Roteiro pelo Rajastão – os grandes reinos do deserto de Thar


Atualizado em:


O Rajastão é um estado indiano localizado no oeste da Índia, na divisa com o Paquistão. Ele é um dos principais destinos turísticos do país devido ao altíssimo número de palácios, fortes e construções antigas, além de ter sido um dos maiores centros comerciais indianos, o que reflete hoje em enormes e coloridos bazares.

A sugestão de roteiro abaixo abrange apenas uma parte do Rajastão, o oeste que é coberto pelo deserto de Thar, onde tiveram destaque três principais reinos: Jaisalmer (veja o post aqui), Jodhpur e Bikaner. Os chamados “reinos do deserto de Thar” foram grandes potências econômicas e militares no século 15 e 16, e isso se deve, principalmente, à sua localização, que fica bem na rota para a ásia central, centro do comércio do oriente. As três cidades guardam até hoje um pouco da sua história nos vários palácios, fortalezas e cidades amuralhadas, ou seja, é um belo destino turístico.

Começamos o passeio chegando de avião em Jodhpur, que tem um bom aeroporto (estavamos vindo do sul da índia, então avião foi a melhor opção), e a partir daí fizemos tudo de carro com o suporte de uma empresa de turismo local. A contratação de motoristas para viagens pela Índia é bom comum e pode ser feita através de agências do brasil, ou com a ajuda do concierge do hotel.

De Jodhpur seguimos para Jaisalmer, de lá para Bikaner, e de Bikaner para Jaipur, para emendarmos no roteiro do Golden Triangle (conheça esse roteiro aqui).

Confira no mapa como ficou nossa rota:

Captura de Tela 2014-03-24 às 14.10.14

Nossa viagem acabou sendo a junção de dois roteiro: “reinos do deserto de Thar” + “Golden Triangle” e durou 10 dias (que era o que eu tinha de tempo depois dos 3 meses de trabalho voluntário por lá). Achei um roteiro bom, um pouco corrido, mas não senti falta de ficar mais dias em nenhuma cidade, foi o suficiente para ver tudo!

Dia 1- Jodhpur (avião chegou cedo, então tinhamos o dia todo)

Dia 2- Jodhpur – Jaisalmer (viajamos a tarde – 5h de carro)

Dia 3- Jaisalmer (confira seis passeios para fazer em Jaisalmer aqui)

Dia 4- Jaisalmer – Bikaner (Saimos de manhã – 6h de carro)

Dia 5 – Bikaner

Dia 6- Bikaner – Jaipur (Saimos cedinho – 6h de carro)

A partir daqui começa o roteiro do Golden Triangle (este aqui).

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese