Roteiro pelos países Bálticos
Atualizado em:
Uma região que antes era quase desconhecida vem ganhando cada vez mais atenção pela cena turística, que aumenta a cada ano: os países Bálticos, que consistem na região ao redor do mar Báltico, no Nordeste da Europa. São eles: Estônia, Letônia e Lituânia.
São pequenos países ex-soviéticos que estão, pouco a pouco, se reinserindo no mundo ocidental (A Estônia, por exemplo, já entrou na zona do Euro). A região é fria (então aconselho ir de maio a setembro) e com lindas paisagens, e as cidades são pequenas e com aquela carinha de vila européia antiga (porque na verdade é isso que elas são).
Pra visitar na região há, além das paisagens naturais, museus sobre a época soviética, restaurantes típicos, castelos e igrejas ortodoxas. Vou mostrar aqui uma sugestão de roteiro baseada na minha viagem, e na conversa com o pessoal de turismo de lá.
A minha viagem eu fiz toda de ônibus e de trem. A malha ferroviária deles não é tão ampla como a da europa e os trens são mais antigos, então prefira os ônibus, que oferecem a opção “deluxe” e são super confortáveis e com preços justos. Eu cheguei lá pela Polônia, que havia sido minha parada inicial, mas você pode escolher seu ponto de partida, só que sempre seguindo a ordem geográfica, pois fica mais fácil:
1- COMEÇANDO DE “BAIXO”: Lituânia- Letônia – Estônia (pode pegar um vôo pra Lituânia direto ou entrar pela Polônia)
Roteiro começando pela Lituânia (Varsóvia está marcada no mapa pois foi de onde eu vim)
2- COMEÇANDO “POR CIMA”: Estônia- Letônia- Lituânia (Pegando um vôo pra Estônia ou entrar pela Finlândia ou Rússia e ir descendo). Se você for pela Finlândia, existe uma balsa de Helsinki para Tallin.
Começando pela Estônia dá pra vir de Helsinki ou São Petesburgo, ou mesmo pegar um vôo direto pra Tallin
As cidades para serem visitadas são as capitais (Tallin, Riga, Vilnius). Existem atrações nas cidades menores mas, a não ser que você queira ir bem a fundo na cultura da região e tenha muito tempo, não vale a pena.
*As empresas de ônibus que atendem a região são: Ecolines e Eurolines (a gente arriscou comprar na hora e deu certo, mas é sempre bom planejar e comprar antecipado, né?). Há também a possibilidade de alugar um carro, se você preferir.
**A maioria dos vôos para os Bálticos saem da Alemanha, então você, provavelmente, fará uma escala por lá.
*** Muitas empresas de turismo (brasileiras e estrangeiras) também fazem esse roteiro de navio.
______________________________________________________________
Agora veja aqui as dicas sobre cada país:
ESTÔNIA – Tallin
Onde se hospedar: Dica de hotel TOP em Tallin
Conhecendo a cidade: Tallin, cool e histórica
Onde comer: Os 3 melhores restaurantes de Tallin
LETÔNIA – Riga
Post geral: Riga, você vai adorar a Letônia!
LITUÂNIA – Vilnius
Conhecendo a cidade em um dia: Vilnius, é tão pequeno, o que tem pra fazer?
Deixe seu comentário