As 10 melhores praias do litoral de São Paulo


Atualizado em:


Se engana quem pensa que para curtir uma boa praia no Brasil é preciso ir pro nordeste ou pro Rio de Janeiro. Com mais de 10 mil km de costa, o que não falta por aqui são opções de lugares para curtir o sol e o mar. E São Paulo não fica de fora dessa conta não! Confira aqui as nossas escolhas de melhores praias no litoral de São Paulo:

Antes de mais nada, entenda a divisão. O litoral do estado costuma ser separado em litoral norte e litoral sul. No norte, em geral, as praias costumam ter uma natureza mais exuberante e são consideradas mais bonitas mesmo. Já no sul, elas costumam ser mais planas, com mar mais tranquilo e a escolha preferida das famílias. 

Melhores praias de São Paulo: Praia do Bonete
A Praia do Bonete é ou não é de tirar o fôlego?

Mas na verdade, você vai ver que esses conceitos são um guia, mas estão longe de serem definitivos.

Ah! Outra coisa importante: como eu sou de Santos, vou adicionar uma terceira divisão aqui, a Baixada Santista. A Baixada Santista é uma região composta por nove cidades, a maioria litorânea. A questão é que alguns destes lugares ficam no limiar dessa divisão flexível e um pouco artificial do que é litoral sul e litoral norte, então vou usar o que eu cresci ouvindo, que elas não são nenhum dos dois, são Baixada Santista!

Veja também: Praias do Brasil: as mais bonitas do nosso litoral

Chega de demora, vamos lá às melhores praias do litoral de São Paulo:

Litoral Sul

Como eu disse, o litoral sul em geral é mais procurado por famílias que querem curtir praias mais tranquilas, sem tombo e com mar mais calmo, além de uma boa estrutura de barracas e quiosques. Esse é o caso de quem vai para Peruíbe ou Mongaguá, por exemplo. Mas, como também prometi, vou mudar um pouco o conceito e selecionei para essa região praias que são mais rústicas e conseguem fugir um pouco da muvuca, principalmente na alta temporada.

Boqueirão Sul – Ilha Comprida

Melhores praias de São Paulo: Ilha Comprida
O Boqueirão Sul é a parte mais rústica da Ilha Comprida

Já quase no Paraná está a Ilha Comprida. A cidade, como o nome claramente indica, fica em uma ilha e, já que é comprida, existem nela várias praias. Na minha opinião, a melhor é Boqueirão Sul porque é mais rústica e preservada. Por lá há estrutura — simples — de pousada e restaurante e em alguns feriados ou finais de semanas rolam festivais de música eletrônica ou forró. Então, se sua intenção é fugir da bagunça, vale conferir direitinho se não tem nada programado quando você for.

Aqui preciso ser honesta e fazer um disclaimer: nunca fui pra Ilha Comprida, mas depois de muita pesquisa, essa seria minha escolha entre as melhores praias de São Paulo na região.

Praia de Marujá – Ilha do Cardoso

A Ilha do Cardoso é mais uma opção para quem quer curtir uma das praias do litoral de São Paulo, mas quer ficar longe de confusão. A ilha pertence ao município de Cananeia e o acesso não é simples. Só se chega de barco e a viagem demora cerca de duas horas.

A vantagem é que chegando lá você vai encontrar um destino bem preservado, com paisagens lindas e praias silenciosas e vazias. Esta praia é uma boa pedida para quem curte acampar, mas lá também há estrutura de pousada. Mas atenção: planejar sua viagem para lá exige dedicação e, provavelmente, algumas chamadas telefônicas para fazer reservas ou encontrar mais informação. Aqui você encontra um bom guia da ilha.

A Praia de Marujá foi minha escolha aqui porque dá para acessar sem ter que fazer trilha e fica perto do Núcleo Marujá, um dos lugares onde você pode se hospedar. Ela, porém, não é a praia mais perto de Cananéia, então também não é a mais procurada. Acho que é um bom equilíbrio.

Baixada Santista

De todo o litoral de São Paulo, a Baixada Santista é a região mais desenvolvida. Isso significa que lá é onde estão as maiores cidades, que contam com opção de turismo que vai além da praia. Se você busca um lugar para curtir a areia de manhã e combinar com outros tipos de passeio durante a tarde, a melhor pedida pra você é minha querida Santos. Mas alerto: a praia lá não é grande coisa. Em Santos só tem uma praia, que é uma extensa faixa de areia artificialmente dividida pelos famosos canais da cidade. Mas as opções de passeios históricos e culturais da cidade não se comparam com de nenhum outro lugar no litoral de São Paulo.

Ok, mas não vim aqui falar de Santos, esse é um texto sobre praias. Neste caso, trouxe duas recomendações que são meios termos: praias bonitas e cidades com ótima estrutura turística e até algumas opções variadas.

Praia de Paranapuã (ou Praia das Vacas) – São Vicente

Longe do buchicho do Gonzaguinha e do itararé, a Praia de Paranapuã, mais conhecida na região como Praia das Vacas, é um recanto delicioso em São Vicente. Ela é uma pequena praia de cerca de 600 metros de extensão ao lado da Ilha Porchat, em uma parte chamada Japuí, que fica depois da famosa Ponte Pênsil.

Por ser mais afastada do centro da cidade, a Praia das Vacas costuma ser bem tranquila e ela é muito bonita, cercada de muito verde. Se for pra lá, vá preparado porque você não vai encontrar quiosques ou vendedores ambulantes.

Praia do Éden – Guarujá

Praia do Éden no Guarujá
Dá pra sentir um pouquinho do paraíso daí?

No Guarujá, a minha praia preferida é a praia do Éden. Como o nome indica, o lugar é paradisíaco. A praia é pequena e fica como se tivesse incrustada no meio das pedras e plantas.

O mar tem um tombo e algumas pedras, então é importante tomar cuidado quando for entrar. A água também pode ficar bem agitada dependendo do dia, mas acredito que não é uma boa opção para surfistas por ser um lugar pequeno e com as tais pedras que falei.

Para chegar na praia do Éden é preciso estar de carro (um uber serve) para poder subir um morro. Quando chega no alto, você estaciona — em baixa temporada, a única opção é um estacionamento, na alta os carros começam a parar pelo caminho mesmo — e desce uma grande escada para poder chegar na praia. Então é importante destacar que não é um bom local para quem tem mobilidade reduzida.

Apesar de ser uma praia ainda bem preservada, na areia há um quiosque para garantir a cerveja e os petiscos.

Obs: O Guarujá é uma ótima cidade para quem quer curtir praia e não abre mão de estar em um local bem equipado. Destaquei a Praia do Éden porque, na minha opinião, é a mais bonita, mas há diversos outros tipos de praia que poderiam estar entre as melhores praias de São Paulo, desde as maiores e repletas de famílias, como Pitangueiras e Enseada, até as mais isoladas, como a Prainha Branca, passando por São Pedro e Iporanga, que são praias “particulares” e com limite de acesso.

Litoral Norte

O litoral norte é meu queridinho, então você vai ver que selecionei muito mais opções nessa parte do estado. De tudo que eu conheci até hoje, acho que as três cidades que vou mencionar têm as praias mais bonitas e que não ficam nem um pouco atrás de destinos no nordeste, por exemplo. Em termos de beleza natural nas melhores praias de São Paulo, é difícil competir com o litoral norte.

Acredito que nestes lugares a principal vantagem é a possibilidade de variar. Você pode escolher um dos locais recomendados como base, mas tem inúmeras outras praias ao redor que você pode ir visitando. Além disso, o litoral norte já tem uma boa estrutura turística para diversos gostos. Quem prefere isolamento pode ficar em uma casa no meio do mato, mas quem não abre mão de um centrinho também vai contar com restaurantes, cafés e lojinhas.

Boiçucanga – São Sebastião

Melhores praias de São Paulo: Boiçucanga
Mesmo sendo pertinho da estrada, a praia de Boiçucanga fica preservada pela vegetação

Eu frequento Boiçucanga desde pequena e adoro. Acho a praia de lá linda e o mar delicioso. Ela é espaçosa, com bastante natureza, mas também bastante estrutura. Sendo muito honesta, se eu fosse fazer um ranking apenas pela beleza das praias, Boiçucanga, apesar de bonita, não estaria nos primeiros lugares. Mas vale destacar que entre as praias do município de São Sebastião, Boiçucanga  é uma das que tem o maior centrinho. 

Lá está a matriz da sorveteria Rocha, que é imperdível. Tem muitos restaurantes simples e tem até um centrinho comercial, onde há um grande carrefour. Para viagens em grupo, é uma opção certeira. 

Outra vantagem interessante é que Boiçucanga fica em uma região bem central em relação às outras praias da cidade. Se você não conhece, São Sebastião é um município que o centro fica lá pertinho de Ilha Bela, mas as praias estão espalhadas em direção sul ao longo de muitos quilômetros. Se você está em Juquehy, por exemplo, pode demorar mais de uma hora de carro para chegar até o centro. De Boiçucanga, você chega bem rápido a outras praias deliciosas como Cambury, Maresias e Paúba.

Porém, se você não quer confusão, talvez seja bom evitar. Com essa estrutura e centralidade toda, a praia fica lotadíssima na alta temporada.

Praia das Calhetas – São Sebastião

Praia de Calhetas em São Sebastião
A Praia de Calhetas é ou não é deslumbrante? – Foto: Reprodução/Youtube

Essa é considerada por muitos como a praia mais bonita de São Sebastião e, portanto, ganhou passaporte direto para a lista de 10 melhores praias de São Paulo. Ela é bem preservada, porque fica mais escondida, uma vez que sua entrada é por um condomínio. O acesso é liberado e gratuito, mas você não pode entrar no condomínio de carro. Da entrada até a areia de fato são cerca de dez minutos de uma caminhada tranquila.

Calhetas é a praia ideal para quem quer curtir o visual em um lugar muitas vezes deserto. Isso significa também que não há estrutura nenhuma de bares ou qualquer coisa do tipo, então vá preparado.

Obs: Eu poderia continuar citando muitas outras praias de São Sebastião, mas essa lista seria infinita. Então vou deixar aqui só mais alguns nomes para quem quiser ir mais a fundo no que a cidade tem a oferecer: Barra do Una, Cambury, Camburizinho e Maresias.

Itamambuca – Ubatuba

Como vocês já perceram a essa altura, eu gosto de praias mais tranquilas, longe da muvuca. Itamambuca segue um pouco essa ideia. Apesar de não ser uma praia super reservada, ela fica longe do centro de Ubatuba e por isso tende a ser um pouco mais calma. Lá há inúmeras opções de casas para alugar, o que a transforma num destino ótimo pra ir com uma turma de amigos. 

Quanto à praia em si, quando fui vi pouca estrutura de quiosques ou barracas, mas preciso fazer a ressalva de que o tempo não estava muito bom. Fora isso, o mais gostoso é que no canto direito da praia tem um riozinho, que se encontra com o mar. Esse cantinho é delicioso para tirar o sal da pele ou fazer um passeio de stand-up (é possível alugar).

Ilha das Couves – Ubatuba

Ilha das Couves em Ubatuba
Vocês também ficaram sem palavras? – Foto: Reprodução/Facebook Ilha das Couves com Passeio Picinguaba

A segunda praia de Ubatuba que selecionei é ainda mais afastada e para chegar é preciso ir de barco, mas com tamanha beleza é impossível deixá-la de fora da lista de melhores praias de São Paulo. Na Ilha das Couves a água é bem verdinha e cristalina ao mesmo tempo. As pedras e a vegetação deixam o visual simplesmente deslumbrante! Lá é um ótimo lugar de mergulho também.

Para chegar na Ilha das Couves, os barcos saem de Picinguaba e é preciso se planejar antes, porque há controle e limitação da quantidade de pessoas.

Ilha das Cabras – Ilhabela

As praias da Ilhabela são todas maravilhosas, dificilmente você vai fazer alguma opção errada por lá. Mas como tenho que escolher, decidi trazer opções mais diferentes. A primeira é a praia da Ilha das Cabras, que além de paradisíaca tem a água bem calminha e é ótima para a prática de snorkeling e mergulho, já que é onde está o Santuário Ecológico Marinho. Ela também tem boa estrutura de quiosques e um fotogênico deck de madeira.

Apesar do nome, é tranquilo chegar nessa praia de carro ou transporte público, porque a Ilha das Cabras é na verdade um ilhote que fica em frente à praia.

praia em ilhabela: Ilha das Cabras
Mesmo perto do porto, olha que linda!

Conheça todas as praias de Ilhabela

Praia do Bonete – Ilhabela

Para muitos, a Praia do Bonete é a mais bonita de Ilhabela e já foi considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian. Ela é também uma das mais tranquilas — depois de chegar lá, porque o caminho é uma aventura. Isso porque, para chegar, é preciso fazer uma famosa trilha de 12 km que pode demorar cinco horas.

A trilha é um passeio em si, já que você passa por algumas cachoeiras e atravessa um riozinho antes de chegar na praia. Mas calma, se achar que não aguenta, é possível também chegar lá de barco com pescadores locais. Um bom meio termo seria ir pela trilha, descansar e curtir a praia e voltar de barco. Se se sentir mais seguro, você pode fazer esse arranjo antes de ir ou até contratar uma empresa de turimso, mas não é necessário.

E então, pessoal, o que acharam da minha lista? Vocês não estão morrendo de vontade de ir aproveitar as melhores praias de São Paulo também? Conta pra gente nos comentários qual a sua preferida!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *