Em que região se hospedar em Recife? Boa viagem, Centro ou Olinda?


Atualizado em:


Está com viagem marcada para a capital de pernambuco? Então confira nossas dicas sobre qual região se hospedar em Recife. Há sugestões para quem vai passear, para quem vai durante o Carnaval, e muito mais. 

Quando eu viajo, gosto de me hospedar o mais perto possível das principais atrações, porque esses costumam ser lugares bem servidos de transporte público e opções de alimentação, e ficando nessas regiões centrais economizo tempo andando bastante a pé.

Porém, em cidades grandes essa minha “regra” cai um pouco por terra, por diversos fatores. O preço das hospedagens mais próximas das atrações costuma ser mais proibitivo; podem haver várias áreas de interesse espalhadas pela cidade; o local onde estão as principais atrações pode não ser o mais seguro para ficar, principalmente para quem curte sair à noite; ou simplesmente porque não vai dar pra fugir de pegar algum transporte.

Recife é uma cidade grande que entra nessa exceção, portanto não há lugar certo ou errado para se hospedar. Mas, para tentar ajudar, vou listar aqui alguns prós e contras das regiões mais comuns de hospedagem na capital pernambucana: Boa Viagem, Centro e Olinda. Assim você pode tomar a melhor decisão de acordo com as suas prioridades para a viagem.

Boa Viagem

A praia de Boa Viagem concentra a maior oferta de hospedagens na capital pernambucana. Foto: Portal da Copa/ME

– Prós:

A principal praia da cidade concentra uma grande quantidade de opções de hotéis, então quando estiver pesquisando, variedade de escolha com certeza não vai faltar nessa área. Este é o ponto número 1 a favor dessa região para se hospedar em Recife.

Em segundo lugar, está a praia. Apesar de a praia de Boa Viagem não ser uma super maravilha, principalmente quando comparada com outras do mesmo estado, é sempre agradável ter a opção de chegar a ela rapidinho, seja para tomar sol ou fazer uma caminhada no grande calçadão. Atenção: muito cuidado com os banhos de bar por causa da incidência de tubarões!

Boa Viagem também é um bairro de classe alta, portanto com ótima infraestrutura. Por ali você vai encontrar algumas boas opções de restaurantes e o que mais você precisar.

Por fim, este bairro fica muito pertinho do aeroporto. Ele fica a coisa de 10 minutos de distância de carro. Então quem estão apenas de passagem pela cidade pode chegar rápido ao hotel e ainda conseguir pelo menos ver um pouquinho de Recife. Quem tem voos saindo muito cedo ou chegando muito tarde, também ficam bem servidos por ali.

Veja opções de hotéis e apartamentos para se hospedar em Boa Viagem

– Contras:

Acredito que o maior contra de Boa Viagem como região para se hospedar em Recife é o trânsito. Como toda cidade grande no Brasil, o trânsito em Recife é intenso, e o viajante pode se deparar com ele quando estiver indo para o centro, especialmente nos horários de pico.

Outro problema que o viajante que se hospeda em Boa Viagem pode enfrentar são os preços. Em Boa Viagem estão os hotéis mais luxuosos e a maior concentração de turistas, mas como a variedade é grande, também é possível encontrar opções mais acessíveis.

Por fim, uma desvantagem que encontrei na minha última ida a Recife foi o fato de as melhores opções de vida noturna ou restaurantes charmosinhos ficarem longe de lá.

Centro

A praça do Marco Zero, na região central de Recife. Linda a noite, mas que exige cuidados extras com segurança.

– Prós:

Essa é a região que mais segue o critério de proximidade das atrações turísticas, como falei lá no começo. A região do Recife Antigo e Boa Vista é onde está o Marco Zero e alguns dos principais museus, então você vai se locomover com facilidade, provavelmente sem a necessidade de transporte público ou táxi para a maioria das atrações. Dali, também é bem fácil chegar em Olinda.

Além disso, também há uma boa variedade de opções de hotéis e hostels no Recife Antigo e em Boa Vista.

Veja mais opções de hospedagem em Recife

– Contras:

A maior questão que é preciso considerar aqui é que, como quase todo centro de cidade brasileira, esse bairro não é nenhuma referência em segurança. Sair à noite, por exemplo, pode exigir uns cuidados a mais.

Andar pelo bairro à noite também não é recomendado (a não ser no Marco Zero durante o Carnaval, quando as ruas ficam mais policiadas e com muita gente circulando e esperando os shows a noite, mesmo assim fique atento). Prefira um táxi ou uber para se locomover se decidir se hospedar por aqui.

Zona Norte

– Prós

Na minha última ida a Recife, passeei bastante pela Zona Norte e concluí, junto também a amigas que moram na cidade, que essa região é bem mais interessante em termos de lugares charmosos para ir, o que é um grande pró.

Ficando por ali, pode ser mais fácil de conhecer os restaurantes mais badalados do momento e aproveitar a vida noturna, de barzinhos a baladas.

Outra vantagem é que você terá uma visão de Recife mais local, uma vez que essa área é menos turística em geral.

Se optar essa região para se hospedar em Recife, nossas dicas são procurar os bairros Graças, Poço da Panela, Casa Forte ou Casa Amarela.

– Contras

Acho que o principal lado negativo de se hospedar na Zona Norte é o fato de a região ser bem afastada da praia.

Além disso, também fica mais distante do aeroporto, então naqueles casos de quem chega tarde, sai cedo ou está só de passagem, aqui não é uma boa ideia.

Olinda

Olinda pode ser uma boa opção de hospedagem durante o carnaval.

– Prós:

Hospedar-se em Olinda faz mais sentido para quem vai no carnaval e, portanto, vai passar mais tempo lá do que na cidade vizinha. Ficando no centro da folia você economiza bastante tempo e dinheiro no transporte (já pegamos mais de 1 hora de trânsito na entrada de Olinda, vindo de Recife, durante o Carnaval) e pode facilmente voltar para a sua pousada no meio do dia se quiser dar uma descansada, comer ou usar o banheiro, por exemplo.

Ficando em Olinda uma boa dica é buscar casas para alugar no Airbnb ou sites do tipo, principalmente para quem vai em grupo.

Para quem vai fora dessa temporada, a cidade oferece diversas opções de pousadas, sendo a mais famosa a Pousada dos Quatro Cantos. A Pousada do Amparo faz parte do Roteiros de Charme e também é uma ótima opção de hospedagem em Olinda.

Fora do carnaval, você pode pensar em passar uma noite em Olinda para explorar bem a cidade, incluindo a vida noturna.

Escolha onde se hospedar em Olinda e compare diferentes pousadas e hotéis

– Contras:

Por outro lado, mesmo quem vai pular carnaval pode preferir ficar em Recife para fugir um pouco da bagunça, porque Olinda é realmente tomada por foliões 24 horas por dia. Não tem como fugir nem quando estiver cansado.

O transporte da capital para lá nos dias do carnaval costuma ser fácil, com vans saindo de pontos específicos de Recife e ubers disponíveis também. E a distância é bem curta, embora haja trânsito em certos horários como no começo e final do dia.

Se você vai em outra época, o deslocamento de uma cidade para a outra, apesar de fácil, pode ser um empecilho um pouco chato. Nesse caso, veja o que você quer priorizar na sua viagem: Se a maioria das atrações estiverem muito distantes, prefira Boa Viagem, Centro ou Zona Norte. Se quiser se hospedar nas ladeiras charmosas de Olinda, mantenha essa opção.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *