Um giro pela Irlanda e um passeio por Dublin
Atualizado em:
“What’s the crack?”
É assim que se recebe um amigo na Irlanda, uma gíria muito usada aqui na terra dos Leprechaun! Ah! Significa, “Qual é a novidade?” e os Leprechaun são aqueles homenzinhos folclóricos de barba e roupa verde, bem famosos na Irlanda.
Em primeiro lugar, algumas dicas práticas:
-Quanto tempo ficar? Eu estou morando em Dublin, mas acredito que uma semana você consegue desvendar a Capital e mais algumas cidades interessantes da Irlanda.
-Aonde ficar? The Merrion Hotel é uma ótima opção para quem busca conforto, além de ficar no coração de Dublin.
Então vamos começar a desvendar o tesouro que os Leprechauns guardam?
Começando por Dublin, cortada pelo rio Liffey, uma cidade que ama sobre todas as coisas a Guineess, seus PUBs no Temple Bar e se orgulha de ter o maior parque fechado público e urbano “Phoenix Park”!
Sabia que Dublin já foi eleita uma das principais cidades da literatura mundial?
Um roteiro básico por Dublin é pela manhã, conhecer a Trinity College, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I. Diz a lenda que se você estuda na universidade e está esperando para receber seus resultados, você jamais deverá passar por baixo do campanário! Aos poucos você se acostuma com o jeito supersticioso dos Irish!
Um passeio muito interessante é conhecer ” O livro de Kells” na fabulosa biblioteca da Trinity College, acreditam que o livro foi escrito e pintado por volta de 800 A.C., ele já fui roubado, enterrado e caçado pelos 7 mares do mundo por conta dos Vikings, hoje figura muito engraçada na cidade. O livro é considerado “Iluminado”, por conta das pinturas que constam nele, muitas com ouro e prata.
Depois de ganhar alguns neurônios a mais ( que você vai perder a noite), você pode passear pela Grafton Street, um calçadão delicioso de Dublin, onde podemos encontrar as melhores marcas do mundo inteiro!
Em seguida, quem sabe um café no St. Stephen’s Green? Claro, se o tempo estiver bom, o que ocorre umas 20 vezes durante o ano! Ao lado fica o St. Stephen’s Green Shopping Center, que tem uma estrutura de vidros que lembra um estufa, o que ajuda a entrar no clima são as muitas flores espalhadas pelo Shopping.
Pode ser obvio, e as vezes o óbvio é o mais saboroso, então prove o “Fish n’ Chips” de Dublin, um dos lugares mais famosos é o Leo Burdocks!
Depois de lavar as mãos ( você vai precisar), siga para a St. Patrick’s Cathedral, lá podemos conhecer mais sobre Liga Gaélica, mais de 5 milhões de pessoas visitam a Cathedral por ano, um dos outros pontos legais do lugar é conhecer alguns objetos de Jonathan Swift, famoso escritor satírico irlandês conhecido pelo livro “As viagens de Gulliver” e também por ter sido o Deão da Catedral.
Voltando para o Rio, você pode passar pela Christ Church, é tão importante quanto a St. Patricks, foi construída em 1038.
Saindo da igreja eu lhe aconselho a ir para a Fábrica da Guinness, afinal, toda viagem merece um brinde!
Após conhecer as instalações da fabrica, você sobe ao topo do prédio, e justamente por isso, é um ótimo passeio para se fazer no final do dia e aproveitar a vista do lugar!
Por não ter muito Sol, os prédios em Dublin não passam dos 5 andares, para que quando faça sol, um prédio não faça sombra no outro! Outra curiosidade são os feriados, eles tem feriados na maioria das vezes no verão, novamente por conta do Sol! Que quase não dá as caras por aqui!
Chegou a noite!! Se você vier no verão, a noite só começa as 9, mas fiquei atento: todos os pubs obrigatoriamente fecham as 3 da manhã, então aproveite a noite bem!
Existe uma variedade enorme de pub na região do Temple Bar, mas um dos mais famosos é justamente o “The Temple Bar”, com muita música, banda e regando a noite de todos com cerveja!
De sexta-feira a melhor opção é o PorterHouse, de sábado um Pub muito bacana é o Cafe En Seine, três andares de puro luxo! Mas não exagere! Se você optou por conhecer além de Dublin, guarde uma energia para os outros dias, pois todo dia é dia de festa pela Irlanda!
Para quem gosta de explorar além da capital, alguns lugares incríveis de ilha dos Leprechauns vão a seguir:
– Cliffs Of Moher, localizado no condado de Clare, são 8km de penhascos incríveis! Considerado a maior atração natural da Irlanda. Confesso, é de tirar o fôlego de qualquer um.
-Howth, uma pequena vila portuária que fica ainda no condado de Dublin, para os que gostam de uma boa trilha pela natureza é uma ótima experiência. Possui 5 tipos de rodas diferentes, detalhadas pelo tempo e distância de cada uma. Além de ser um lugar incrível para saborear os peixes e frutos do mar mais fresco na ilha!
-Wicklow, para os românticos incuráveis e os cinéfilos, uma viagem cheia de surpresas. Pela região de Wicklow foram gravados filmes como Excalibur, Coração Valente e o meu preferido, P.S. I love you.
Além da beleza natural incrível, como Lago Guinness (tem esse nome por ser preto,cor da cerveja preferida dos Irish!), outra opção é Glendalough que é conhecido como ” The Garden of Ireland”, onde podemos conhecer monumentos históricos.
Também dá para visitar a Powerscourt House, um palácio lindo, que foi cenário do filme “Conde do Monte Cristo”, com lindos jardins e monumentos históricos. Ah! Dependendo da rota que você preferir fazer, vale a pena dar uma paradinha em Bray e se divertir com a praia.
E ai? Gostaram de passear pela Irlanda com a Gabi? Nós adoramos!
Luciana Pedreira
Depois do tour na fábrica da Guiness fiquem um tempo no gravity bar, no topo! Além da vista linda, é super gostoso!!! Ótimas dicas, amo a Irlanda!!!!