Onde ficar em Lyon: melhores regiões e dicas de hotéis


Atualizado em:


Lyon é a terceria maior cidade da França e um destino que muitas vezes fica esquecido, mas que, garanto, vale muito a pena acrescentar no roteiro – contamos detalhadamente o que fazer em um roteiro de 3 dias em Lyon aqui. Para conhecer um pouco mais, confira abaixo nossas dicas de onde ficar em Lyon, com indicação no mapa dos melhores bairros e regiões, e dicas de hotéis selecionados em cada um desses lugares.

Lyon vista de cima da colina da Fourvière, uma cidade no horizonte, cortada por um rio no meio na horizontall, e com árvores secas na base da foto.

Diversas opções de hospedagem em Lyon para você escolher.

Onde ficar em Lyon? Situando-se na cidade

Em primeiro lugar acho importante destacar que apesar de ser considerada uma cidade grande, para padrões brasileiros Lyon é razoavelmente pequena. Além disso, ela é, em sua maioria, plana, o que facilita muito a caminhada. Lyon também possui uma rede de transporte público de ponta, que cobre perfeitamente toda a área urbana.

Portanto, eu diria que não há lugares muito ruins para se hospedar em Lyon. Na pior das hipóteses você vai ter que usar mais metrô ou tramway (aquele metrô de superfície que parece um bonde moderno) para chegar às atrações turísticas.

Porém, claro que há lugares melhores do que outros. De antemão eu diria para evitar qualquer hospedagem nas colinas. A colina onde fica a igreja Notre Dame de Fourvière, principal ponto turístico da cidade, é bastante residencial e a opção de caminhar até os outros lugares seria praticamente descartada.

Já na Croix-Rousse há mais opções de entretenimento, uma vez que esse é considerado um bairro boêmio, cheio de barzinhos e restaurantes, mas da mesma forma, sua locomoção para as outras partes da cidade seria prejudicada.

Bairros e regiões de Lyon 

Antes de escolher onde ficar em Lyon, saiba um pouco sobre os principais bairros da cidade e quais as principais vantagens e desvantagens de cada um. Para se localizar, veja mais abaixo o mapa de Lyon com cada uma das regiões mencionadas.

Presqu’île 

Onde ficar em Lyon: Presqu'île

Place Bellecour, o coração da Presqu’île.

A Prequ’île é o coração de Lyon. Esse é o nome que se dá a toda a região que fica entre os dois rios (Rhône e Sâone) e vai da Confluence, ao sul, à Croix Rousse, ao norte. O nome significa “quase ilha” e se justifica porque ao olhar o mapa, essa região parece mesmo uma ilha entre os rios, apesar de na prática não ser.

Na minha visão esse é o melhor lugar para se hospedar. Essa é a parte mais central da cidade, onde estão o 1º e 2º arrondissements – nome dado a cada “fatia” da cidade.

Na Presqu’île você tem tudo o que precisa: restaurantes, bares, casas noturnas, supermercados, lojas e, principalmente, está a uma menor distância de praticamente todos os pontos de interesse e tem acesso facilitado a todo tipo de transporte público. De lá, você pode fazer todas as atrações que ficam na própria Presqu’île a pé, assim como ir até a Vieux Lyon ou à região da Part-Dieu. Também é bem fácil conseguir diversos tipos de transporte para ir a museus mais afastados, por exemplo.

Sendo mais específica, dentro da Presqu’île, qualquer lugar entre o Hôtel de Ville e Perrache pode ser uma boa. Hospedando-se um pouco mais ao sul, na região da Confluence, você já ficaria mais limitado.

Planeje-se: Veja opções de hospedagem na Presqu’île

Part-Dieu

Onde ficar em Lyon: Part-Dieu

Vista aérea da região da Part-Dieu.

Há muita oferta de hotéis nos arredores da Gare Part-Dieu, que é a principal estação de trem da cidade, de onde partem também muitos ônibus. Essa região é bastante comercial e empresarial. Lá é onde está o maior shopping da cidade e também os poucos prédios altos e modernos de Lyon. Ficando aqui você também terá várias facilidades à disposição, mas fica bastante preso ao transporte, uma vez que já está um pouco mais longe do centro e da maioria das atrações turísticas.

Hospedar-se nessa área é recomendável principalmente se você vai chegar tarde ou sair cedo da cidade, e especialmente se chega ou sai de avião. O aeroporto fica longe, mas é na Gare Part-Dieu o ponto de saída e de chegada do Rhône Express, o trem que atualmente é uma das únicas maneiras de ligação com o aeroporto (a outra maneira é usar carro, seja alugado, táxi ou blablacar).

Outros bairros para se hospedar em Lyon 

3º e 7º arrondissements

Para quem está querendo economizar um pouco mais na hospedagem, ficar na região entre o 3º e o 7º arrondissements, próximo às estações de metrô Guillotière, Saxe-Gambetta ou Place Guichard, também pode ser uma boa pedida. Apesar de serem bairros um pouco menos centrais, mais residenciais ou com menos facilidades ao redor, ainda assim têm muito fácil acesso, até mesmo para quem quer se aventurar no Vélo’v, o nome dado em Lyon para aquelas bicicletas que você pega em um lugar e devolve em outro.

Outras boas facilidades desses bairros são a enorme quantidade de bons restaurantes de kebab (estou falando muito sério, quando morei em Lyon, era minha comida preferida e os dessa área são deliciosos), a proximidade com o Parc de la Tête d’Or e da margem do rio Rhône, que no verão fica lotada de lyoneses bebendo um vinho em grupos de amigos. Mas, especialmente, o mais interessante é ter a possibilidade de fugir um pouco do burburinho turístico e conhecer um pouco mais da vida de quem mora na cidade.

Confluence

Para quem prefere hotéis modernos e conceituais, a Confluence é o lugar ideal, mesmo que ligeiramente mais afastada. Esse bairro é pouco movimentado e chama a atenção pela arquitetura inovadora.

Vieux Lyon

Você ainda pode ficar na Vieux Lyon, que é o centro histórico da cidade, um lugar incontornável. Em termos de localização a hospedagem por ali é uma ótima. Outra vantagem é o fato de que os restaurantes e as lojas da Vieux Lyon são praticamente os únicos que ficam abertos de domingo. Não vou me alongar nos detalhes, porém, porque há bem poucas opções de hospedagem por ali, geralmente quem fica na Vieux Lyon se hospeda em AirBnb ou Couchsurfing.

Veja as regiões citadas no mapa abaixo.

Onde ficar em Lyon: mapa dos melhores bairros

Onde ficar em Lyon: Hotéis para todos os bolsos

Hotéis de alto padrão

Hotéis com bom custo-benefício

Hotéis baratos

  • O Hotel Celestins é uma opção bem justa, para quem busca conforto a um preço acessível;
  • O Ibis Budget é o mais em conta na Part-Dieu;
  • Le Flâneur é um bom hostel, onde eu já me hospedei, entre 3º e 7º arrondissements

Dica extra: Opções de hospedagem econômica em Lyon

Como alternativa, se estiver realmente apertado de grana, você pode querer dar uma chance ao Couchsurfing. Como a cidade tem muitos estudantes, a oferta é bastante considerável (há mais de 45 mil hosts cadastrados no site). Também há muitos brasileiros morando na cidade, então encontrar hospedagem em grupos específicos de couchsurfing no Facebook é uma boa pedida.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *