Winter Wonderland: saiba tudo sobre o parque de Natal de Londres
Atualizado em:
O Natal no hemisfério norte vive no imaginário de todos nós, por conta dos filmes e séries que se passam nessa época do ano. Boa parte da mágica retratada se deve ao fato de ele, diferente do nosso, acontecer no inverno. Mas você não precisa passar o dia de Natal viajando longe da família para sentir um pouco do que é esse clima, e uma ótima opção em Londres é curtir o Hyde Park Winter Wonderland. Confira como viver essa experiência de Natal em Londres.
Sabe quando está se aproximando o fim do ano e todos os comércios ficam temáticos e as ruas decoradas para o Natal? Bom, na Inglaterra isso é três vezes mais intenso. Confesso que no meu primeiro ano vivendo esse período por lá eu, que sou maluca por Natal desde criancinha, fiquei até de saco cheio e ganhei apelido de Grinch.
Mas calma, para quem vai a turismo e não precisa viver a loucura de Natal por três meses, o clima e a decoração são incríveis! E se você escolher passar uns dias na Europa perto do Natal, eu recomendo muito que vá ao Winter Wonderland, principalmente se estiver com crianças.
O que é o Winter Wonderland?
O Winter Wonderland é como se fosse um parque temático temporário que é montado todos os anos dentro do Hyde Park, portanto no coração de Londres. Nele, você vai encontrar uma série de atrações para todas as idades.
Ele não é exclusivamente um parque de Natal, mas como é montado nessa época do ano e o espírito natalino toma conta de tudo, ele acaba ficando conhecido desta forma. É clichê, mas é verdade: O Winter Wonderland é uma atração para toda a família.
Ele acontece todos os anos entre meados de novembro e o dia 1 de janeiro. Em 2023, a abertura do parque será no dia 17 de novembro.
O que tem pra fazer no Winter Wonderland?
Lá, há diversos brinquedos, como de parques de diversões mesmo, que vão de montanhas russas radicais aos mais tranquilinhos para crianças pequenas, passando por mansão mal-assombrada, casa maluca e também aquelas barraquinhas que têm nas festas juninas por aqui, com jogos de mira e coisas do tipo.
Se você não é o maior fã de brinquedos, não se preocupe porque isso é só o começo. Eu mesma, apesar de amar uma boa montanha russa, não fui em nenhum brinquedo no ano passado porque estava chovendo quando eu estava lá. Uma opção bem interessante e disputada, por exemplo, é a pista de patinação no gelo.
Se sua vibe é mais contemplativa, você vai adorar o mercado de Natal, um dos melhores de Londres, e as deliciosas e extremamente diversas barracas de comida. Há ainda alguns espetáculos musicais e uma apresentação circense.
Quanto custa para entrar no Winter Wonderland?
Para ir ao Winter Wonderland é preciso comprar um ingresso online. Os preços variam de gratuitos (nos horários off-peak, geralmente assim que o parque abre) até 7,50 libras. Você vai receber um QR Code que mostra na entrada e pronto.
Quando for comprar o ingresso, terá que escolher um intervalo de horário. Esse intervalo indica quando você pode entrar no parque, mas uma vez lá dentro pode ficar quanto tempo quiser, até o horário de fechamento.
Recomendamos sempre comprar com antecedência, principalmente se você quer ir em um final de semana ou nos dias mais próximos do Natal. No entanto, se você ainda não tiver muita certeza, não se preocupe, é difícil que os ingressos esgotem completamente.
Note que o ingresso te dá direito somente a entrar no parque. Lá dentro, cada atração tem um custo extra – exceto o mercado de Natal, que você pode só olhar tudo sem gastar nada se não quiser.
Quem compra antecipadamente um valor equivalente ou maior que 25 libras em atrações ganha a entrada de graça. Se você já sabe que vai querer ir em alguma atração específica, recomendo muito comprar antes para evitar filas. No caso da patinação, se deixar para a última hora pode até acabar ficando de fora.
Mais informações sobre preços e opções de compras você encontra no site do Winter Wonderland.
Como chegar ao Winter Wonderland?
Para ir ao Winter Wonderland a recomendação é a mesma de sempre em Londres: use o transporte público. As estações recomendadas para quem chega de metrô são Green Park, Victoria e Paddington. Bond Street e Knightsbridge também são boas opções.
Hyde Park Corner e Marble Arch acabam ficando lotadas demais e viram um perrengue. Da mesma forma, as entradas (são três no total) que ficam mais próximas delas costumam ser as mais cheias.
Apesar da grande quantidade de gente, achei a experiência de chegada ao Winter Wonderland bem tranquila. Caminhei um pouco da estação até a entrada, mas a fila fluiu muito bem e uma vez nela não esperei nem 5 minutos para chegar ao lado de dentro.
Recomendações de amiga!
Eu não poderia esquecer de deixar aqui alguns alertas. Em primeiro lugar, vá preparado para o frio, a lama e a lotação.
Londres é bem fria, principalmente para os padrões brasileiros, durante o período em que o Winter Wonderland acontece, e lá tudo é aberto. Então para evitar desconforto, vá bem agasalhada.
Londres também é muito famosa pela chuva, então claro que o chão de grama do parque muitas vezes fica bem enlameado. Calce uma boa bota e prepare-se para ter que limpá-la depois.
Quando chegar lá, respire fundo e lembre que está de férias. O Winter Wonderland é a principal atração de fim de ano em Londres, então claro que ele é muito cheio, principalmente à noite. Mas não se preocupe porque é muito divertido!
Se quiser fugir das filas e não se importar de ver o parque sem todas as suas luzes, recomendo fortemente ir durante o dia, assim que o parque abrir. Além de pagar mais barato (ou nada!) para entrar, você curte sem ter que ficar o tempo todo desviando de pessoas e sem enfrentar filas. Perfeito para quem vai com crianças.
Por fim, vá com tempo! O Winter Wonderland é bem grande e mesmo que você não vá a muitos brinquedos, o que toma tempo, é provável que você queira andar por tudo para saber como é, conhecer a região. Melhor não precisar fazer isso correndo ou ser expulso porque o parque está fechando!
Outras atrações de inverno e de Natal em Londres
Se ao ler essas informações você perceber que na verdade o Winter Wonderland não é muito algo que você gostaria de visitar, não se preocupe! Você ainda tem mil formas de aproveitar o clima invernal e o clima de Natal em Londres.
Uma dica bem legal é o Kew Gardens, um jardim botânico que cria todo ano um super espetáculo de luzes perto do Natal. Esse é mais caro e extremamente disputado, reserve com bastante antecedência.
Para patinar no gelo, a Somerset House tem a pista mais linda de Londres (também precisa ser reservada com antecedência). E há outras opções espalhadas pela cidade, como em Canary Wharf, por exemplo.
E se a sua intenção é conhecer um mercado de Natal, não perca o da Leicester Square. Ele ainda deixa a desejar quando comparado a outros mercados europeus, mas é bem bom para o padrão londrino.
Você já foi ao Winter Wonderland ou está planejando conhecer? Me conta aqui nos comentários o que achou!
Deixe seu comentário