Em que região se hospedar em Recife? Boa viagem, Centro ou Olinda?


Atualizado em:


Está com viagem marcada para a capital de pernambuco? Então confira nossas dicas sobre qual região se hospedar em Recife. Há sugestões para quem vai passear, para quem vai durante o Carnaval, e muito mais. 

Quando eu viajo, gosto de me hospedar o mais perto possível das principais atrações, porque esses costumam ser lugares bem servidos de transporte público e opções de alimentação, e ficando nessas regiões centrais economizo tempo andando bastante a pé.

Porém, em cidades grandes essa minha “regra” cai um pouco por terra, por diversos fatores. O preço das hospedagens mais próximas das atrações costuma ser mais proibitivo; podem haver várias áreas de interesse espalhadas pela cidade; o local onde estão as principais atrações pode não ser o mais seguro para ficar, principalmente para quem curte sair à noite; ou simplesmente porque não vai dar pra fugir de pegar algum transporte.

Recife é uma cidade grande que entra nessa exceção, portanto não há lugar certo ou errado para se hospedar. Mas, para tentar ajudar, vou listar aqui alguns prós e contras das regiões mais comuns de hospedagem na capital pernambucana: Boa Viagem, Centro e Olinda. Assim você pode tomar a melhor decisão de acordo com as suas prioridades para a viagem.

Boa Viagem

A praia de Boa Viagem concentra a maior oferta de hospedagens na capital pernambucana. Foto: Portal da Copa/ME

-Prós:

A principal praia da cidade concentra uma grande quantidade de opções de hotéis, então quando estiver pesquisando, variedade de escolha com certeza não vai faltar nessa área. Além disso, você vai estar pertinho da praia e o bairro é muito bonito e agradável, com várias opções gostosas de restaurantes e passeios. É um exelente lugar para se hospedar.

Boa Viagem fica bem perto do aeroporto, então quem está apenas de passagem pela cidade pode chegar rápido ao hotel e ainda conseguir pelo menos ver um pouquinho de Recife.

Veja opções de hotéis e apartamentos para se hospedar em Boa Viagem

-Contras:

O maior contra é o trânsito. Como toda cidade grande no Brasil, o trânsito em Recife é intenso, e o viajante pode se deparar com ele quando estiver indo para o centro, especialmente nos horários de pico.

Outro problema que o viajante que se hospeda em Boa Viagem pode enfrentar são os preços. Em Boa Viagem estão os hotéis mais luxuosos e a maior concentração de turistas, mas como a variedade é grande, também é possível encontrar opções mais acessíveis.

Centro

A praça do Marco Zero, na região central de Recife. Linda a noite, mas que exige cuidados extras com segurança.

-Prós:

Essa é a região que mais segue o critério de proximidade das atrações turísticas, como falei lá no começo. A região do Recife Antigo e Boa Vista é onde está o Marco Zero e alguns dos principais museus, então você vai se locomover com facilidade, provavelmente sem a necessidade de transporte público ou táxi para a maioria das atrações. Além disso, também há uma boa variedade de opções de hotéis e hostels ali e no bairro vizinho, Boa Vista.

Veja mais opções de hospedagem em Recife

-Contras:

A maior questão que é preciso considerar aqui é que, como quase todo centro de cidade brasileira, esse bairro não é nenhuma referência em segurança. Sair à noite, por exemplo, pode exigir uns cuidados a mais. Andar pelo bairro à noite também não é recomendado (a não ser no Marco Zero durante o Carnaval, quando as ruas ficam mais policiadas e com muito gente circulando e esperando os show a noite, mesmo assim fique atento) . Prefira um taxi ou uber para se locomover se decidir se hospedar por aqui.

Olinda

Olinda pode ser uma boa opção de hospedagem durante o carnaval.

-Prós:

Hospedar-se em Olinda faz mais sentido para quem vai no carnaval e, portanto, vai passar mais tempo lá do que na cidade vizinha. Ficando no centro da folia você economiza bastante tempo e dinheiro no transporte (já pegamos mais de 1 hora de trânsito na entrada de Olinda, vindo de Recife, durante o Carnaval) e pode facilmente voltar para a sua pousada no meio do dia se quiser dar uma descansada, comer ou usar o banheiro, por exemplo.

Ficando em Olinda uma boa dica é buscar casas para alugar no Airbnb ou sites do tipo, principalmente para quem vai em grupo.

Para quem vai fora dessa temporada, a cidade oferece diversas opções de pousadas, sendo a mais famosa a Pousada dos Quatro Cantos. A Pousada do Amparo faz parte do Roteiros de Charme e também é uma ótima opção de hospedagem em Olinda.

Escolha onde se hospedar em Olinda e compare diferentes pousadas e hotéis

-Contras:

Por outro lado, mesmo quem vai pular carnaval pode preferir ficar em Recife para fugir um pouco da bagunça, porque Olinda é realmente tomada por foliões 24 horas por dia, então não tem como fugir nem quando estiver cansado. O transporte da capital para lá nos dias do carnaval costuma ser fácil, com vans saindo de pontos específicos de Recife e ubers disponíveis também. E a distância é bem curta, embora haja trânsito em certos horários como no começo e final do dia.

Se você vai em outra época, o deslocamento de uma cidade para a outra, apesar de fácil, pode ser um empecilho um pouco chato. Nesse caso, veja o que você quer priorizar na sua viagem. Se a maioria das atrações estiverem muito distantes, prefira boa viagem. Se quiser se hospedar nas ladeiras charmosas de Olinda, mantenha essa opção.

This post is also available in: Inglês

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *