Vaticano em 1 dia – Tudo o que você precisa saber


Atualizado em:


Visitar o Vaticano ao menos uma vez na vida é um sonho para muita gente, especialmente aqueles que seguem a religião católica. O país onde vive o Papa é, de fato, um lugar muito espiritual e que oferece diversas atrações, mesmo para quem não é muito religioso. Quem está em Roma pode visitar o Vaticano em um dia inteiro, basta começar bem cedo, e se programar com antecedência para que dê tempo de fazer tudo com calma sem perder tempo em filas.

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

A imponente Praça de São Pedro, o coração do Vaticano

A imponente Praça de São Pedro, o coração do Vaticano

Confira nosso guia para te ajudar a se programar:

Quando ir

O Vaticano está lotado sempre, mas no verão (junho, julho e agosto), as filas podem ser maiores. O ideal é ir de segunda a sábado, para poder visitar todas as atrações (algumas coisas tem entrada restrita no domingo, melhor evitar), e evitar feriados pois o Museu do Vaticano fecha (1/01, 6/01, 11/02, 19/03, 21/04, 1/05, 29/06, 15/08, 15/08, 1/11, 8/12, 25/12, 26/12).

Como ir

O Vaticano é um país independente mas está localizado dentro do território da cidade de Roma, então de Roma é muito fácil chegar lá a pé, de ônibus (, metrô (estação Ottaviano/San Petro da linha A-vermelha) ou taxi.

O que vestir

As regras de vestimenta proíbem a entrada ao Museu do Vaticano e dependências da Basílica trajando regatas, blusas decotadas, shots, bermuda, saia curta e chapéu. Não precisa se cobrir inteiro (especialmente se for no verão), mas tome cuidado com esses detalhes, e se estiver com uma blusa que mostre os ombros, leve um xale. Se for subir na cúpula, lembre-se de ir com um sapato confortável pois são mais de 300 degraus ( e se não comprar o elevador, são mais de 500).

Ingressos e horários

Cada atração tem um ingresso próprio e o recomendado é comprar tudo antes para evitar filas e conseguir fazer tudo em um dia só. A nossa dica é começar reservando a visita pela Necrópole do Vaticano, um dos passeios mais incríveis que eu já fiz na vida, e é a única forma de ver -de verdade- onde estão os restos de São Pedro, que foi a base da fundação da Basílica.

Observação: Visitando as tumbas da Basílica você vê a tumba de São Pedro, e uma luzinha indicando onde estão seus restos, mas visitando a necrópole você vê isso por trás, e bem mais de perto, além de conhecer toda a cidade subterrânea e a história da fundação do Vaticano. Vale a pena. Para saber como comprar seu ingresso para a NECRÓPOLE DO VATICANO, leia este Segredo do Leitor que explica tudo bem detalhado.

O ideal é reservar a visita da necrópole no período da tarde (14h, por exemplo), de lá você já passa pelas catacumbas, e termina o passeio na Basílica (tudo com o mesmo ingresso). Saindo da Basílica, recomendamos já pegar a fila para subir na cúpula e ter a vista panorâmica lá de cima. Esta fila para a cúpula não costuma ser muito cheia.

O elevador leva você até essa altura...

O elevador leva você até essa altura…

... a partir de lá, começam as escadas

… a partir de lá, começam as escadas

A cúpula vista de dentro

A cúpula vista de dentro

Vista do topo da cúpula

Vista do topo da cúpula

O interior da basílica

O interior da basílica

Pietá, célebre obra de Michelangelo, pode ser vista na Basílica de São Pedro

Pietá, célebre obra de Michelangelo, pode ser vista na Basílica de São Pedro

O período da manhã fica reservado para o MUSEU DO VATICANO e a CAPELA SISTINA. O museu abre as 9h e fica aberto até as 16h, por isso é bom se programar para ir de manhã pois você tem tempo para ver tudo até a hora do almoço, e depois passar a tarde na Basílica (Necrópole, catacumbas e cúpula).

Para comprar o ingresso do museu do Vaticano antecipadamente e, com isso, não precisar esperar na fila, basta entre nesse site em português para comprar seu ticket e agendar sua visita. O ingresso dá direito à visita a todo acervo do Museu e à Capela Sistina.

Caso você não compre seu ingresso para o Museu do Vaticano antecipado, existe também a opção de se unir a alguma visita guiada. Para isso, há vendedores anunciando pelas ruas e você negocia diretamente com eles, já escolhendo a língua que quer seu tour.

Outra opção é ir até a loja de souvenirs do Vaticano (onde vende o ônibus vermelho de turismo, e nesse guichê comprar o ingresso. Você paga mais do que o ingresso normal, pois eles ganham uma pequena comissão, mas também não pega fila.

Aproveitando o tema sobre filas, confira também nosso post completo com dicas para escapar das filas do Coliseu e ganhe tempo na sua viagem à Roma!

Museu do Vaticano

Um dos pontos altos do museu: Afresco de Rafael (A escola de Atenas)

Um dos pontos altos do museu: Afresco de Rafael (A escola de Atenas)

Pintores famosos retratam cenas religiosas : Botero

Pintores famosos retratam cenas religiosas : Botero

Pintores famosos retratam cenas religiosas : Dalí

Pintores famosos retratam cenas religiosas : Dalí

RESUMO DO ROTEIRO DE 1 DIA PELO VATICANO

9h– Chegada ao Vaticano. Dirigir-se à entrada do Museu. Se já tiver ingresso antecipado, não entre na fila que geralmente dobra o quarteirão, vá direto à entrada e pegue a pequena fila para pessoas que compraram pela internet. Se pegar um audioguia, a visita ao Museu e Capela Sistina durará cerca de 3-4h.

12/13h- Almoço. Há diversos restaurantes na região, geralmente bem turísticos. Para quem quiser algo especial, sugerimos um restaurante bem tradicional e típico chamado Osteria dell’Angelo (fecha de sábado, domingo e segunda – Via Betolo, 24). O problema é que ele não fica tão dentro do Vaticano, então você tem que andar um pouco. Se estiver com tempo apertado, pegue um taxi ou coma perto do Vaticano mesmo.

14/15h- Visita guiada à Necrópole. A entrada fica à esquerda de quem olha para a basílica de frente. Você precisa passar por um Raio-X e só pode entrar a partir de 15 minutos antes do seu horário agendado. Não se atrase. O nome do lugar que você tem que ir, que é onde começa a visita, é SCAVI. O tempo de visita é de cerca de 1h, mas você já sai do passeio dentro da Basílica de São Pedro, então ficará mais um tempo por lá.

Se for subir na cúpula, atente-se aos horários: no inverno ela fica aberta até as 17h, e no verão até as 18h. Recomendamos fortemente pagar um pouco a mais para subir a primeira metade dos mais de 500 degraus de elevador. A segunda metade tem que ser feita a pé mesmo, e o espaço é bem apertado, então se você for claustrofóbico, não é um passeio aconselhado.

Caso prefira uma experiência diferente, existe um tour aos Museus do Vaticano e Capela Sistina no período noturno. Durante esta visita, além de ser acompanhado por um guia profissional, você terá uma experiência bem diferente daquela durante o dia, momento que normalmente estes locais ficam mais cheios e quando não é possível ver a bela iluminação dos espaços. Aqui você consegue reservar o tour!

Minha última recomendação é o tour imersivo da GetYourGuide, que conta com um guia profissional que vai te apresentar a arte e história dos museus e da capela durante a visita. O preço é um pouco mais salgado, mas já inclui os ingressos de entrada e há quem diga que uma visita ao Vaticano com um guia profissional torna a experiência ainda mais marcante.

Se precisar de mais informações detalhadas, acesse o site oficial da Basílica de São Pedro.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ana Lessa

    Olá Mari!
    Primeiramente,parabéns pelo blog.Gostaria de saber se é possível sair do museu do vaticano para almoçar e voltar com o mesmo ingresso.Desde já,obrigada!

    • Oi Ana,
      Esse questao eu realmente nao sei te responder. Seria melhor voce confirmar com o guiche de ingressos no dia da sua visita!
      Conta pra gente aqui o que voce descobriu depois.
      Boa viagem!

  • Muuuuuito legal as dicas. bem mastigadinhas. mas como bom brasileiro, tenho uma duvida kkk tenho dois dias para conhecer roma e vaticano. em uma manha, consigo visitar o vaticano? (7h piazza sao pedro, 7:30 basilica, 8h subir na cupula, 9h museus do vaticano e capela sistina ate 12h) e a tarde e o outro dia inteiro conhecer roma. da certo????

    • Oi Pedro,
      Que delicia ir a Roma!
      Seu roteiro me parece bem ambicioso (no sentido de ver tudo bem rapidinho), mas eu acredito que se voce for organizado consegue sim. O que eu recomendaria e’ verificar nos sites oficiais se por exemplo a Basilica ja esta aberta a visitacao as 7:30 e se o museu abre as 9h mesmo.
      Se sim, acredito que seja um bom plano, e no dia seguinte voce pode conhecer Roma mesmo (aqui temos um roteirinho a pe muito legal).
      Boa viagem! Depois conta pra gente como foi.

      • Ei Mari, entrei no site antes para confirmar e a Basílica abre as 7:00h e a visitação a cúpula as 8:00h. Então chegar as 6:30h na Piazza San Pietro é essencial rsrsrs. O museus do Vaticano/Capela Sistina abre as 9:00h. Dizem que no primeiro horário é mais tranquilo, ainda mais que vai ser em novembro. Assim espero! Saindo do Vaticano as 12h, da pra ir caminhando, parando no Campo de Fiori, na Piazza Navona, Piazza del Campidoglio, Altare dela Patria, bizoiar de cima, na rua o Foro Traiano e o di Cesare e ir em direção ao Coliseu. Se conseguir chegar a tempo para entrar no Coliseu, dai entra, se não, fica pro outro dia a tarde junto com o Foro Romano/Palatino.

        No Outro dia, acordar cedo também e conhecer a Piazza di Spagna , Fontana di Trevi, Piazza di Pietra, Pantheon de manhã, e a tarde Coliseu (se nao der para ver no dia anterior) e o Foro Romano/Palatino e a noite visitar a Galeria Doria Pamphilj (a única galeria/museu, alem do Vaticano que vou visitar)

        Vai ser corrido, vai! Por que Roma merece 4 dias pelo menos. Mas acredito que vai dar para sentir um gostinho bem bacana de Roma.

  • Olá Mari! Primeiramente parabéns pelo site!!! É incrível e ajuda muito a programarmos a viagem!!
    Queria saber se você pode me auxiliar na compra do ingresso do Vaticano. Estarei lá na primeira semana de agosto. Eu gostaria de fazer o tour guiado do museu e capela sistina e também visitar a Necrópole e a Basílica. Há diversas opções no site oficial do Vaticano, mas não vi nenhuma que inclua tudo. Você sabe qual a melhor opção?

  • Oi Mari, adorei o post. To indo pra Roma daqui um mês. Sabes se valhe a pena alugar o audio guia? Já alugastes? Obrigada!

    • Oi Debora, eu nao aluguei, mas ha quem goste, ja que eles explicam tudo direitinho, ne? Eu costumo fazer uma pesquisa antes de ir, por isso nao alugo, mas acredito que se voce tem interesse em aprender bastante, vale a pena alugar sim!
      Boa viagem!

  • Olá, adorando o site!!!!
    Estarei no Vaticano coincidentemente no último domingo do mês de Maio. Fui comprar online o ingresso para os Museus e descobri que neste dia o Museu é gratuito!!!!
    O que vocês sabem sobre isso? É só chegar lá e entrar? Será que vai ter muita fila? Vou conseguir ir à Capela Sistina?
    Gostaria de ouvir a experiência de vocês nesse caso.
    Muitoooo Obrigada!
    Anna

    • Oi Ana,
      Os dias gratis do museu do Vaticano sao um pouco complicados pois ha MUITA MUITA gente – o que dificulta passear pelo museu e entrar tambem. As filas ficam imensas, e o ultimo para entrar e’ 12:30, ou seja, se voce chegar as 11 e ficar no fim da fila, provavelmente voce nao vai conseguir entrar pois as filas sao de mais de 2h de espera. A minha sugestao e: ou chegue beeeem cedo para entrar na fila (antes de abrir), ou tentar se programar para ir outro dia e pagar o ingresso!
      E ah, voce consegue ir a capela sistina sim, mas havera bastante gente e, como ha fila, voce nao pode ficar muito tempo la dentro.
      Boa sorte! Depois conta pra gente como foi!

  • Primeiramente, parabéns!!! Site incrível e dicas imperdíveis!!!
    A dúvida: pelo que li às quartas-feiras acontecem as “audiências públicas” com o Papa Francisco, na Praça de São Pedro. Acha possível assistir uma parte para vê-lo, depois seguir para Museu do Vaticano, Capela Sistina, e Basílica de São Pedro, tudo no mesmo dia?

    • Olá Taisa,
      não sei te dizer ao certo pois nunca fui.
      Mas pesquisei rapidamente e vi que elas começam as 10h e duram uma hora. Nesse caso daria tempo sim.
      Li também que, para ver uma audiência papal, você precisa solicitar um convite no formulário do site do Vaticano.
      Como disse, nunca participei e não fiz esse procedimento, então seria interessante checar as informações antes de ir.
      Espero ter ajudado. Beijos

  • Oi Mari, amando seu blog e suas dicas. Me ajudando d+.
    – Chego em Roma dia 14/04 às 7h da manhã e fico hospedada naquela área perto estação TERMINI. Vc acha que seu comprar ingresso para o Museu do Vaticano para 12h dá tempo de chegar? Ou melhor deixar para sábado?
    – Se passar minha visita para sábado, é melhor fazer o Museus de manhã e subir a Cúpula à tarde, ou vice-versa? Qual melhor horário para Museu?
    – Por ultimo: não consigo comprar os ingressos para o Museu no site oficial. Já tentei 3 cartões diferentes e dá um erro no final dizendo incompatibilidade de segurança. Pesquisei e achei 3 intermediários: o Ticketbar, Getyourguide e o TuscanyAll, São confiáveis? Você conhece os serviços?
    Porque li que como eles precisam reunir o grupo que reservou com eles para retirar os ingressos na bilheteria, acabam atrasando nossa entrada também, meia hora ou mais?
    Obrigada pelas informações e um abraço.

    • Oi Ale,
      Acredito que você já deve estar se preparando para viajar.
      Peço desculpas por não conseguir responder antes.
      Vou te mandar um e-mail pra ver se você vê a resposta a tempo! =)

      • Oi Marcela, parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas. Você disse que responderia a pergunta da nossa colega pelo e-mail. Você poderia fazer uma cópia do email e postar no blog para que possamos aproveitar suas dicas e tirar nossas dúvidas. Um grande abraço e feliz 2018.

      • Elio, infelizmente trocamos de servidor e estamos sem histórico de e-mails.
        Mas não se preocupe, pode fazer sua pergunta por aqui que vamos tentar ajudar o máximo que pudermos!
        Abraços e um grande 2018 para você!

  • Oi, Mari, tudo bem?

    Vou com minha mãe e irmãs em abril para Italia e na Pascoa estaremos em Roma. Nossa visita a Necropole foi agendada para as 14h bem no dia do aniversario da minha mãe. Vi que tem um ingresso de museu+capela sistina+pranzo ai musei que teria que ser as 12h para não atrasar a necropole.
    Vc tem alguma info deste ingresso? Se esse almoço vale a pena? Ou seria melhor comermos alguma coisinha por ali mesmo…

    Super obrigada!

    • Oi Beatriz,
      Eu nao sei te falar desse almoco. Eu nunca experimentei esse ingress combinado e nao tenho muitas informacoes sobre ele- sinto nao poder ajudar com isso. Acredito que se for fazer o museu/ capela E almoco, voce precisa comecar antes das 12h, senao nao vai dar tempo de estar na entrada da necropole as 13:45h (voce precisa chegar 15 minutos antes). Voce pode fazer o museu e capela mais cedo, nao?
      Boa viagem!

  • Amigos, Eu e minha esposa iremos a Roma porém sairemos de Pisa de manhã cedo, mais ou menos 06/07 da manhã, para estar em Roma mais tardar Às 10 horas. Temos apenas um dia para visitar Roma e o Vaticano, obviamente não fica confortável, será um pouco corrido, já comprei o Coliseu/Palatino/Fórum Romano. Queremos muito ir na Capela Sistina e na Basílica de São Pedro. Qual o melhor trajeto que vocês nos aconselham nessa visita corrida? rs

    Att, Richard!!

    • Oi Richard,
      Que bom que voces sabem que vai ser corrido! Rs
      Voces podem comecar pelo Coliseu logo de manha, fazer o Foro e o Palatino mais rapidinho (sem audio guia, por exemplo- leiam informacoes antes e saibam as principais atracoes). De la voces podem comer algo ao redor mesmo, e ja correr pro Vaticano para para fazer O museu (onde esta a capela Sisitina) e a Basilica.
      Temos itinirarios e dicas para todas as atracoes de Roma e Vaticano AQUI.
      Boa viagem!

  • Débora Meira dos Santos

    Oi Mari, tudo bem?
    Então, vou fazer uma viagem para o Japão e ficarei esperando 8 horas no aeroporto de Roma, para pegar o próximo vôo( de 7 as 15:20) . Estou querendo aproveitar e dar um pulinho no coliseu, na fonte e na capela. Comprando o ingresso antecipado, vc acha q consigo ver tudo num espaço de 2 horas?

    • Oi Debora,
      Acho meio arriscado, mas pode ser possivel. O problema eh que mesmo com o ingresso antecipado voce ainda tem que retira-lo e ha uma pequena fila das pessoas que compraram antecipado. Alem disso, voce vai acabar nao tendo muito tempo para ve-lo de dentro. Com pouco tempo, eu recomendaria voce passear pelo centro turistico a pe e conhecer a cidade com mais calma. Aqui tem um roteiro legal que fizemos.

      Boa viagem!!

  • Flavio Parisio

    Olá! Pelo que li, a parte da alimentação é um tanto complicada no Vaticano. Sabe me dizer se é possível levar lanchinhos na mochila? Parabéns pelo Blog!!

    • Oi Flavio,
      segundo as regras do vaticano, so eh proibida a entrada com bebidas alcoolicas, no entanto, pode ser que no museu voce nao possa entrar com mochilas grandes (ha um guarda volumes). Mas levar seu proprio lanche eh uma opcao bastante utilizadas pelos turistas que nao querem ter que comer na cafeteria do vaticano (que eh cara, e a comida nao eh la aquelas coisas>…)
      Boa viagem!

  • Oi, Mari! boa tarde! Vc saberia me dizer se esse valor pago pra subir na cúpula precisa ser comprado antecipadamente ou posso comprar lá na hora? Vou em novembro, vc acha que consigo comprar outros ingressos na hora tb? obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!

    • Eu comprei a cupula na hora, Marilia. Sempre tem uma fila mas e pequena, entao nao tem problema.
      Conseguir, voce consegue. Tem a bilheteria pra comprar na hora. Mas depende muito do dia. Novembro pode nao ser alta temporada, mas se voce vai em um final de semana que eh algum feriado local, por exemplo, corre o risco de perder muito tempo. Mas ainda assim ha muita gente que prefira comprar na hora e nunca passou por nenhum apuro, entao depende de voces! 🙂
      Boa viagem!

  • Ualllll, que demais essa matéria.
    Fazer uma viagem a Itália acredito que por si só já seja um verdadeiro sonho, mas conhecer o Vaticano acho que é imperdível a qualquer turista.
    Ótimo texto e excelentes fotos, parabéns!

  • Olá!faremos um city tour incluído na programação da nossa agência de viagens,depois eles oferecem o passeio com especialista ao museu com a basílica por 45 euros cada,dia 28 de maio de 2016,porem o valor do ingresso pelo site oficial é b menor,nao gostaríamos de enfrentar filas , será que dá para encarar a estrada por conta? abraços

    • Da sim, Gliciana. Vai ter filas pro museu mas se elas andam rapido ou nao depende muito do dia que voce ver. Nesse mesmo post que estamos comentando eu coloquei o link para voce comprar o ingresso antecipado pela internet. Com o igresso antecipado voce nao precisa pegar a fila. Passe direto pela fila, entra no museu e siga as placas para retirar seu ingresso comprado pela internet.
      Boa viagem!

  • Mari, qual a media de preços das principais atrações, como o Coliseu, Palatino, museum do Vaticano?

    Grazie

    • Coliseu, Palatino e Forum sao 12 euros; Roma Pass 36 euros; Museu do Vaticano+Capela sistina 16 euros
      Espero que ajude!
      Boa viagem

    • Cinthia,
      A entrada na Basílica é de graça. Voce paga para subir ao domo, ou se agendar a visita à necrópole.
      O museu do Vaticano e Capela sistina são pagos também!

      • Blz!! Não vejo a hora! Ansiedade a mil! Obrigada. Bjin

  • Léa Suely

    Oi Mari, parabéns pelo blog.
    Vc. pode me informar se o elevador para subir na primeira parte da cupula tem alguma escada.

    • Até onde eu me lembro, não tem Léa.
      Não estou com 100% de certeza e não encontrei essa informação, mas quase certeza que não tinha!

  • nubia tavares

    Ola Muito boa noite! Eu estou prester a comprar os ingressos para o Vaticano, mas so me da as opções de horário de 12:00 as 15:00 horas. Logo, eu vi aqui no site que o Museo do Vaticano fecha as 16:00. E que essa visita (VATICANO + CAPELA SISTINA) demorariam de 3 a 4 horas. Sabem me dizer algo?

    • Nubia,
      Essa estimativa da visita é apenas uma sugestao para quem quer ver tudinho do museu. Ela pode demorar menos ou mais, dependendo de voce. Como o intervalo do ingresso comeca as 12, voce teria 4h para visitar tudo se chegasse nesse horario, entao eu acho que daria tempo sim.
      Boa sorte!

  • Oi, Mari! Sei que o Vaticano divulga online a agenda do Papa para 2016 mas não consigo mais encontrar este link. Você saberia me dizer onde encontro a agenda dele? Estarei em Roma em abril deste ano.

    • oi Sandra,
      Também dei uma procurada e não achei! Mas já deve ter sido divulgada em algum lugar pois jornais mexicanos estao divulgando que ele visitara o pais em fevereiro. Fica de olho que logo logo devem por na internet!
      Boa sorte!

      • Oi, Mari! Obrigada! 🙂
        Acabei encontrando o calendário do Papa Francisco no site da Santa Sé!!! 😀 Ainda, não há a programação dele em abril mas acreditando que eles vão colocando as informações quando um mês acaba e inicia-se outro.
        http://w2.vatican.va/content/vatican/pt.html
        beijinhos.

  • Oi Mari, infelizmente terei 1 dia em Roma. Consigo fazer uma reserva para o vaticano cedo, fazer q visita e ir caminhando até o Coliseo para uma visita a tarde? Qual sua opinião?
    Grata pela atenção

  • Boa noite, vou a Roma no final de abril e início de maio de 2016. Gostaria de saber o funcionamento do Vaticano no domingo 01/05.
    Obrigada!

  • Ola
    Adorei as informações , !
    Estamos indo, eu e minha irmã a Roma em abril,
    gostaria de saber de vc ,caso seja possível como é a temperatura nessa época .Vou comprar os bilhetes antecipados, mas vamos fazer os tours sozinhas., estava com receio pq temos mais de 63 anos, mas estou mais tranqüila depois do que li no seu blog.Parabens!

    • Oi Gilda,
      Pode ir tranquila pois essa é uma ótima época para visitar a Europa: a primavera! O tempo vai estar ameno, calor de dia, e fresco à noite.Vocês vão aproveitar muito!
      Se vocês estão indo com tempo, sem correr (por exemplo, dois dias em cada cidade), não tem o menor problema em fazerem os tours sozinhas, só planejem tudo bem, e com antecedência que a viagem será inequecível!
      Fico feliz que o blog esteja ajudando! Continue nos acompanhando e, se tiver qualquer dúvida, é só escrever um comentário!
      Boa viagem!

  • derli de Carvalho Coutinho

    Outra pergunta Mari. Essa visita a necrópole pode causar claustrofobia? Estava vendo no post que mostra e parece ser amplo. E elas passam pelas catacumbas ou isso é outro passeio. Ou são duas visitas distintas?

    • Opa, confundi suas duas perguntas e respondi da necrópole falando que eram as catacumbas.

      As catacumbas são mais apertadas sim e já ouvi gente reclamando que ficou meio claustrofóbica. Eu de você perguntaria pra mais gente próxima a você que poderão te dizer se é um novel que você aguentaria.

      A necrópole é a resposta que dei na outra pergunta: ” tem o teto mais baixo, e em algumas partes são espaços menores, mas o passeio é rápido e com poucas pessoas (no meu grupo não tinha mais de 10), então pondere isso na hora de decidir também!”

      Boa sorte!

  • derli de Carvalho Coutinho

    oi Mari, bom dia! Essas escadas que levam a cúpula são muito apertadas? E as catacumbas, vejo pessoas e amigos que já foram falar que sim. Não que seja totalmente caustrofobica mais em alguns lugares me sinto mal.

    • Oi Derli,
      As escadas tem uma parte apertadinha sim. Não sei te dizer se você se sentirá mal ou não, mas é uma parte pequena e é apertada dos lados, mas não em cima, sabe?
      As catacumbas tem o teto mais baixo, e em algumas partes são espaços menores, mas o passeio é rápido e com poucas pessoas (no meu grupo não tinha mais de 10), então pondere isso na hora de decidir também!
      Boa sorte!

  • Oi Mari, viajo no fim de novembro para Roma e consegui reservar a visita a Necrópole as 14:45, mas queria ter a vista da cupula ainda de dia, visto que o tour pela necrópole deverá terminar quase as 17h e já deverá estar anoitecendo nesse horário. O que vc me sugere, se eu chegar no museu as 9h, dá tempo de ira cupula antes do almoço?

    • Oi Luciana,
      tudo depende de quanto tempo você demorar no museu. Se você vir que já são 12:30 e ainda não terminou o museu, talvez não dê. Mas se você se planejar pra sair as 12h, comer algo bem rapido tipo um sanduiche, e já ir pra cúpula antes das 13, da tempo sim!
      Boa sorte!

  • Bom dia Mari!
    Vi que ate do dia 26/12 o museu do vaticano é fechado…será que vai abrir dia 27/12??? Meu unico dia pra ir lá!

    • Oi Leda,
      No site oficial deles esta escrito que eles so fecham dia 25 e 26, então partindo dessa informação, dia 27 de dezembro dev estar aberto!
      Bom passeio!

  • Olá obrigado pelas dicas, em Março vou a roma, estou a pensar em ir ao vaticano numa 2ª feira ( não apanho o ultimo domingo ). Já vi muitos sites mas não consigo apanhar 1 que informe quais são os museus pagos ( e respectivos preços ) e os que não se pagam. Pelo que entendi a MUSEU DO VATICANO e a CAPELA SISTINA não se paga certo? Gostei da ideia da NECRÓPOLE DO VATICANO. Isto com a crise não queria gastar muito. 🙂

    • Oi Joana, o Museu do Vaticano é pago, sim. Custa 16 Euros o adulto e já da direito à visita da Capela Sisitina.

      • não consigo comprar ingressos pro vaticano no site oficial, lá tem que colocar a tada nascimento e só vai ate 1997…meu filho nasceu em 1998 como faço….tem outro site vendendo mais não sei se o preço é o mesmo eles tao cobrando 20 dolar

        obrigado

      • Oi Rubilene,
        Não sei te dizer qual é o problema. Talvez valha a pena você tentar comprar atraves de uma agência de viagens, ou algo do tipo.
        Boa sorte e boa viagem!!

  • Flávio machado

    Estive visitando o Museu do Vaticano e Capela Sistina e percebi a presença de diversos turistas trajando bermudas e shorts. Portanto, informação não procede

    • Oi Flavio,
      Obrigada pelo seu relato!
      No entanto, a informação da vestimenta esta no site oficial do Museu do Vaticano e foi confirmada por um segurança ao presenciarmos um turista sendo abordado por estar usando shorts. Pode ser que na prática ou dependendo do dia algumas regras sejam seguidas com menos rigor. Nós preferimos seguir à risca para não evitar problemas.
      🙂

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *