Onde ficar em Gante (Gent): dicas de regiões e hotéis


Atualizado em:


Gante é um destino popular para bate e voltas na Bélgica. A cidade está a 40 minutos Bruxelas e 30 de Brugges, e não é muito grande. Por isso, a maior parte das pessoas a visita em apenas um dia. Porém, dormir por lá pode ser uma boa opção para quem quer conhecer com mais calma ou aproveitar a famosa vida noturna e estudantil. Nesse cenário, trazemos as dicas dos melhores lugares onde ficar em Gante, com sugestões de regiões e hotéis.

Gante também pode ser uma boa base durante a sua viagem pela Bélgica, invertendo assim os papéis: ao invés de fazer um bate e volta em Gante, fazer alguns a partir dali. Se você gostou da ideia, confira os hotéis que separamos para quem busca luxo, conforto ou quer economizar:

-Por que ficar mais tempo em Gante? Quando vale a pena o pernoite?
-Qual a melhor região para se hospedar em Gante?
-Hotéis de luxo, hotéis boutique e opções de charme em Gante.
-Hospedagens com conforto e bom custo X benefício.
-Indicações de hostels para quem está no modo econômico.

Vista de Gante

As torres do Campanário e das igrejas de São Nicolau e São Bavão se destacam na paisagem

Por que ficar mais tempo em Gante? Quando vale a pena dormir lá?

Muitos podem se perguntar porque seria necessário dormir uma ou mais noites em Gante, se a cidade sempre consta como um bom destino de bate e volta. De fato, acredito que em um dia é possível conhecer os principais pontos turísticos e aproveitar o melhor que Gante tem a oferecer. Porém, se você deseja seguir todas as nossas dicas de o que fazer em Gante, deve precisar de ao menos um dia e meio, se for muito rápido.

Também sempre sou favorável a estadias mais longas nos lugares que visito, para evitar aquela sensação de voltar para casa sem ter conseguido fazer tudo que queria. Ficando um dia a mais, o passeio fica mais tranquilo, sem precisar correr para dar um check em todos os pontos turísticos em pouco tempo, sem verdadeiramente aproveitá-los. Com um dia a mais também sempre dá pra incluir algum segredinho na programação.

Gante é ainda uma cidade famosa pela vida noturna. É importante deixar claro que é preciso guardar as devidas proporções quando dizemos que lá a noite é agitada. Estou falando de uma cidade estudantil com ótimos bares para apreciar deliciosas cervejas belgas. Mas não tenha como referência a vida noturna de grandes cidades, como Berlim, por exemplo, para não se frustrar. De qualquer forma, para conferir essa característica noturna da cidade é preciso dormir por lá pelo menos uma noite.

Um outro motivo para se hospedar em Gante é usar a cidade como base para bate e voltas, como falei no começo do texto. Claro que como a Bélgica é pequena, seria possível fazer tudo a partir de Bruxelas ou até mesmo Bruges, uma segunda base bem popular por lá.  Mas Gante também é uma excelente opção para variar suas cidade-base, e a escolha nesse caso é bem pessoal.

Onde ficar em Gante: qual a melhor região?

Mapa bairros de Gante

Se por fim você decidiu dormir pelo menos uma noite na cidade, veja agora as principais informações necessárias para escolher onde ficar em Gante. Como mencionamos lá no começo, Gante é uma cidade pequena e seu centro é bastante compacto. É lá que está a maior concentração de pontos turísticos e, por isso, consideramos o centro o principal lugar para se hospedar.

Centro de Gante: é no centro de Gante que toda a magia acontece! Um ponto de referência na hora de fazer a sua busca pode ser a praça Korenmarkt, considerada o coração da cidade. Lá está a Igreja de São Nicolau, o Campanário e a Catedral de São Bavão. Nessa região também há muitas lojas, cafés agradáveis ​​e diversos restaurantes. Hospedando-se nessa região você pode caminhar pelas ruas centrais até tarde da noite e voltar tranquilamente para casa, além de não precisar nem se preocupar em pegar transporte público.

Estação de trem Sint Pieters: outra região com grandes ofertas de hospedagem são os arredores da estação de trem Sint Pieters. Ficar por ali é prático para quem chega à cidade tarde da noite, para quem precisa sair cedo ou para quem quer economizar, uma vez que os hotéis do centro são mais caros. Ficando nessa região você precisará usar algum tipo de transporte para chegar aos principais pontos de interesse. Os mais dispostos podem também podem fazer uma caminhada de cerca de meia hora.

Patershol: um pouco ao norte do centro da cidade está o bairro de Patershol. A região é perfeita para quem quer uma estadia de luxo, pois lá há diversos hotéis de alto padrão. O bairro é agradável, com ruas pitorescas e descobertas culinárias. É uma área um pouco mais tranquila do que o centro histórico propriamente dito e, apesar de estar do outro lado do rio, a distância do centro ainda é bem curta. É um excelente bairro em Gante para quem procura mais exclusividade e gosta de um slow travel.

Em suma: o ideal é se hospedar no centro histórico ou em Patershol, uma vez que ficar ali torna tudo mais prático e rápido. A única desvantagem da região são os preços, então se pretende economizar, pode ficar em locais mais afastados sem muitos prejuízos – ainda mais se não se importar de andar –, porque como já falei muitas vezes, a cidade é pequena e tranquila.

E antes de partir para as indicações de hospedagem em Gante, acho que cabe destacar uma nota pessoal. Essa foi uma das cidades que mais tive vontade de me hospedar quando fui para lá em um bate e volta apenas! Ao fazer a busca por hotéis fiquei chocada com tamanha variedade de hotéis lindos, charmosos e até diferentões que encontrei. Para quem é dessas pessoas que acham que o hotel é uma parte importante da viagem, vale considerar se hospedar em Gante!

Centro de Gante

Uma das pontes que dá acesso ao centro de Gante

$$$ – Hotéis de luxo, hotéis boutique e opções de charme.

1898 The Post

O bonito hotel boutique 1898 The Post oferece 38 acomodações em um edifício icônico no coração de Gante. Essa pérola da hotelaria está localizada em um edifício que pertencia aos correios, por isso há várias referências aos correios como o nome dos quartos (a carta, o selo e etc). A equipe hospitaleira, os detalhes elegantes dos quartos e a excelente localização do hotel fazem você aproveitar o melhor que Gante tem para oferecer. Definitivamente é um super hotel em Gante e queridinho da Marcella aqui do blog, pelo charme e originalidade. Veja mais sobre o 1898 The Post aqui.

hotel gante

Quarto “The Letter”no 1898 The Post Hotel em Gante. Foto: divulgação.

Grand Hotel Reylof

Recém reformado, o Pillows Grand Hotel Reylof fica apenas a 500 metros do centro histórico da cidade, em uma ótima localização. Do hotel é possível caminhar até a Catedral de São Bavão em poucos minutos. Além disso, achei uma ótima opção para viajantes interessados ​​em restaurantes, história e gastronomia. Clique aqui para ver mais e reservar o Pillows Grand Hotel Reylof.

Ghent Marriott Hotel

O elegante Ghent Marriott Hotel combina charme histórico com design moderno e tem vista para o famoso Korenlei, o cais transitável nas margens do rio Leie. É a base perfeita para visitar o Castelo Gravensteen, o Campanário ou o Museu de Design. Além da qualidade dos quartos já conhecida da rede Marriot, você pode escolher praticamente não sair e comer no Midtown Grill, um restaurante anexo ao Ghent Marriott Hotel, famoso por seus bifes. Veja preços e disponibilidade do Ghent Marriott aqui.

Hotel Harmony

O Hotel Harmony fica entre o centro e o bairro Patershol. Entre as opções estão de categoria de quartos estão uma divisão diferente: aconchegante, luxuosos, excepcionais. O hotel também é boa opção para pombinho em lua de mel, pois há a possibilidade de reservar buquês de flores ou caixas de bombons para ter uma estadia extra romântica. Confira mais sobre o Hotel Harmony aqui.

NH Gent Belfort

A rede de hotéis NH está presente em países do mundo todo, mas principalmente os europeus, como Alemanha e Espanha. É sempre uma boa opção de conforto e com bons preços. O NH Gent Belfort está localizado próximo à histórica prefeitura de Gante, onde fica o Campanário. A partir dele dá pra caminhar facilmente até os principais pontos turísticos, como a Igreja de São Nicolau ou o shopping center Post Plaza. Veja mais e reserve o NH Gent Belfort aqui.

$$ Hotéis em Gante com conforto e bom custo X benefício

The Boatel

Dormir em uma casa flutuante? Isso é possível no The Boatel. Todos os quartos tem banheiro privativo e vista para o rio. Além disso, no Hotel The Boatel há um terraço compartilhado. Mesmo no rio, a localização é ótima, estando a apenas 800 metros da Catedral de São Bavão. Mesmo assim, o diferencial fica mesmo pelo fato de ser uma hospedagem em um barco. Clique aqui para reservar sua casa flutuante em Gante!

Hotel flutuante Gante

Opção de hospedagem diferente em Gante: um hotel flutuante!

Hotel Monasterium PoortAckere

O Hotel Monasterium PoortAckere fica no centro de Gante, dentro de um antigo mosteiro! Eu não disse que tinham hotéis diferentões aqui? Além de uma fachada lindíssima, o hotel tem um interior decorado de forma bem moderna e com bom gosto. Opção super original pra quem, assim como nós gosta de garimpar hotéis autênticos. Mais sobre o Hotel Monasterium aqui.

The House of Edward

O The House of Edward é uma pousada pequena com estilo de casa mesmo. Ela tem quatro quartos independentes, todos com banheiro. O prédio data do século XVIII, mas foi renovado e hoje os quartos tem um mobiliário moderno e simples. The House of Edward fica no centro de Gante, a apenas 10 minutos da conhecida rua comercial, Veldstraat. Saiba mais sobre a fofa The House of Edward e faça sua reserva.

$ Hotéis em Gante para quem está no modo econômico

Treck Hostel

O Treck Hostel de Gante foi o primeiro hostel a adotar o estilo camping indoor. O conceito, que já se espalhou por outros lugares do mundo, é perfeito para quem não abre mão de viajar com estilo despojado, mas busca um pouco mais de estrutura. Também é um ótimo lugar onde ficar em Gante se procura um hostel que foge do comum. Achei demais! Reserve o Treck Hostel aqui.

hostel em Gante

Não é porque é dica econômica que precisa ser boring. Eu disse que Gante tinha opções divertidas de hospedagem. =P

Hostel Uppelink

Nem só hotéis luxuosos ocupam casarões históricos em Gante. O Hostel Uppelink tem a estrutura tradicional de hostel, dentro de um desses prédios impressionantes. Realmente Gante dá um show no quesito hostels! O moderno e o antigo casam perfeitamente nessa hospedagem, e o hostel ainda oferece algumas comodidades como jogos de tabuleiro e aluguel de caiaque. Há quartos privativos para até 4 pessoas, que tem um ótimo valor e são ideais para quem não curte dividir quarto com estranhos. Veja mais do Hostel Uppelink aqui.


Espero que esse post tenha ajudado vocês a escolherem onde ficar em Gante. As minhas opções preferidas de hospedagem em Gante, dentro de cada uma das categorias que selecionamos, são:

  • 1898 The Post Hotel como opção de luxo, por ter uma história legal e ser um hotel boutique charmoso (no antigo prédio dos correios).
  • Hotel Monasterium para conforto com bom custo X benefício, tendo muito estilo e autenticidade (em um monastério).
  • Treck Hostel na categoria budget por causa da originalidade.

Mas se mesmo com esse post detalhado você ainda tenha ficado com dúvida de qual bairro se hospedar ou de quais hotéis escolher, deixe um comentário aqui pra gente! Vamos adorar responder e ajudar como conseguirmos.

Boa viagem! =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *