Onde ficar em Londres: Melhores bairros e opções de hospedagem


Atualizado em:


A primeira dúvida de quem viaja para a Inglaterra e visita a capital é: onde ficar em Londres. Em uma cidade tão grande, pode ser um desafio entender onde você estará bem localizado para aproveitar bem a viagem. O metrô atende toda a cidade, mas é sempre um conforto extra ficar em boas regiões.

Pensando nisso, elaboramos esse guia prático, direto e honesto sobre onde ficar em Londres. Nós damos um panoramo geral da cidade, descrevemos alguns dos bairros mais interessantes e ainda trazemos dicas de hoteis para diversos bolsos e tipos de viagem.

Se quiser ir direto para a parte que mais te interessa, clique abaixo:

Onde ficar em Londres – Panorama geral da cidade

O que priorizar na escolha de hospedagem

Principais bairros para se hospedar em Londres

Outros bairros que podem ter um bom custo-benefício

Onde ficar em Londres – sugestões para cada tipo de viajante

Onde ficar em Londres – Hotéis para os diferentes bolsos

Um cenário típico de Londres tem u o big ben, ou a London Eye nele.

Onde ficar em Londres – Panorama geral da cidade

Londres é uma das maiores cidades da Europa, mas às vezes caminhando por ela isso nem parece verdade. Isso se deve principalmente ao fato de que o centro de Londres é bem concentrado e composto de ruas relativamente pequenas, bem fáceis de caminhar. Assim, quem se hospeda no miolo da cidade economiza bastante tempo e dinheiro no transporte, ainda que eles sejam inevitáveis em algum ponto da sua estadia.

Outra coisa que é importante saber sobre Londres é que a cidade é cortada pelo Rio Tâmisa, e assim fica dividida ao meio, separada em norte e sul. A maior parte das atrações turísticas está no norte. Além disso, o sul é um pouco mais mal conectado pelo transporte público. 

Nesse cenário, é mais fácil encontrar hospedagens com preços convidativos nessa parte, que podem sim ser uma boa escolha, mas precisa ser atenta. Se for se hospedar no sul, tente garantir que está perto de uma estação de metrô, como as das linhas Victoria ou Jubilee. Falo mais sobre bairros específicos mais para frente.

Londres vista aéreaEm Londres, todo o tempo do mundo é pouco!

Para terminar essa parte de panorama geral, trago uma dica valiosa para entender a localização das hospedagens em Londres. Ela se baseia, como não poderia deixar de ser, no metrô. O transporte sobre trilhos em Londres é dividido em zonas. Começando do centro, a zona 1, e aumentando quanto mais você se afasta dele, até chegar na zona 6. Quanto mais zonas você percorrer, mais paga.

Assim, a minha recomendação é que você busque hospedagens nas zonas 1 e 2, com o valor mais baixo de transporte e o menor tempo gasto também. A zona 3 pode ser tentadora, mas para se hospedar lá você precisa realmente colocar na ponta do lápis pra ter certeza que os gastos com transporte não vão superar a diferença no valor da hospedagem. 

Mais longe do que isso é furada. Você vai passar horas no metrô, gastar um bom dinheiro e de forma geral, sua experiência londrina será muito prejudicada.

O que priorizar na escolha da sua hospedagem em Londres?

Aeroportos de Londres: London City Airport
Vista de cima dá pra ter uma ideia de como Londres é grande, né?

Em nossas viagens, nós sempre priorizamos a localização na hora de escolher nosso hotel/apartamento. Isso porque acreditamos que uma escolha bem feita pode te ajudar a aproveitar o melhor do seu passeio e economizar tempo (muitas vezes super valioso nas viagens) e dinheiro (às vezes o preço do transporte diminui a diferença de pagar um pouco mais em um hotel central, por exemplo).

Mas, cada bairro tem uma característica e seu ponto forte e fraco, por isso a escolha é bem pessoal e de acordo com o que cada um procura em suas viagens. Ex: “não ligo de ficar mais longe e pagar mais barato” ou “quero ficar em um bairro mais local e sentir a vida como ela é”.

Para não ficar só no depende, eu priorizaria em primeiro lugar a zona onde a hospedagem está localizada (se não tiver entendido, veja o tópico acima). Em segundo lugar, a proximidade com uma estação de metrô. Este quesito não é difícil de ser atendido, já que são muitas, mas ainda assim vale a pena conferir.

Por fim, eu consideraria quantos dias tenho para conhecer a cidade. Com mais dias, uma hospedagem em bairro mais afastado pode até ser interessante para conhecer lados menos turísticos da cidade. Com pouco tempo, gastar horas no metrô não estaria nos meus planos.

Principais bairros para se hospedar em Londres

Covent Garden

Estátua de Eros na Piccadilly Circus.

Estátua de Eros na Piccadilly Circus.

Esta é a região mais prática para quem quer ficar perto do centro de Londres e se locomover bem facilmente a pé, de metrô ou de táxi. Na zona 1, essa área é bem no miolinho de Londres. Perto da Leicester Square e do Piccadilly Circus, localizações-chave em Londres, essa região vive sempre lotada e cheia de turistas. Covent Garden tem uma vida noturna agitada e está perto da maioria das atrações turísticas de Londres.

Clique aqui e veja opções de hotéis em Covent Garden.

Soho

Praticamente uma continuação de Covent Garden, é um bairro cheio de bares, restaurantes e lojas e que também tem vida noturna animada (aqui a cena LGBTQ+ é mais forte também). É a região da West End – a Broadway de Londres, onde ficam a maioria dos teatros da cidade. Assim como Covent Garden, vive lotada de turistas e pedestres e também fica perto do Piccadilly Circus e Leicester Square, então se movimentar a pé é bem fácil.

Nos dois bairros, estar mega bem localizado vem ao custo de estar sempre no centro da confusão. Botou o pé pra fora do hotel já vai esbarrar em muita gente, especialmente turistas. A vida noturna aqui, no entanto, gira mais em torno de bare e restaurantes e não vai ser desagradável em termos de deixar barulho e sujeira.

Regent Street Londres
A movimentada Regent Street divide o Soho e Mayfair

Clique aqui e veja opções de hotéis no Soho.

Kensington

Ao sul do Hyde Park e do Kensington Gardens, essa é uma das regiões mais chiques de Londres. Apesar disso, é possível encontrar hotéis com preços bem justos. Por aqui está a Harrods, o Victoria and Albert Museum e o Royal Albert Hall. Aqui também estão vários hotéis de luxo ou hotéis boutique.

Ao contrário de Covent Garden e Soho, Kensington é mais tranquila e não tem tanta muvuca de turistas e agito o tempo todo. Aqui você ainda estará bem localizado e garante pelo menos um dia de passeio nos arredores do hotel, além de ser um bairro bem agradável especialmente com a proximidade dos parques. Porém, andar a pé para os pontos turísticos mais conhecidos já exige um pouco mais de disposição.

Clique aqui e veja opções de hotéis em Kensigton.

Mayfair e St. James

Localizados mais ou menos entre o Soho e Kensington, Mayfair e St. James são ótimos meios termos. Eles ainda estão muuuito perto do miolinho principal, mas são mais agradáveis pois é possível respirar um pouco longe da multidão. Ficar por aqui, porém, é mais caro do que na região de Kensington, em geral.

Veja opções de hotéis em Mayfair, e St. James.

Notting Hill

O que fazer em Londres Notting Hill
Uma jovem eu em frente à Travel Bookshop, em Notting Hill, que na época ainda era uma livraria de fato. No sábado, o bairro bomba

O bairro eternizado por Hugh Grant e Julia Roberts é um bairro de alto padrão hoje em dia. Ele é bastante residencial e tranquilo (exceto sábado, quando a feira de Portobello Road deixa tudo fervendo), uma pedida certa para quem quer calma. 

Em relação à localização, ele é bem similar a Kensington, só que do lado de cima dos parques e um pouco mais mal conectado. Fique atento à proximidade da estação de metrô antes de reservar qualquer coisa.

Veja opções de hotéis em Notting Hill.

King’s Cross

Região do entorno da estação King’s Cross, de onde saem a maioria dos trens de Londres para o restante do país ou da Europa. E também fica perto da estação King’s Cross do metrô que faz conexão com várias linhas da cidade. A área de King’s Cross é uma das melhores na relação custo-benefício, na minha opinião. 

Ficando em King’s Cross você não está exatamente no miolo turístico da cidade, mas ainda está pertíssimo para os padrões londrinos e, mais importante, está MUITO bem conectado para todos os lados. King’s Cross ainda está dentro da zona 1 e ali passam a maior parte das linhas de metrô, além de ônibus para todos os lados.

Fora o transporte, King’s Cross está cada vez mais interessante por si só, com a British Library, o Coal Drops Yard e o Regent’s Canal bem ali. Aqui há várias opções de hostel ou hotéis para o gosto dos jovens e dos que viagem com budget mais apertado, por isso é um bairro que vem forte na lista.

Plataforma Harry Potter Londres
De madrugada a plataforma fica vazia, mas também não tem o carrinho

Clique aqui e veja opções de hotéis em King’s Cross.

Outros bairros que podem ter um bom custo-benefício

Se as opções de hospedagem nos bairros mencionados acima ainda não estiverem encaixando bem no seu orçamento ou nas suas preferências, veja aqui alternativas que estão um pouco mais afastadas do centro, mas ainda ocupam um sólido segundo lugar. 

Camden Town

Pelas ruas de Camden.

Pelas ruas de Camden.

O célebre bairro da cantora Amy Winehouse fica na zona 2, já no que é considerado o norte de Londres. Camden não é longe do centro e tem muitas opções do que fazer no próprio bairro – inclusive, recomendo que independente de qualquer coisa você reserve um dia do seu passeio para conhecer Camden.

Este bairro é especialmente conveniente para quem quer aproveitar a vida noturna da cidade, já que ele é lar de muitos bares e baladas. Se você for em família e quiser algo mais tranquilo, talvez seja melhor procurar outra opção.

Clique aqui e veja opções de hotéis em Camden Town.

Liverpool Street e Shoreditch

Essas duas regiões são o começo do que se conhece como “East London”, ou seja, a parte leste da cidade. A Liverpool Street em si é uma área muito movimentada e bem comercial. Já Shoreditch é um bairro alternativo, criativo e vibrante, chamado por muitos de “a nova Camden”.

Shoredich já vem sendo ocupado e desenvolvido há muitos anos, por isso hoje já não é mais considerado super underground. Ainda assim, está bem longe do mainstream e representa muito do que a gente tem no imaginário da cultura popular londrina.

Nos dois lugares, que são pertinho um do outro, você não estará na área central, mas ainda na zona 2 e com boas conexões para o centro de Londres. Além disso, a vantagem de ficar ali é estar em um lugar fora do mais comum e já conhecer algo que costuma ser um segundo passo no passei por Londres.

Clique aqui e veja opções de hotéis em Shoreditch.

Southbank e Southwark

O que fazer em Londres: Southbank
Passear no Southbank é sempre uma boa ideia. E você ainda garante fotos assim

Essa é uma opção alternativa e mais barata. São bairros no famoso lado sul do Rio Tâmisa, onde como mencionei antes há menos atrações turísticas e mais residências.

Ainda assim, ficando perto do Sothbank Centre, do Borough Market ou do Tate Modern Museum, você estará bem localizado e ainda perto de locais super gostosos para passear. A regra de ouro para essa parte sul central (antes de onde o rio faz a curva, confira no mapa) é quanto mais perto do rio melhor.

Clique aqui e veja opções de hotéis em Southwark.

Brixton

Brixton é um bairro na região sul de Londres e não tão próximo do centro. No entanto, acredito que ainda é um lugar que pode ser considerado como uma boa opção de hospedagem, principalmente para quem fica em Airbnb, mas com algumas reservas. A primeira delas é garantir que sua hospedagem seja próxima da estação de metrô Brixton. Pegando a Victoria Line ali, rapidinho você chega no centro e pronto.

Outra questão é que é melhor hospedar-se em Brixton se esta já não for sua primeira visita a Londres ou se você tiver bastante tempo para explorar a cidade. Assim, o tempo perdido no transporte impacta menos e você ainda pode aproveitar para conhecer o próprio bairro, que é super diverso, com muitos migrantes, e alternativo. Eu adoro!

Veja opções de hospedagem em Brixton.

Onde ficar em Londres – Sugestões para cada tipo de viajante

O que fazer em Londres: Buckingham Palace
Ficando em Mayfair ou St. James você será vizinho do rei, já que o Buckingham Palace está bem ali. Em Kensington os vizinhos serão Kate e William

Se você leu todas as descrições de bairros, mas segue em dúvida, trazemos então sugestões pensando nos diversos tipos de viajantes. Veja se você se encontra em algum deles ou se cruzando diferentes perfis chega ao local ideal para você. 

Visitantes de primeira viagem: opte por ficar o mais central possível. Covent Garden, Soho, Mayfair e St. James se estiver com bala na agulha, ou King’s Cross se precisar dar uma segurada.

Viajantes solo: acredito que neste caso centralidade também é importante. Mantenho as mesmas sugestões, mas acrescento Camden Town para jovens querendo conhecer pessoas novas, Shoreditch para quem já conhece Londres ou King’s Cross se quiser algo meio termo.

Jovens que curtem vida noturna: Camden Town, Shoreditch ou Brixton. Soho se não abrir mão da centralidade.

Famílias com crianças: Ficar em um bairro menos muvucado pode ser importante. Mayfair e St. James para quem quer estar bem central. Kensington ou Notting Hill se quer ainda mais calmaria na vizinhança. Southbank se precisar segurar no orçamento.

Famílias econômicas: King’s Cross, Southbank, Kensington (sim, há opções baratas por lá) ou até mesmo Shoreditch.

Casais sem filhos: Aí depende muito de que tipo de casal vocês são. Mas se não forem baladeiros, Notting Hill pode ser bem romântico. No mais, qualquer outro pode funcionar, depende do que vocês buscam e quanto estão dispostos a gastar.

Onde ficar em Londres – Hotéis para os diferentes bolsos

Aqui selecionamos algumas boas opções para diferentes bolsos, tentando abrangir todos os bairros mencionados. Veja:

$ The Wellington (Southbank), The Buxton (Shoreditch), Hand and Flower (Kensington), Kabannas Hostel (King’s Cross)

$$ Goodenough Hotel (King’s Cross), The Wesley (Camden Town), The Z Hotel (Soho), Strand Palace (Covent Garden), The Mad Hatter (Southwark)

$$$ The Portobello Hotel (Notting Hill), Milestone Hotel (Kensington), Haymarket Hotel (St. James), Nomad Hotel (Covent Garden).

 

E então, já decidiu onde ficar em Londres? Conta pra gente se você se hospedou em algum lugar diferente desses!


*Reservando pelos links acima, você ajuda o SV (porque ganhamos uma comissão) e não paga nada a mais por isso na reserva, além de ter sempre preços atualizados e promocionais da Booking.com!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ruth Dias Pereira

    Olá, tudo bem? vou ficar 15 dias com minha família em Londres. Queremos uma opção econômica mas com fácil acesso ao centro de Londres, e, claro, um lugar seguro e com mercado etc próximo. Você sabe se a região de Webledon ou Southfields são boas?

  • Bom dia! Stratford ou Newhan são regiões ruins para se hospedar em londres?

    • Oi Clelma,
      Honestamente não sei te dizer se são regiões seguras ou boas, pois não fui, e meus amigos da cidade também não conhecem pessoalmente. O que consigo dizer é que são regiões próximas do aeroporto e longe da cidade propriamente dita- consequentemente longe dos principais pontos de interesse.
      Vale ver se vale a pena ficar tão longe mas acabar tendo que pagar por transporte pro centro da cidade.
      Espero que você encontre uma boa opção de hospedagem pra você e depois nos conte como foi.
      Boa viagem!

  • Marcela, minha esposa (47)e eu (69) temos 15 dias de férias e pretendemos conhecer Londres e Edimburgo (este uns três dias) normalmente procuramos airbnb e se pudesse nos dar dicas de regiões onde se possa fazer a maior parte das visitas/passeios caminhando para economizar em transporte e aproveitar mais os caminhos… ficaria muito grato

    • Olá Tadeu, que delícia de viagem. =)
      Covent Garden e Soho são regiões bem centrais, e ficando por lá será fácil fazer tudo a pé ou de taxi.
      Boa viagem!

  • Oi marcela vou passar 3 meses em londres em abril de 2019 e peço sugestão de lugar pra ficar, gosto do bairro de putney. Pensei airbnb ou dividir apartamento com outras pessoas. Vc tem dicas pra me dar. Tenho 60 anos. Grata

    • Puxa Jaymala, infelizmente nunca fiquei em um apartamento ou airbnb para te indicar algo específico. Minha dica é ler bastante os comentários de outras pessoas que já ficaram em uma das propriedades que você está interessada. E conversar com o dono das casas por e-mail também é ótimo para esclarecer dúvidas. =)
      Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcella,
    Amei suas dicas.
    Mas, ainda tenho tantas dúvidas.
    Vou fazer meu primeiro tour pela Europa.
    Se puder dar um help……

  • olá, a região do soho é movimentada também nos finais de semana?

    • Oi Marina, é movimentada sim! Lá não para nunca!
      O Soho é uma região bem turística por isso vive cheio.
      Lá também tem várias lojas e uma comunidade grande japonesa.
      É uma região bem estratégica, na minha opinião, embora sem muitos ingleses ou algo mais diferentão.
      Eu ficaria lá sim.
      Beijos e boa viagem!

  • Ana Luiza

    Olá Marcella,
    o que você acha das regiões de Paddington e Westminster para se hospedar? Foi onde encontrei hotel mais em conta.. é um lugar bom? Compensa ficar alí pra fazer os passeios?
    Obrigada desde já.

    • Ana Luiza, são regiões bem tranquilas e boas pra se ficar também, e estão relativamente próximas dos pontos turísticos (Westminster ainda mais).
      Beijos e boa viagem!

  • Obrigada Marcella por responder! 🙂 Já consegui fechar meu pacote de intercâmbio! Estou só na espera da partida… ansiosa.
    Bjos!!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *