Cidades Incríveis: Masdar – a cidade 100% tecnológica nos Emirados Árabes


Atualizado em:


Este é o terceiro post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!


História

Os Emirados Árabes são pioneiros em diversos assuntos relacionados ao planejamento de cidades. Com uma localização não muito privilegiada em se tratando de clima e vegetação (já que a região é bem desértica), os Emiratis costumam construir verdadeiros milagres urbanísticos – e milionários! Dubai é um exemplo que conhecemos bem. Mesmo Abu Dhabi, que é um pouco menos atrativa turisticamente, também tem projetos megalomaníacos admirados no mundo todo. Mas nenhuma das cidades Emiratis se compara a Masdar.

Masdar é uma cidade 100% planejada por uma companhia incorporadora (chamada Masdar) e financiada pelo governo de Abu Dhabi. O projeto ficou por conta da empresa inglesa de arquitetura Foster + Partners. A idéia é construir uma cidade tecnológica e sustentável, com energia solar totalmente renovável. O plano da cidade tem 6mil km quadrados e foi feito em 2006. As construções foram iniciadas em 2008 e eram pra ter terminado em 2015, mas isso já foi adiado para 2020/2025, pois a crise financeira de 2008 afetou muito o financiamento do projeto. Isso porque a idéia que eles têm para povoar a cidade é trazendo diversos institutos de pesquisa tecnológicos e de sustentabilidade, universidades e multinacionais- estas gravemente afetadas pela crise. Por isso, Masdar hoje em dia é ainda uma cidade quase que “fantasma”, com vida apenas em um pequeno centro principal, onde está instalado a sede de inovações da Siemens, e o instituto de ciência e tecnologia.

Masdar vista de cima

Masdar vista de cima

 

Masdar vista de longe, um oásis de inovação no meio do deserto

Masdar vista de longe, um oásis de inovação no meio do deserto

 

Painéis solares que fornecem toda a energia da cidade

Painéis solares que fornecem toda a energia da cidade e ocupam 22 hectares no deserto

Por que Masdar é incrível

Além de ser a primeira e única cidade planejada para ser 100% tecnológica e renovável, Masdar conta também com o projeto de ser uma incubadora para negócios relacionados a inovação tecnológica e sustentável.

Alguns dos projetos incríveis de Masdar incluem: a captação de luz solar para gerar energia que atenda 100% da demanda da cidade; um sistema subterrâneo de transporte “público” que são carros individuais movidos à energia solar e guiados por GPS (sem seguir trilhos, eles tem rotas pré determinadas por computador); sistema “limpo” de ar condicionado proporcionado pela Wind Tower, que capta o ar, refrigera e o solta de volta para manter Masdar fresca mesmo estando no meio do deserto; sensores de movimentos nas casas e escritórios que reduzem o uso de energia e água quando não há ninguém no ambiente; dentre outras maravilhas do futuro que não vemos em nenhum outro lugar.

Este plano mostra as diversas "camadas" de cidade que são necessárias para colocar todo o projeto sustentável e tecnológico em ação

Este plano mostra as diversas “camadas” de cidade que são necessárias para colocar todo o projeto sustentável e tecnológico de Masdar em ação

No entanto, a cidade ainda não atingiu todo o seu potencial pois não foi finalizada, por isso ainda não é um destino de viagens ideal e não se vê em guia turísticos. Ela ainda é incrível no papel, mas para quem visita ainda tem poucas atrações e deixa a desejar – a não ser que você seja fascinado por arquitetura e energias sustentáveis.

Informações Úteis

Masdar ainda não é um bom destino para ser visitado já que ainda não está finalizada. Quando estivemos em Abu Dhabi há alguns anos, nós passamos de carro em frente da cidade e tudo parecia um grande canteiro de obras, com excessão de alguns prédios já prontos. Hoje em dia há mais vida na cidade, mas ainda não é algo super tourist-friendly (a não ser que você seja arquiteto, urbanista ou entusiasta de projetos sustentáveis). No entanto, nós creditamos que em alguns anos essa cidade vai ser um destino que merece a visita!

A cidade está localizada no Emirado de Abu Dhabi e é facilmente acessada de carro saindo de Dubai ou de Abu Dhabi. Nós passamos por ela no caminho de Abu Dhabi pro Ferrari World. A visita a Masdar, portanto, combinará (no futuro, quando estiver 100% pronta) muito bem com uma viagem aos Emirados, já que você não precisa de mais de um dia para conhecê-la em um bate-volta.

Captura de Tela 2016-01-13 às 16.05.33

Alguns poucos pontos já estão 100% funcionando e abertos para visitação. Eles são: a torre de vento (a que refresca o ar da cidade), o prédio que é sede da Siemens para o Oriente Médio, o centro do conhecimento e a incubadora de ideias e os prédios residenciais que imitam o design tradicional das casas do oriente médio. Além disso, o sistema de transporte subterrâneo (PRT), que é completamente diferente do que já existe, está funcionando em algumas estações.

Wind Tower ao centro, e os prédios residenciais à direita, que imitam o design de antigas casas do Oriente Médio

Wind Tower ao centro, e os prédios residenciais à direita, que imitam o design de antigas casas do Oriente Médio

Siemens (Middle East) HQ, Abu Dhabi

Siemens (Middle East) HQ, Abu Dhabi

O sistema PRT de transporte inovador

O sistema PRT de transporte inovador, subterrâneo e sustentável

A cidade tem um site com todas as informações sobre os projetos e as inovações aqui.

 

E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?

Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais uma cidade incrível pra você conhecer através das páginas do Segredos de Viagem!

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Rodolpho Alfredo Leber

    Masdar e’ um exemplo para o mundo. Representa que o desenvolvimento socio-economico pode existir num Mundo sustentável que a humanidade pode ter uma vida saudável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese