais
Atualizado em:
Eu confesso que nunca fui o tipo de pessoa que coloca a alimentação como prioridade em uma viagem. Adoro provar as comidas típicas, claro, mas não costuma sair com indicações de restaurantes e jamais fiz uma reserva com antecedência.
Quando fui para Recife em fevereiro de 2022, no entanto, dei a sorte de viajar com uma pessoa que é o contrário. Minha amiga tinha estado lá algumas vezes em poucos meses e por isso estava super inteirada das novidades locais e chegou com uma listinha esperta de onde comer em Recife.
Além disso, também tenho amigas que moram em Recife e que nos levaram em alguns lugares que elas adoram e frequentam, assim como reiteraram dicas que a amiga sudestina já tinha pegado.
Eu só fui de carona em tudo isso, mas me dei muito bem e achei que nada mais justo do que fazer a minha parte e compartilhar com vocês as melhores dicas de onde comer em Recife. Então prepara o caderninho (ou salva esse post)!
Onde comer em Recife: São Pedro Restaurante
O primeiro almoço em Recife já foi memorável. O São Pedro Restaurante fica no Pátio São Pedro, um largo em meio a uma das regiões mais movimentadas de comércio popular do centro de Recife.
Estávamos andando por essa área que eu achei bem parecida com o Saara do Rio de Janeiro e que, como costumam ser os centros de grandes cidades, é bem cheia e barulhenta, quando de repente viramos uma esquina e caímos em um lugar calmo e silencioso. Foi como encontrar um oásis.
E como todo oásis que se preze, foi lá que encontramos a nutrição perfeita que nos deu força para continuar a explorar. O São Pedro Restaurante tem poucos pratos, todos de peixes ou frutos do mar.
Estávamos em três e pedimos uma entrada e cada um pediu um prato, pois eles são individuais. Achei todos mega bem servidos e poderíamos tranquilamente ter pedido dois. Eu e minha amiga até levamos o que sobrou para casa e almoçamos uma outra vez.
O preço também foi super justo! Gastamos cerca de R$ 60 em uma refeição com entrada, prato principal e bebida.
O São Pedro é do chef Thiago das Chagas, que participou do Mestre do Saber e que também é dono de outra casa na capital pernambucana, o que nos leva para o próximo tópico…
Rua Felipe Camarão, 33
Seg a sex, 12h às 15h. Sáb e dom, 12h às 15h30
Reteteu Comida Honesta
Este é o primeiro restaurante do chef Thiago das Chagas. No Reteteu você encontra um cardápio não muito grande com uma seleção de comidas brasileiras simples e aprovadas há gerações.
O destaque principal são os caldos e ensopados. De segunda à sexta o Reteteu serve pratos executivos, mas eles mudam semanalmente. Aos finais de semana, o local abre também para o café da manhã.
R. Prof. Otávio de Freitas, 256
Almoço: Seg a sex, 12h às 15h. Sáb e dom, 12h às 15h30
Café: Sáb e dom, 7h às 10h
Cá-Já
Esse é um dos queridinhos do momento em Recife, mas não é para menos. O ambiente é como se fosse o quintal de uma casa, o que torna a experiência bem agradável.
Pedi caldinho de sururu, fetuccine cítrico com camarões e uma sobremesa de chocolate que não me lembro o nome. Estava tudo delicioso. Também tomei uma caipirinha sem álcool, um suquinho diferentão, já que não gosto muito de acompanhar minhas refeições com álcool, mas meus amigos que pediram drinks alcóolicos ficaram bem satisfeitos também.
O preço aqui é um pouco mais salgado. Eu, que comi entrada, prato principal e sobremesa, além de bebida, gastei R$ 120.
Em uma visita a Recife, é interessante até mesmo ir duas vezes ao Vem Pra Cajá, uma vez que os cardápios do almoço e do jantar são diferentes.
R. Carneiro Vilela, 648
Almoço: Ter a qui, 12h às 15h30. Sex a dom, 12h às 16h
Jantar: Ter a sáb, 19h às 23h
Olegária
Em um quintal aberto super gostoso na zona norte, o Olegária é uma opção ótima para um happy hour ou uma noitada um pouco mais tranquila. No happy hour tem promoção de drinks em dobro e a música ao vivo é de altíssima qualidade.
R. Joaquim Xavier de Andrade, 72
Ter a sáb, 12h às 23h. Dom, 12h às 18h
Temix
Você pode estar achando estranho eu estar indicando uma temakeria, afinal isso existe no Brasil todo. Realmente, mas em Recife as temakerias têm uma iguaria que provavelmente existe em outros lugares também, mas que eu só vi lá: o temaki maçaricado.
No temaki maçaricado, no lugar da alga há uma grande peça de salmão – maçaricado, claro. Essa iguaria é chamada de temaki por causa do formato cônico, mas como você pode imaginar, não dá pra comer com a mão. Você pode degustar usando hashi ou garfo e faca mesmo.
Geralmente há algumas opções, mas minha preferida é a que tem salmão por fora e camarão empanado por dentro. Gente, é divino!
Desta última vez comi o temaki maçaricado no Temix, levada pela minha amiga recifense e realmente estava muito gostoso.
Tem três unidades de Temix em Recife e eles também fazem delivery.
Onde comer em Recife: Galeria Joana D’Arc
A Galeria Joana D’Arc é um point descolado no Pina, na zona sul recifense. O lugar concentra uma série de lojas de marcas autorais, um escritório de arquitetura e alguns lugares para comer. Veja quais:
Anjo Solto
Anjo solto é uma creperia com uma lista de opções de crepes bem grande. Além de comidas, o lugar também tem uma variedade de drinks. O ambiente é super agradável e aos finais de semana rola discotacagem.
Haus
Dividindo os fundos da galeria com o Anjo Solto, está o Haus Bar. Como os dois ficam coladinhos, eles dividem a discotecagem. O cardápio, porém, é bem diferente. Aqui, o forte são lanches e entradas autorais, como a deliciosa coxinha de camarão, que foi a minha escolha.
A Galeria Joana D’Arc fica na Avenida Herculano Bandeiro, 513 e funciona todos os dias das 9h às 00h (aos domingos, abre às 13h).
Bônus: Casa de Frios
Esse não é exatamente um lugar onde comer em Recife, mas é consenso entre os recifenses – ou quase isso – que o bolo de rolo da Casa de Frios é o melhor. Vale provar!
Leia também: Tudo sobre a Praia dos Carneiros em Pernambuco
Tem mais uma dica de onde comer em Recife? Conta pra gente nos comentários e vamos aumentando essa lista!
Deixe seu comentário