O que fazer em São Petersburgo? Passeios e roteiro de 3 dias
Atualizado em:
São Petersburgo é uma cidade romântica e charmosa, e conquista pelos seus canais e pela arquitetura das casas e palacetes. Além disso, é lá que está o Palácio de Inverno, que hoje abriga um dos maiores e mais famosos museus do mundo, o Hermitage. Descobrir a cidade andando é mágico, mas se organizar para não perder nenhuma atração também é crucial, afinal há muito o que fazer em São Petersburgo. Pensando em otimizar o dia-a-dia da sua viagem, organizamos este roteiro por São Petersburgo de maneira geográfica, e ideal para 3 dias, tempo para ver as principais atrações sem correria.
Sugestão de roteiro por São Petersburgo
Dia 1: Arredores da Nevsky
Nevsky Prospekt é a principal rua da cidade de São Petersburgo. Larga e charmosa, ela por si só é um passeio a parte. Mas o bom é que várias outras atrações ficam ao redor dela também, permitindo um ótimo roteiro. No primeiro dia na cidade, a melhor dica é explorar os principais cartões postais da cidade que ficam localizados bem pertinho da avenida. Indo a pé, você pode visitar o luxuoso Fabergé Museum, a icônica Catedral Ortodoxa Kazan, e a famosa Catedral do Sangue Derramado, naquele estilo Russo super fotogênico.
Chegando mais perto do rio estão os Jardins de verão e cruzar a Ponto Tritskiy com destino a ilha Zayachy, onde esta o forte de Pedro e Paulo, e a casa de madeira de Pedro I, do século XVIII.
Dia 2: Palácio de Inverno e arredores
No segundo dia a idéia é se aprofundar um pouco mais na cidade, e explorar a principal atração e um dos museus mais belos do mundo: o Hermitage, que fica dentro do que foi o Palácio de Inverno dos Czares Russos. Pode separar umas boas 2h do seu dia para visitar o Hermitage, já que são salões e mais salões que te teletransportam para esse passado da Rússia pré-URSS.
Depois de lá, siga para a Catedral de São Isaac, também ortodoxa e aberta para visitação, com seus belíssimos murais dourados. Esse caminho é feito por um bonito jardim, com várias estátuas e prédios para se admirar.
Por fim, sugerimos a visita a um dos museus mais interessantes da cidade (na minha opinião): o palácio de Yusupov. Foi lá que aconteceu o assassinato do lendário Rasputin, conselheiro místico dos Czares e super influente na política russa da época. O palácio é interessante também porque conta a história da aristocracia russa, e podemos ver e entender além da realeza.
Dia 3: Bate-volta ao Palácio Peterhoff
Este palácio foi construído por Pedro, o Grande para servir como morada de verão da família real Russa. Localizado a cerca de 40km do centro de São Petersburgo, o palácio é conhecido como o palácio de Versailles Russo, e há quem diga que é ainda mais bonito que o palácio Francês.
Para chegar lá, dá pra pegar um trem da estação Avtovo para a estação Razvodnaya St., que te deixa na frente do palácio. Os trens costumam sair a cada 5min e custam cerca de 30 rublos.
Dá pra usar uma tarde inteira para conhecer os jardins, salões e fontes. Nós sugerimos dar uma lida antes na história dos Czares russos para entender o peso desse palácio e de Pedro, o Grande (aqui nesse post temos um resuminho bem bom).
É claro que toda cidade sempre tem muitas outras atrações para explorar se você ficar mais tempo, como uma ou duas semanas, e São Petersburgo não é diferente. No entanto, esse é um roteiro básico, para quem não tem tanto tempo disponível e quer conhecer o principal da cidade em poucos dias. Aproveite!
Deixe seu comentário