Mostar, a capital cultural da Bósnia-Herzegovina
Atualizado em:
Conheça Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Este é o sétimo post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!
História de Mostar e da Bósnia-Herzegovina
Mostar é uma cidade ao sul da Bósnia-Herzegovina que, antes da unificação dos dois países, era a cidade mais importante da Herzegovina. Ainda hoje, a cidade é uma das principais do pequeno país. Você pode achar estranho uma cidade de apenas 100 mil habitantes estar nessa lista junto com lugares como Melbourne ou Medellín, mas a verdade é que mesmo as cidades pequenas podem ser incríveis- e este é o caso em Mostar!
Até 1991, Bósnia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Macedônia e Croácia eram um só país, a Iugoslávia. A partir deste ano, como resultado de diversas crises internas, o país começou a se dividir. A Sérvia deu o pontapé inicial e conseguiu sua independência, seguida pelos outros nos anos seguintes.
O problema foi que estas divisões englobavam vários povos e religiões diferentes, o que causou diversos conflitos violentos que dizimaram algumas cidades e populações, entre elas Mostar.
A Bósnia-Herzegovina é composta de três etnias principais: os Bósnios (muçulmanos), os Sérvios (ortodoxos) e os Croatas (católicos). De 1991 a 1993 o país esteve em guerra entre as três etnias, sendo que Sérvia e Croácia financiavam os dois últimos povos.
Mostar foi a cidade mais bombardeada pela guerra, e ficou sitiada por 9 meses em 1993, que foi o ano em que o cartão postal da cidade – a ponte Stari Most, foi destruída. Em 1995 foram assinados acordos de paz e o país (e Mostar) foram, lentamente, se reconstruindo.
Por que Mostar é incrível?
A história de guerra de Mostar não tirou sua beleza. Uma cidade que parece saída de um conto de fadas por causa do rio azul turquesa que cruza a cidade e da vegetação ao redor, Mostar se reconstruiu, sem se esquecer das feridas da guerra.
Uma cidade com traços medievais na parte antiga, mesquitas e igrejas no meio de tudo isso, edifícios abandonados e cravejados de balas compõem o cenário de um lugar mágico. História, paisagens naturais, arquitetura e um povo receptivo são a combinação que faz de Mostar uma cidade incrível!
Principais atrações em Mostar
- Old Town: o principal centrinho da cidade, onde estão localizados os cafés e restaurantes, e é possível sentir a “vibe”medieval da cidade.
- Stari Most: a ponte velha que é o principal cartão postal da cidade e cruza o rio Neretva ligando os dois lados da cidade. A ponte tem mais de 400 anos e foi destruída durante a Guerra da Bósnia, nos anos 90, mas foi reconstruída em 2004.
- Mesquita de Koski Mehmed Paša: Foi construída em 1618 e, apesar de ser simples se comparada às grandes mesquitas da Turquia e dos Emirados Árabes, ela é muito bonita. Mas a atração principal é a vista que ela tem da cidade e, principalmente da Stari Most.
- Cachoeira de Kravice: Localizado a 40km de Mostar, esse lugar parece um pequeno paraíso! Tratam-se de cachoeiras que desaguam em uma lagoa de águas turquesas cristalinas (e frias) e que são um destino certo dos Bósnios e turistas no verão.
- Blagaj Tekke: Este é um monastério da religião Derviche e considerado um dos lugares mais sagrados da Bósnia. A região é linda e cerca o rio Neretva.
- Pocitelj: Uma cidade medieval a cerca de 30km de Mostar, à beira do rio Neretva. Vale pela história e pela arquitetura das construções locais.
Como ir e quantos dias ficar?
Mostar é pequena e há quem a visite em apenas um dia. Realmente, você pode ver a ponte, o centro antigo e a mesquita em um dia, mas para conhecer Pocitelj e as Cachoeiras de Kravice, você precisaria de mais 2 dias. 3 dias em Mostar é bom para conhecer bem, 4 dias dá pra curtir melhor. Mas se você só tiver 1 dia, não deixe de ir mesmo assim.
Para ir pra Mostar é legal combinar com viagens pelo leste Europeu como Croácia, Montenegro ou Sérvia. É comum que as pessoas passem antes por Sarajevo, pois de lá sai um trem que vai para a cidade e passa por paisagens de tirar o fôlego. Há um pequeno aeroporto que recebe vôos mais locais, mas o melhor mesmo é fazer a rota de carro, ônibus ou trem.
Também dá pra ir pra Mostar saindo de Dubrovnik, na Croácia. De carro a viagem dura cerca de 2h30min e há agências croatas que façam esse passeio como bate-volta.
Onde se hospedar?
A cidade é pequena e é fácil se locomover a pé ou com os taxis locais, então não existe uma localização que seja ruim por la. No entanto, os melhores hoteis/pousadas (bed & breakfast) estão localizados bem perto ou dentro de Old Town. Aqui no Booking.com há uma seleção com as melhores opções.
Para ler mais:
A Adriana, do Blog Dri Everywhere já foi para Mostar na sua viagem pela costa do Adriático, e contou a experiência dela AQUI.
A Cláudia do Blog Felipe, o pequeno viajante, passou por Mostar na sua viagem de motorhome com a família e contou tudo AQUI.
E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?
Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!
Deixe seu comentário