Para onde viajar em novembro: última chance antes das férias de verão


Atualizado em:


Novembro é mais um mês bom para os brasileiros que querem viajar. Ele é também a última chance antes das férias escolares do fim do ano deixarem tudo mais cheio e caro. Por isso, separamos aqui algumas sugestões no Brasil e no mundo de para onde viajar em novembro.

Bem no comecinho, o feriado de Finados já garante uma escapada e mais para o meio do mês, a Proclamação da República é uma oportunidade de outra. Alguns sortudos podem tirar férias entre os dois e esticar os dias de folga, fazendo uma viagem mais longa.

São Paulo vista a partir do parque do Ibirapuera, com o horizonte de prédios e um lago em primeiro plano. Final de tarde.
Dê uma chance para São Paulo em novembro

Novembro já é um mês de muito frio no hemisfério norte e muito calor no sul. Este fator é importante para quem pretende conhecer destinos com climas extremos.

No entanto, para quem quer justamente aproveitar o verão ou inverno, viajar em novembro pode ser uma ótima pedida para fugir da lotação e dos preços caros de fim e começo de ano.

Vamos ver então algumas ótimas opções de para onde viajar em novembro:

No Brasil

São Paulo

Honestamente, não tenho um super motivo para que você venha conhecer São Paulo neste mês específico. A verdade é que em qualquer mês você pode ter uma boa experiência na capital paulista, mas nos outros meses encontramos motivos mais específicos para ir a outros lugares, principalmente os que dependem de belezas naturais.

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, com mais de 12 milhões de habitantes e mais de 20 milhões considerando a região metropolitana. Portanto, tudo sempre estará cheio por aqui. Geralmente, a receita para fugir (um pouco) de filas é ir a lugares turísticos em dias de semana, quando os locais estão trabalhando.

Em novembro, o tempo pode ajudar, visto que dificilmente faz um frio muito rigoroso ou um calor de matar (o que é bem desagradável em uma cidade cheia de prédios). Em novembro a chance de você ficar refém da chuva também é baixa.

Temos informações completíssimas de São Paulo no blog!

Ilhabela

Praia azul em Ilhabela
Praia de Castelhanos, em Ilhabela

Quem vem de outros estados, pode combinar a visita à capital paulista com uma escapada para o litoral. Quem é daqui, novembro é um ótimo momento para você finalmente ir até Ilhabela, um dos lugares mais lindos de São Paulo e que muita gente sempre acaba deixando para conhecer depois.

Em novembro a ilha ainda está mais vazia e os dias de calor são garantidos, ainda que com noites mais fresquinhas.

Na verdade, todo o litoral norte de São Paulo são uma boa dica de lugar para onde ir em novembro. Aos finais de semana pode ser que você já encontre praias cheias sim, mas nada se compara à loucura que é essa região em dezembro e novembro.

E diferente de outras partes do litoral brasileiro, no litoral paulista não faz sol e calor o ano todo. Não é como se fosse muito frio no inverno, mas o tempo acaba ficando meio instável. Você até pode dar sorte de pegar sol e calor em agosto, por exemplo, mas de novembro a março é mais garantido.

Para onde viajar em novembro das Américas

Patagônia

Aysen, na Patagônia chilena

Em geral, a época mais indicada para conhecer a Patagônia são os meses de verão, porque é quando as temperaturas ficam mais amenas e os dias mais longos. No inverno, pode nevar tanto que alguns passeios sequer funcionam.

No entanto, a alta temporada na Patagônia vai de dezembro a março e vocês já sabem que alta temporada é sinônimo de atrações lotadas e preços altos. Indo em novembro você escapa do grande fluxo e preços elevados e é praticamente garantido conseguir bom tempo e passeios funcionando.

Uruguai

E já que já vai estar ali pelo sul, que tal parar no Uruguai antes de voltar para o Brasil? Para quem vai apenas para Montevidéu, qualquer época do ano é uma boa ideia. Agora, se você pretende conhecer mais do país, principalmente a praia, prefira os meses de calor.

O Uruguai é o oposto de São Paulo no quesito lotação, o que significa que em qualquer época do ano, dificilmente você vai encontrar lugares abarrotados e longas filas. Porém, indo em novembro você pode conseguir preços melhores, por não estar na alta temporada.

México

Esse destino vai contra a lógica de lugares menos cheios e passagens mais baratas. Aqui, o caso é o oposto, mas o motivo é ótimo: Día de los Muertos.

A tradicionalíssima festa de Día de los Muertos acontece em todo o México no dia 2 de novembro, mas a de Oaxaca é a mais conhecida. Se você gosta de conhecer as diferente expressões culturais do mundo, vale encarar as condições adversas para aproveitar essa festa mexicana.

Para onde viajar em novembro na Europa

A aurora boreal na Noruega – Foto: Image by Tommy Andreassen from Pixabay

Noruega

Se você não gosta de frio, esse destino não vai ser uma boa. No entanto, recomendamos muito que você visite a Noruega em novembro. Apesar do frio extremo, este mês é perfeito para quem quer ver a aurora boreal, aquele fenômeno que deixa o céu verde.

O período de avistamento da aurora boreal na Noruega vai mais ou menos de setembro a abril, mas as possibilidades de encontrá-la de novembro a março são maiores.

Tenha em mente que não importa quando for ver a aurora boreal na Noruega, sempre será necessário desembolsar um bom dinheiro. A escolha de novembro para ir não é tanto pela possibilidade de economia e sim pela tentativa de evitar o extremo da lotação que acontece durante os meses de férias de inverno do hemisfério norte – dezembro e janeiro.

Indo para este país nessa época, além de ver o fenômeno você também terá muitas outras atividades. Deixo aqui essa reportagem do portal Panrotas que explica melhor como você pode aproveitar bem a Noruega.

Novembro na Ásia

Israel e Palestina

O Muro da Lamentações, em Jerusalém, é um dos lugares que fica lotadíssimo na alta temporada

Israel e Palestina ficam no Oriente Médio, parte dos territórios é desértica e, por isso, já sabem, né? Fuja do verão por ali, que é extremamente quente e bem limitador.

Boa parte do turismo por ali é religioso, portanto dezembro é um mês extremamente lotado e o fluxo sobra para janeiro. Eu mesma visitei a região em janeiro e alguns dos principais pontos turísticos, como a cidade amuralhada em Jerusalém e a igreja da Natividade, em Belém, eram cheias de tal forma que mal dava para enxergar nossos arredores.

A semana santa é outro período muito lotado por lá, portanto março e abril são outros meses a se evitar.

Outra vez, indo em novembro você pega as vantagens de estar por ali na alta temporada, como eventos especiais e o bom tempo, mas foge de ciladas. De quebra, os preços são mais convidativos.


Você costuma tirar férias nesta época do ano? Então conte pra gente nos comentários qual é sua dica de destino para onde viajar em novembro!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *