Conheça 10 passeios gratuitos em Roma que são imperdíveis
Atualizado em:
O bom de visitar as capitais da Europa é que muitas das atrações são gratuitas, pois incluem observar um monumento, conhecer alguma praça ou jardim, andar pelas ruas e ver a vida passar. É claro que a entrada de museus e algumas atrações são pagas, mas é possível se divertir e conhecer muito sem gastar nem um tostão sequer. A missão de conhecer Roma de graça, ou gastando super pouco, não é difícil. Por isso listamos aqui 10 passeios gratuitos em Roma que são totalmente imperdíveis!
1- Admirar a Fontana di Trevi
Um dos principais passeios gratuitos de Roma é, na minha opinião, uma das atrações mais incríveis da cidade. Imponente e bela, desenhada pelo arquiteto italiano Nicola Salvi e terminada por Pietro Bracci. Ah, o melhor de tudo: é totalmente de graça. Bom, a não ser que você queira jogar uma moedinha na fonte e fazer um desejo, daí o passeio vai te custar alguns centavos de euros (preste atenção na lenda: jogue a moeda de costas para a fonte e por cima do seu ombro esquerdo, assim você garantirá sua volta para a cidade eterna).
Curiosidade: você sabia que são coletados mais de 1 milhão de euros por ano, valor todo jogado em diversas moedas do mundo todo? Três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) são retiradas as moedas e a fonte fica fechada para limpeza. Para onde elas vão? Para instituições de caridade, como a Caritas, que usa o dinheiro par ajudar os mais necessitados na cidade e até abriu um supermecado de preços baixos em Roma em 2008.
2- Conhecer a Piazza San Pietro e a Basílica San Pietro
Lembro direitinho do dia que entrei na Basílica de São Pedro, da minha emoção ao ver de perto a Pietá de Michelangelo e daquele interior imenso com uma cúpula gigante. O ingresso para subir na cúpula é pago (assim como o ingresso para a Necrópole do Vaticano), mas entrar e contemplar a igreja por dentro não custa nada. A Basílica fica na Praça de São Pedro, no Vaticano, um lugar também maravilhoso e que te deixa sem palavras.
3- Entrar no Panteão de Roma
Edifício da Roma Antiga surpreendentemente bem conservado, imponente, e claro…de graça! Junto com o Coliseu, é um dos ícones de Roma. Ele fica no meio do centro da capital italiana e é um passeio super rápido e fácil de se fazer. As filas parecem longas mas são rápidas, já que a rotatividade é grande e a maioria dos turistas não fica lá dentro por mais de meia hora.
Caso tenha interesse no Pantheon e achar interessante fazer uma visita guiada por um valor mais baixo, recomendo este tour!
4- Explorar a Piazza Navona e entrar na Sant’Agnese in Agone
Vocês estão vendo que estou colocando muitos “combos”? Dois passeios em um? Pois é! Essa é a graça de Roma, entrar em lugares que você não da nada e descobrir jóias raras. Foi o que aconteceu com a gente quando estávamos na Piazza Navona. A praça por si só já é uma delícia para ficar, tomar um gelatto e admirar suas fontes e monumentos. Mas, ali no meio dela está a Sant’Agnese in Agone, uma igreja barroca lindíssima cheia de detalhes super ricos. Vale a pena entrar e, claro, é de graça!
5- Window Shop na Via del Corso e people watch na Piazza di Spagna
Esses termos em inglês nada mais são do que jeitos de dizer: ver as vitrines das lojas e as pessoas que passam pelo local. A via del Corso é uma rua ótima para ver as novidades (quem sabe até descolar umas comprinhas), e lá do ladinho, está a Piazza di Spagna. Um dos pontos clássicos de Roma, é uma atração a parte pois está sempre lotada independente da época do ano. Lá tem uma escadaria ótima para sentar, descansar e observar as pessoas que passam. Os dois são passeios gratuitos em Roma e, além disso, super tradicionais da cidade!
6- Perder-se nas ruas de Trastevere
Eita bairro gostoso para passear, principalmente a noite, se perdendo entre todas as vielas, bares e restaurantes de Trastevere. Nós fomos jantar lá em um domingo a noite no começo de março, logo ainda era inverno, e a região me surpreendeu de tão agitada que estava. Ficamos com vontade de voltar e até se hospedar por lá na nossa próxima viagem.
Leia mais: Em que região se hospedar em Roma
7- Passear pelo parque Villa Borghese
Um parque lindo com esculturas, jardins e caminhos que fazem desse um delicioso passeio. Além do lugar ser agradável, tem uma vista belíssima da cidade de Roma. É nesse parque que está a Galleria Borghese, uma das galerias de arte mais interessantes de Roma na minha opinião. A entrada é paga, mas acredito que a Galleria Borghese, o Vaticano e o Coliseu são atrações que valem o seu dindin.
8- Visitar a Basílica de Santa Maria Maggiore
Uma das quatro basílicas papais, a de Santa Maria Maior é uma igreja dedicada a Maria. Na verdade foi a primeira de Roma a ser construída em dedicação a ela. Mosaicos, afrescos e um teto inteiro de ouro fazem dessa uma Basílica única em Roma. Um programa para ser feito de manhã, enquanto está aberta ao público e que também é custo zero. Sim, eu disse que é possível conhecer muito de Roma de graça!
9- Ver as belas vistas do Monte Capitolino e a Piazza del Campidoglio
Sabe aquele miolinho no mapa que tem várias contruções da Roma Antiga juntas, como o Coliseu, o Forum Romano, Palatino, entre outros? Lá nessa meiuca tem a Praça do Capitólio, que fica no Monte Capitolino e é tri-bonita, como diriam meus amigos gaúchos. Ela foi idealizada por ninguém menos que Michelangelo. Você sobe a Cordonata (para simplificar: uma escadaria) e já estará na praça. Explore os arredores para ver vistas belíssimas da cidade, principalmente a noite quando ela já está iluminada.
10- Conhecer a Basílica de San Giovanni
A mais antiga das quatro basílicas papais, foi fundada pelo Imperador Constantino. Além disso é considerada a Basílica oficial da cidade e é uma construção admirável, tanto o seu exterior quanto a parte interna. Uma amiga de Roma disse que o Papa vai muitas vezes assistir missa na Basílica San Giovanni e queela mesma já tentou ir uma vez com a família mas ninguém conseguiu entrar porque o Papa estava lá!
Dica extra: se quiser se locomover se forma mais independente em Roma, sem a necessidade de seguir horários dos ônibus ou ir atrás de um transfer, você pode alugar uma bicicleta elétrica e passar em todos os pontos turísticos recomendados neste post!
Por fim, vou deixar aqui alguns passeios guiados que podem caber no seu bolso, caso queira aprender mais sobre a cidade e sua cultura:
- Excursão guiada por praças e fontes de Roma
- Tour noturno em Roma
- Excursão com áudio e circuito de ônibus hop-on hop-off
O que achou das nossas dicas de passeios gratuitos em Roma? Se você conhece alguma outra opção, conta pra gente!
Fábio
ótimas dicas, Roma será minha próxima viagem. Estou com pouca grana e sempre bom encontrar passeios que custem pouco, ou nada. Valeu.