10 passos práticos para planejar a sua viagem


Atualizado em:


“Olá, eu vou fazer uma viagem em (coloque a data aqui) e tenho tanta coisa pra fazer e escolher que eu não sei por onde começar. Me ajuda?”. Recebemos em média um e-mail ou comentário desse tipo por dia. Sempre respondemos e ajudamos como podemos, mas agora pensamos que poderíamos tentar responder as dúvidas gerais em um post para ajudar a planejar sua viagem.

Tentamos bolar uma lista prática e objetiva, com os 10 principais passos que costumamos seguir antes de recebermos a recompensa final por todo o trabalho duro de planejamento: a viagem!

Vamos aos passos para planejar a sua viagem:

1- Liste as cidades que quer visitar. 

Comece colocando no papel todas as cidades que quer visitar. Depois, com bom senso, escolha quais são realmente viáveis no tempo que você tem, exemplo: não da pra colocar Turquia e Inglaterra juntas em uma viagem de 5 dias, pois você vai acabar não aproveitando nem um e nem o outro destino direito. A não ser que você queira passar mais tempo se locomovendo do que curtindo a viagem.

2- Checagem burocrática. 

Verifique todos os documentos e vistos para entrar nos países que visitará, cheque a data de validade do seu passaporte, veja se é necessário tomar alguma vacina antes de ir e etc. Essa é a hora de verificar todas as exigências e documentações que você precisará antes de comprar sua passagem ou na hora de embarcar.

3- Compre a passagem!

Hora de pesquisar loucamente as melhores ofertas de passagens aéreas, e ver qual trecho é mais em conta dentre as opções de vôos que chegam em alguma das cidades que você listou no primeiro passo.
Comprou? Vivaaa! Agora a viagem já começa a sair do papel.

4- Monte seu roteiro.

A partir da cidade que você chegará e sairá do estado/país/continente em questão, a próxima etapa para continuar a planejar sua viagem é montar o roteiro, decidindo a ordem em que visitará cada uma delas.
Um exemplo de como poderá ficar: Paris- Genebra – Berna- Lucerna – Zurique- Munique – Viena – Praga – Berlin – Paris.

5- Decida a quantidade de dias em cada cidade.

Depois de montado o roteiro inicial, comece a pensar em quantos dias você precisará para conhecer cada cidade. Tente responder algumas perguntas: O que eu quero ver em cada uma delas? Quantos dias preciso pra isso? O dia do transporte entre cidades será um dia perdido, ou ainda consigo aproveitar a manhã ou noite em alguma cidade (planejamento em conjunto com o passo 6)? O que quero priorizar nessa viagem? E etc..

6- Pesquise e defina o transporte entre as cidades. 

Qual será o melhor meio de transporte para você ir da cidade “X ” até a cidade “Y”? Trem? Barco? Carro? Onibus? Avião? Hora de pesquisar os horários, preços, dias e começar a ter em mente como você vai se locomover de uma cidade a outra.

Se algum desses trechos necessita de compra com antecedência, já reserve ou compre as suas passagens de trem/avião. Esse passo pode acabar mudando uma ou outra coisa na ordem definida no item 4, mas ainda há tempo para isso.

7- Escolha e reserve os hotéis/hostels.

Por que não escolher e reservar os hotéis antes de ver o transporte? Pois muitas vezes a locomoção pode causar alguma alteração no planejamento dos dias de chegada em um determinado local. Já aconteceu do trem só passar as quintas-feiras na Bolívia e do vôo de Barcelona para Suíça só acontecer 3 vezes por semana, por exemplo. Quando isso acontece e não há outra alternativa, é preciso remanejar a ordem das cidades do seu roteiro. Imagina se você já estivesse com todos os hotéis reservados e sem conseguir ficar flexível para mudar?
Nós reservamos nossos hotéis pelo Booking.com, pois o site é fácil de navegar, mostra fotos, localização e comentários sobre os hotéis e é confiável, tanto que é um dos parceiros do Segredos de Viagem. Se você reservar o hotel pelo link acima, nós ganharemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o SV! =)

8- Estude o seu destino.

Finalmente a parte mais gostosa, na minha opinião! Hora de ler sobre a história da cidade, de ficar vendo quais passeios quer fazer, escolher os restaurantes que quer visitar, as lojas, descobrir os eventos que vão acontecer naquele período, assistir filmes que se passem no local a ser visitado, e tudo o mais que te ajude a, além de planejar sua viagem, entrar no espírito do lugar!

9- Ajustes finais.

Hora de arrumar todas as possíveis pendências. Ainda não habilitou seu cartão de crédito para compras internacionais? Quer mudar seu plano na companhia telefônica? Já viu o seu seguro saúde? Trocou algum dinheiro? Separou o passaporte (checou a validade)? Se você ainda não resolveu essas pendências, a hora é agora. Vai!

10- Esqueça todo o planejamento anterior. 

Ahn? Esquecer todos os passos anteriores? Sim!! Agora é hora de viajar e aproveitar todas as alegrias, perrengues, imprevistos e surpresas que essa experiência vai te proporcionar!

Chegou a melhor parte da viagem: a própria viagem.

Então:

justgo2

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.