Quanto custa viajar para Londres? Média de gastos e principais custos


Atualizado em:


É verdade, Londres definitivamente não é o destino mais barato da Europa. E tudo começa com a moeda – Libra esterlina – que é ainda mais forte do que o Euro. Além disso, os preços na capital da Inglaterra costumam ser salgados, principalmente em termos de hospedagem. Mas afinal, quando custa viajar para Londres?

A resposta para essa pergunta sempre vai depender do estilo de viagem de cada um, de quais experiências de luxo acessível deseja incluir e do que pode abrir mão. Com um bom planejamento e as indicações certas, é possível fazer caber no seu bolso uma excelente viagem!

Para ajudar quem está pensando em ir para à terra da Rainha, trazemos aqui uma ideia de gastos em hospedagem, alimentação, atrações e transporte, pensando em diferentes tipos de viagens, de acordo com cada perfil de gastos. Confira os valores atualizados em agosto de 2024:

Um cenário típico de Londres tem o Big Ben ou a London Eye nele

Quanto custa se hospedar em Londres? 

Como em qualquer lugar, o custo da hospedagem varia de acordo com a época – alta temporada tem preços mais altos – e com a região. Para saber qual é o melhor bairro para se hospedar em Londres, veja esse post: Em que região se hospedar em Londres

De forma geral, podemos dizer que ficando na zona 1, os valores giram em torno de:

$ Hospedagem em albergue – por volta de 40 a 50 libras a noite por cama.
$$$ Hospedagem em hotéis 3 ou 4 estrelas – de 200 a 250 libras a diária para duas pessoas.
$$$$$ Hospedagem em hotéis 4 ou 5 estrelas – mais de 300 libras a diária para duas pessoas.

Regent Street Londres
Hospedado na zona 1 você fica bem pertinho dos principais pontos turísticos

Na zona 2, os preços caem um pouquinho (e tendem a ser melhores também ao sul do Rio Tâmisa ou em lugares um pouco mais afastados de estações de metrô):

$ Hospedagem em albergue – 25 a 40 libras por cama.
$$$ Hospedagem em hotéis 3 ou 4 estrelas – a partir de 100 libras a diária para duas pessoas.
$$$$$ Hospedagem em hotéis 4 ou 5 estrelas – mais de 250 libras a diárias para duas pessoas.

Já a partir da zona 3, o valor reduz mais, mas o preço do transporte também sobe, além do tempo gasto nele para chegar às principais atrações, então coloque na balança.

Para explorar mais opções e promoções dê uma olhada no Booking.com. Reserve o seu hotel e já coloque esse valor na sua tabela de gastos.

Quais os gastos médios com museus e atrações?

Tenho certeza que todo mundo vai se surpreender com esse tópico. E lá vem a boa notícia: boa parte das atrações de Londres são de graça!

Em primeiro lugar, a maioria dos museus de Londres são gratuitos. Você não leu errado não. Na maioria dos países europeus os museus são pagos e as igrejas são de graça. Em Londres a regra é contrária: os museus tem entrada franca e a entrada das igrejas são pagas. Se você ama arte, Londres é um prato cheio. Se a sua pegada for outra, você ainda tem várias opções gratuitas, como o British Museum, o Science Museum e o Natural History Museum.

A troca de guarda é uma das muitas atrações gratuitas em Londres

Além dos museus, caminhar por bairros como Camden Town, Shoreditch, Soho e Notting Hill são algumas das coisas mais legais na cidade e é algo totalmente gratuito. Ver a troca da guarda em frente do Palácio de Buckinham também é de graça. Quem quiser ter uma vista panorâmica da cidade também pode fazer isso gratuitamente no Sky Garden ou Horizon 22. Em Londres também não faltam mercados incríveis e você não paga para conhecer nenhum deles.

Demais né? Veja mais detalhes sobre os principais passeios de Londres aqui.

Agora, para não dizer que não falei das flores, aqui estão os valores das atrações pagas mais procuradas. Cabe a ressalva de que na minha opinião se você optar por não conhecer nenhuma ou apenas uma ou duas das atrações pagas sua experiência na cidade não será prejudicada de forma alguma.

$ Assistir um musical em Londres –  tudo depende do assento e da data, mas há ingressos começando em £15. Você pode comprá-los aqui e conferir a vista do lugar escolhido aqui.

$$ Abadia de Westminster ou Catedral de St. Paul – espere pagar em torno de 25 a 30 libras por um ingresso adulto (Comprando por aqui a entrada é sem fila).

$$ The Shard – A partir de £28,50 . Há opções mais caras que incluem uma taça de champagne e um pacote de fotos digitais.

$$ Museu de cera Madame Tussauds – Reservando online você paga a partir de £24,99, a depender do dia e horário escolhido. Se escolher as opções fast track ou flexível, o valor aumenta.

$$ London Eye – £29 é o valor standard para adultos (compre por aqui antecipadamente e com desconto). Há ainda uma gama de outras opções como fast track e champagne experience.

$$ Tower of London – £34,80 é o valor básico para adultos. Confira outras opções.

$$$ Harry Potter Studio Tour – Os ingressos começam em £53,50. Se desejar incluir também o transporte oficial, os pacotes ficam em torno de £105. Lembrando que é possível fazer o trajeto por conta própria gastando menos. 

Que tal um passeio pela London Eye?

Para ver o preço de outros passeios e também saber mais sobre o London Pass (com ou sem transporte incluído), veja também esse site com diversas opções de atrações pagas de Londres.

Quanto custa comer em Londres? 

Apesar da fama negativa, é possível comer muito bem em Londres gastando pouco para os padrões da cidade. A dica é focar nas comidas internacionais e também em comida de rua. 

$ Pegue algo em lojas rápidas como Itsu e Wasabi (combinado japonês) ou Prêt-a-Manger (sanduíches orgânicos, saladas e sopas) e gaste cerca de 10 libras. Outra ótima pedida é comer em feirinhas como Camden Market e Greenwich Market, que também são bem gostosas e acessíveis, com refeições por até 15 libras. Mais ou menos nessa linha de preço, outras duas dicas são as redes Pizza Union, Honest Burgers e Chipotle. Comida boa com preço baixo.

Combinado japonês do Itsu

$$$ Se quiser sentar em um restaurante simples ou em um pub com comida tradicional você come bem por cerca de 20 libras a 30 libras por pessoa. Ótimas experiências gastronômicas que giram em torno desta faixa de preço são o indiano Dishoom, o vietnamita Bao, o coreano Bibimbap e o restaurante do chef Ottolenghi.

$$$$ Mas também o céu é o limite para quem está disposto a investir em bons restaurantes. Londres também tem diversos restaurantes estrelados e com chefs renomados como Alain Ducasse e Joël Robuchon. Esta seria uma baita experiência de luxo acessível na cidade.

Comidinhas em Greenwich Market

Leia também: Onde comer e beber em Londres

E quanto vou gastar com transporte na cidade?

O transporte público de Londres é extremamente eficiente e bem integrado. Mas isso vem a um custo alto. Dependendo de onde estiver hospedado, o valor do transporte pode pesar no orçamento.

O valor da passagem de ônibus é £1,75, independentemente da zona ou distância percorrida. Já os transportes sobre trilhos (metrô, DLR e overground) variam entre £2,70 para um viagem única dentro da zona 1 fora do horário de pico, até £5,60 se você percorrer das zonas 1 a 6 no horário de pico.

Atualmente, para usar qualquer meio de transporte público basta aproximar o cartão de crédito e pronto. Dessa forma, também já é automaticamente calculada a integração do ônibus (se você pegar mais de um ônibus dentro de uma hora, você paga apenas uma passagem). Com essa tecnologia da aproximação não é mais necessário adquirir um Oyster Card.

Outra coisa que já é calculada automaticamente é o que eles chamam de “cap fare”, ou seja, a tarifa máxima que você paga em um período de tempo usando transporte. O que significa que você pode usar quantos transportes quiser que pagará no máximo entre £8,50 (dentro das zonas 1 e 2) e £15,60 (zonas 1 a 6).

cap fare também funciona semanalmente, mas apenas considerando a semana de segunda a sexta. Neste caso, os valores ficam entre £42,70 e £78, a depender das zonas. Confira aqui os valores atualizados.

Quem fica uma semana em Londres, mas não de segunda a domingo, pode comprar um Travelcard em qualquer estação de metrô para garantir a tarifa limite.

Lembrando que as tarifas não incluem o transporte de Uber Boat, trens expressos para os aeroportos ou o teleférico.

Outros gastos em Londres para considerar

Seguro-Viagem: O seguro viagem para a Europa é obrigatório para cidadãos brasileiros. Veja nosso post sobre os melhores seguros de viagem para a Europa e faça um orçamento pela Real Seguro Viagem, um site que compara diferentes planos de várias seguradoras.

Passagem aérea: esse é um gasto significativo na sua viagem e é bem variável, de acordo com a oferta que você conseguir. Reserve em torno de 700 libras para uma passagem saindo do Brasil e chegando em Londres. Mas, tenha em mente que é possível encontrar preços bem menores em alguma promoção ou preços ainda maiores se deixar pra comprar na última hora ou se quiser viajar na alta temporada.

Avião sobrevoa Londres
Londres tem cinco aeroportos

Transfer do aeroporto: no seu dia de chegada e partida, você poderá utilizar o transporte público ou contratar algum transfer/ônibus, trem expresso ou carro particular. Veja aqui como ir e voltar dos cinco aeroportos de Londres.

Compras: um item que só quem pode mensurar é você, já que cada pessoa tem um estilo de compras. A dica é: se for passar por outros lugares da Europa, deixe para fazer compras naquele que for mais barato (como Espanha e Portugal, por exemplo, que costumam compensar mais que a Inglaterra). A outra dica é não se esquecer de pegar tax free a cada compra, e pedir o reembolso no aeroporto antes de pegar o vôo para sair da Europa de volta ao Brasil.

Reserva de segurança: Eu sempre levo um dinheiro extra, além da quantia que pretendo gastar e do cartão de crédito. É sempre bom se preparar para imprevistos ou surpresas no meio do caminho. Só não pode gastar esse dinheiro no meio da viagem, hein? No máximo no último dia no Free Shop na volta pra casa ou em um jantar de despedida.


Ficou com dúvidas sobre quanto custa viajar para Londres? Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *