Saiba quais as melhores peças e musicais em Nova York
Atualizado em:
A cena cultural da cidade de Nova York é riquíssima e referência para a maioria dos artistas do mundo. Os espetáculos mais famosos e concorridos são os musicais e peças da Broadway, mas, além desses, há diversas opções teatrais mais acessíveis, além de danças, concertos e outras manifestações artísticas.
Veja aqui 7 dicas para conseguir ingressos mais baratos
Além das diversas viagens para a Big Apple, eu fiquei 6 semanas em Nova York para uma temporada de estudos de teatro no Lee Strasberg Institute e acompanhei de perto o melhor da agenda cultural da cidade. Confira abaixo uma seleção das melhores peças e musicais em Nova York, com a minha opinião pessoal sobre elas.
*Post atualizado dia 21 de abril de 2016!
Fun Home
Ganhadora do Tony 2015 de melhor peça musical, é o musical mais aclamado do momento e o que mais mexeu com a gente nos últimos tempos. Conta a história de Alison em três momentos e idades diferentes de sua vida, e como ela enxerga e se relaciona com sua família conforme vai crescendo.
Saímos paralisados e impressionados, não sabíamos que seria tão sensível, com uma temática e uma condução de peça muito mais densa do que o que estamos acostumados a ver em musicais.
Uma história poderosa, um formato diferente e uma direção de palco criativa em um teatro de arena e, além de tudo, com uma protagonista mulher e homossexual.
Imperdível para quem quer sair das opções óbvias e sair tocado do teatro.
Circle in the Square Theatre – 235 W, 50th St.
Site oficial do musical.
The Book of Mormon
O musical foi a sensação da Broadway quando estreou e continua fazendo um grande sucesso até hoje. Conta a história de dois jovens pregadores mórmons que viajam até Uganda, na África, na tentativa de converter os cidadãos a seguirem sua religião, e acabam se dando conta que em uma sociedade com muitas doenças, pobreza e violência, essa pode ser uma missão mais difícil do que imaginavam.
Politicamente incorreto, com ótimas músicas e grande parte das piadas inseridas no texto (por esse motivo é interessante entender bem a língua inglesa), Book of Mormon é ainda um dos musicais mais interessantes do momento.
Eugene O’Neill Theatre – 230 W 49th St.
Site oficial do musical
The Curious Incident of the Dog in the Night-Time
Ganhadora do Tony Awards 2015 de melhor peça teatral, além de diversos outros prêmios, a peça relata a jornada de um adolescente autista em busca de algumas verdades sobre a morte de seu cachorro e da sua mãe. O destaque vai para a atuação do Alex Sharp, que mal acabou de sair da faculdade de teatro e já conseguiu um papel principal e inúmeras críticas positivas ao seu trabalho. Também vale ressaltar a criatividade da montagem da produção, diferente de tudo o que você pode imaginar.
Barrymore Theatre – 243 W. 47th St.
Site oficial da peça.
The King and I
O já famoso musical “O Rei e Eu”, esteve no Brasil em 2010 e esse ano retornou para a Broadway no charmoso teatro Vivian Beaumont no Lincoln Center. Conta a história de Anna Leonowens, uma professora de inglês que vai até Sião (antiga Tailândia) para dar aulas aos filhos do rei Mongkut, e muda a vida de todos que conhece. Um musical divertido e delicioso de assistir.
Sleep No More
Peça pioneira no conceito de teatro imersivo, em que a platéia deixa de ser apenas espectadora e vira parte do espetáculo.
Sleep No More se passa no fictício Hotel McKittrick e foi inspirada no clássico Macbeth, de Shakespeare, por isso, uma boa dica é ler um pouco sobre a peça antes de ir para compreender melhor o que se passa. O hotel tem vários andares e cômodos, onde você pode andar livremente atrás dos personagens e das cenas que acontecem simultaneamente. Logo, cada pessoa tem uma experiência diferente, dependendo dos lugares que passou e das cenas que viu. E essa é a segunda dica, a experiência fica mais interessante se você for em grupo, mas se todos se separarem e se encontrarem apenas no final, dai, depois, cada um fala o que viu e todos “juntam os pedaços da peça”.
A terceira dica é que ao comprar os ingressos, você verá que há vários horários de entrada disponíveis no período de uma hora (ex: 19:00, 19:15, 19:30, 19:45) e que o horário máximo de entrada é as 20h, quando ela começa oficialmente. Mas, a peça acontece 3 vezes e uma apresentação completa dura 1 hora (uma se inicia as 19h, outra as 20h e a última as 21h, mas você nem percebe o looping, só quando vê alguma cena repetida algum tempo depois). Por isso é interessante entrar o mais cedo possível para conseguir ver a maior quantidade de cenas e cômodos.
Outro detalhe interessante é que todos da platéia tem que usar uma máscara branca, e que você pode ficar bebendo em um agradável bar no “lobby do hotel” antes ou depois da peça, por isso é necessário ter mais que 21 anos, ou ir em uma das sessões que não tem venda de álcool.
Enfim, uma experiência completa, diferente e inusitada. Você sai de lá querendo voltar mais vezes!
The McKittrick Hotel – 530 W 27th St.
Site oficial da peça.
Then She Fell
Com a mesma proposta de teatro imersivo que tem o Sleep No More, a peça Then She Fell tem um caráter bem mais exclusivo e intimista, pois a platéia é composta por apenas 15 pessoas e o grupo pode se reduzir, sendo possível até um momento a sós com Alice. Inspirado na vida e obra de Lewis Caroll, a peça se passa num hospital abandonado no Brooklyn (Williamsburg) e oferece uma experiência baseada na história de Alice no país das maravilhas. Incrível!!
The Kingsland Ward at St. Johns – 195 Maujer Street (Williamsburg)
Site oficial da peça
Something Rotten
Um musical engraçadíssimo sobre a “invenção” do gênero de Teatro Musical, lá na época do Renascimento em Londres. Uma batalha entre um dramaturgo local e um William Shakespeare superstar são o mote inicial para essa divertida comédia.
Um único porém é interessante entender inglês para conseguir captar todas as piadas e a história no geral.
*Ah, para os fãs de cinema, é nesse teatro que se passa o filme “Birdman”.
St. James Theatre – 246 W, 44th St.
Site oficial do musical
An Act of God (encerrada)
Peça com o incomparável Jim Parsons da série Big Bang Theory. No roteiro, Deus e mais dois anjos respondem a todas as perguntas que a humanidade sempre teve. Simples assim! Rs.
Mas corram porque essa peça só fica em cartaz até dia 2 de agosto de 2015.
Studio 54 – 254 W, 54th St.
Site oficial da peça
Outras opções
- Se você nunca assistiu a um dos musicais clássicos como “O Fantasma da Ópera” ou “Chicago” ou “Rei Leão”, não deixe de ir também. Eles são clássicos e estão há anos em cartaz por um motivo: são realmente únicos e maravilhosos!
- Uma boa opção para quem não fala muito bem inglês, é buscar musicais com histórias conhecidas, como “Aladdin” ou “Mathilda“, por exemplo, ou o “Mamma Mia” em que a história não é muito conhecida, mas todas as musicas são, pois são do grupo ABBA.
Lilian Carmen Medina de Oliveira
As atividades de teatros, musicais e diversas já retornaram ao normal em Nova York? Ou existem restrições devido a pandemia?
Segredos de Viagem
Olá Lilian, apesar de terem rolado muitas especulações de que voltaria no verão do hemisfério norte, a última informação que tivemos é que os shows da Broadway voltariam no dia 14 de setembro, segundo esse artigo do The New York Times.
Outras atividades como museus e restaurantes já voltaram. =)
Marisa
Adoraria receber mais dicas de musicais em Nova York e roteiro também. Obrigada