Saiba tudo sobre o MALBA (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)


Atualizado em:


Todo roteiro de viagem deveria contar com pelo menos um museu em cada cidade. Isso porque as obras de determinados artistas ajudam a explicar a história e cultura de cada região.

Em Buenos Aires, se eu tivesse que escolher apenas um museu para visitar, eu visitaria o MALBA, por um simples motivo: Abaporu.
Sempre fui fascinada por esse quadro, o momento histórico que ele inspirou e todas as interpretações e leituras enigmáticas que dão a ele.
Tarsila fez essa tela de presente para seu amigo Oswald de Andrade, e o “Abaporu” (do tupi-guarani aba, “homem” e  poru, “canibal” – homem que come homem) mexeu tanto com ele que o inspirou a escrever o “Manifesto Antropofágico”.

E mesmo sendo 100% brasileiro ele está aonde? Na Argentina…

O fundador do MALBA, Eduardo Costantini, já até fez uma proposta à Dilma em 2011 para construir um MALBA no Brasil (e o Abaporu seria trazido para cá), mas, pelo visto, essa proposta não foi pra frente e não deu certo. Então, se o MALBA não vem até o Brasil, nós vamos até Buenos Aires!

Fachada do MALBA

Museu em Buenos Aires

galeria do malba

Abaporu

Abaporu, Tarsila do Amaral, 1928

Mas não é só do Abaporu que vive o MALBA. No primeiro andar, o acervo fixo tem obras de diversos artistas do séc. XX da América Latina, como Fernando Botero, Candido Portinari, Antonio Berni, Diego Rivera e Frida Kahlo.

No segundo andar ficam as exposições temporárias de diversos artistas argentinos ou internacionais (Obsessão Infinita da Yayoi Kusama estava lá no ano passado). Até 6 de outubro de 2014 está rolando a exposição “Le Parc Lumière”, do argentino Julio Le Parc, que foi um dos pioneiros da arte cinética com luz. A exposição é bem diferente e interativa, bem gostosa de ver.

Frida Kahlo

Autorretrato con chango y loro, Frida Kahlo, 1942

Antonio Berni

Manifestación, Antonio Berni, 1934

Portinari

Festa de São João, Candido Portinari, 1936-1939

Para entender melhor as obras ali expostas, tente agendar sua visita para uma quarta-feira ou domingo as 16h, quando há visita guiada gratuita em espanhol!

O Museu é bem pequeno e rápido assim como o tour, que dura em média 50 minutos para cada andar (a visita as exposições temporárias começa as 17h).

Vale a pena dar uma passadinha lá. Depois você pode continuar seu passeio tranquilamente pelo Rosedal de Palermo, Planetário, Shoppings e etc…

IMG_3048

Loja MALBA

Se joga na lojinha no final da visita!

 

Entrada: $50 e $25 as quartas-feiras.
Das 12h as 20h (até as 21h as quartas)
Fecha as terças.

Av. Figueroa Alcorta 3415
Buenos Aires, Argentina. 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese