Roteiro Andaluzia: o que fazer e dicas do sul da Espanha


Atualizado em:


Fiz uma viagem deliciosa pelo sul da Espanha + Madri. Essa viagem durou 10 dias e fiz tudo com uma amiga, a Ari. Nós passamos por cidades recheadas de história e cultura, como Sevilha e Málaga; fizemos pit-stops bacanas como Nerja e Ronda, e ainda dedicamos um dia para explorar um segredo pouco conhecido pelos brasileiros: as paradisíacas praias de Cabo de Gata. Ah teve o centrinho de Marbella com cara de Grécia, e uma passadinha em Granada também. Por ter sido diferente e muito bem planejado, muita gente nos pediu esse roteiro pela Andaluzia + Costa do Sol, no sul da Espanha. Então aqui vai. Aproveite!

Mas, preciso fazer um adendo. Essa não foi minha primeira viagem para a região. Eu já tinha ido há alguns anos para a Andaluzia em uma viagem que contemplou as principais cidades: Córdoba, Sevilha e Granada. Nessa segunda viagem nós incluímos também cidades da Costa del Sol, um pequeno trecho litorâneo dentro da própria região de Andaluzia mesmo, e que contempla cidades como Marbella e Málaga.

Com essas duas experiências de viagem, pude estruturar o roteiro pela Andaluzia (com Costa do Sol) que eu acho ideal. O roteiro começa e termina por Madri, principal ponto de entrada e capital do país. Veja o roteiro abaixo:

Madrid- Sevilha: 3 noites, hotéis que já ficamos Macià Sevilla Kubb ou Las Casas de Las Judería
Sevilha- Ronda- Marbella: 1 noite no Hostel Tak
Marbella- Málaga: 1 noite no Málaga Boutique Hostel
Málaga- Nerja- Almería: 2 noites, hotel indicado Aire Hotel & Ancient Baths
Almeria- Granada: 2 noites, Hotel Santa Isabel La Real ou Hotel Casa 1800 Granada
Granada- Córdoba- Madrid: quantas noites quiser em Madrid (veja aqui onde ficar em Madri)

*As cidades que estão no meio são pit-stops, ou seja: paradas estratégicas entre um ponto e outro. É o que indico nesse roteiro para quem quer visitar Ronda, Nerja e Córdoba.

De maneira cômoda e estratégica, a viagem pode começar ou encerrar com a vibe deliciosa de Madri.

Como se locomover entre cidades?

O roteiro foi pensado para ser feito de carro, que é o jeito mais fácil de explorar a região. As estradas são ótimas, e o carro confere mais liberdade para desengessar a viagem e explorar com tranquilidade. A sugestão é ir de trem de Madrid para Sevilha, explorar Sevilha a pé ou de uber, e depois pegar o carro alugado pela manhã cedinho no último dia de Sevilha, antes de começar a seguir viagem.

Vamos, enfim, ao roteiro dia-a-dia, com explicações detalhadas e muitas dicas boas (e furadas para evitar também, claro).

Sevilha: 3 noites

-Hotel em Sevilha que nos hospedamos: Macià Sevilla Kubb (um super custo X benefício, por 100 euros a noite)
*Opção mais charmosa que nos hospedamos na última viagem a Sevilha: Hotel Las Casas de la Judería

Plaza de España, grandiosa atração em Sevilha.

Dia 1: Chegamos em Sevilha no dia anterior, mas no final do dia, sobrando tempo apenas para um banho e uma tapas perto do hotel. Dai no dia seguinte, no primeiro dia de fato, saímos a pé e andamos pela Calle San Esteban até o mirante Metropol Parasol. Almoçamos no delicioso e descolado Perro Viejo, exploramos a catedral de Sevilha e a torre La Giralda, e caminhamos pelo Paseo del Rio Guadalquivir até o bairro de Triana, famoso pelo Flamenco. Aqui está uma ótima oportunidade para quem quer assistir a um espetáculo, o T de Triana pode ser uma boa opção… nós não ficamos para o show. Estávamos cansadas e terminamos o dia jantando no mercado Lonja del Barranco.

Passeando pelo Alcazar de Sevilha, ou por Dorne, para quem é fã de Game of Thrones. 😉

Dia 2: No segundo dia, exploramos o bairro de Santa Justa que é uma graça (onde fica o hotel Las Casas de La Juderia, que me marcou quando era mais nova), e almoçamos na Bodega Santa Cruz. No período da tarde visitamos o Real Alcazár de Sevilha e a Praça de Espanha, duas atrações imperdíveis e impactantes na cidade. Ainda tivemos tempo para uma caminhada pelo Parque Maria Luísa antes de encerrarmos a noite no Pelayo Bar de Tapas.

Sevilha- Ronda- Marbella: 1 noite

-Onde ficamos em Marbella: Hostel Tak (quarto privativo, bem justo e com cama boa, pagamos apenas 55 euros/ noite).
*O La Morada Mas Hermosa parecia bem fofo, mas não tinha mais vagas.

O visual medieval em Ronda, cidade rápida para conhecer.

Acordamos cedo e fomos até a estação de trem de Sevilha para pegar o carro que alugamos para o período.

De lá fomos direto para Ronda (1h 40min), uma cidadezinha medieval que fica no meio do caminho entre Sevilha e Marbella. Cinco horas foram mais do que suficientes para conhecer os pontos mais legais da cidade, como o centro antigo e a puente viejo e puente nova. No final da tarde saímos em direção a Marbella e chegamos a tempo de ver o pôr do sol mais lindo viagem.

Pôr do sol incrível (e sem filtro) em Marbella

Depois, em Marbella, caminhamos um pouco pela orla até uma praça com várias esculturas de Dalí. Encerramos a noite no centrinho antigo que é puro charme, animado, com ótimos restaurantes e que lembra muito a Grécia com as casinhas brancas e bouganvilles rosas. Saí de lá apaixonada. ♥

Marbella- Málaga: 1 noite

-Onde ficamos em Málaga: Málaga Boutique Hostel (quarto privativo – embora tenha “hostel” no nome, só tem quartos privativos, e muito bons por sinal).

Antes de seguir viagem para Málaga, fomos conhecer o Puerto Banús em Marbella. É por causa de todo o luxo desse lugar que Marbella é conhecida como a Saint Tropez da Espanha. Lá, yatches enormes e carros de luxo fazem parte do cenário entre casinhas brancas com restaurantes gostosos e lojas como Valentino e Louis Vuitton. O agito rola mais tarde por aqui, então, como era de manhã, só passeamos rapidamente e fomos para Málaga, a apenas 50 minutos de lá.

Ruínas do teatro romano em Málaga

Em Málaga, almoçamos no famoso e tradicional restaurante El Pimpi que tem o terraço mais concorrido da cidade, aos pés do teatro romano e com vista para a fortaleza. Seguimos para conhecer a Catedral de Málaga e depois pegar um patinete para explorar a região do Porto, perto do Museu Pompidou que existe em Málaga, e infelizmente não conhecemos.

Málaga- Nerja – Almería: 2 noites

-Hotel que ficamos em Almería: AC Hotel Almería
-Hotel que eu queria ter descoberto antes (mesmo preço e bem mais charmoso e boutique): Aire Hotel & Ancient Baths

Tínhamos grandes expectativas para esse trecho da viagem, já que pouco ouvimos falar no Brasil sobre o Parque Natural de Cabo de Gata, motivo que nos fez incluir a cidade de Almería no nosso roteiro pelo sul da Espanha. Esse parque é um segredo bem guardado pelos espanhóis e tem praias lindas! Mas antes de falarmos sobre ele, vamos voltar para a programação do primeiro dia, saindo de Málaga e passando por Nerja antes de chegar ao destino final.

Playa de los Muertos, a mais bonita do Parque Nacional de Cabo de Gata

Dia 1: a caminho de Almería

Aproveitamos a manhã em Málaga para conhecer a Alcáçova (fortaleza) e o Castillo de Gibralfaro. Esse segundo me decepcionou bastante e ainda por cima ficava no topo de uma montanha, em uma subida que acabou com nossos pés e ainda deixou um belo bronzeado com marca do vestido. Poderíamos ter ido para o museu Pompidou ou o Museu Picasso ao invés disso, mas vida que segue…

Pegamos o carro e antes de chegar em Almería decidimos fazer um pit stop em Nerja, praia conhecida entre os Malaguenhos, que estava no meio do caminho. Chegamos em Almería a noite, a tempo de provar as tapas da Casa Puga, o famoso boteco bem típico espanhol e tradicional na cidade.

Dia 2 em Almería: Parque Natural de Cabo de Gata

No segundo dia em Almería acordamos bem cedo para não perder um minuto de viagem, afinal teríamos apenas um dia para explorar as praias paradisíacas de Cabo de Gata.

Eram muitas opções e paramos nas seguintes: Playa de Los Muertos (unanimidade entre todos que conversamos na cidade e disparada a nossa praia favorita, isolada e com acesso por trilha, mas com uma água tão cristalina que você desacredita), Playazo de Rodalquillar (uma praia de areia mais escura e ligeiramente mais grossa, o que não deixa a água tão transparente quanto a Playa de Los Muertos que era de pedrinhas, mas em compensação é bem selvagem e possui a ruína de um castelo em um dos barrancos do lado esquerdo para completar o visual!), Playa de San José (muito bonita também e com estrutura de bares, hotéis e restaurantes ao seu redor) e, por fim, Playa de Monsur (falaram super bem dela, mas não achamos tão bonita assim… não sei se foi porque já era final de tarde, já ventava mais e o sol não estava batendo de modo a ajudar a deixar a água azul).

No final do dia tínhamos a opção de ver o pôr do sol na praia de Las Salinas, mas preferimos voltar para o hotel e jantar na cidade. O problema foi que não reservamos e todas as opções que gostaríamos, como o Restaurante Nuestra Tierra, estavam lotados. Acabamos no La Plazuela porque tinha lugar e encerramos a noite com bebidas e tapas (de novo! Rs). Eu fiquei bem surpresa quando a conta chegou porque descobri que se você pedisse uma bebida, a tapa saia de graça! Mas era um prato grande mesmo, e não só um pãozinho ou azeitonas. Isso acontece em alguns lugares da Espanha, principalmente no sul, segundo uma amiga que mora lá. A conta ficou 5 euros por pessoa, uma pechincha!

Sugestão extra e recomendação: Almería- Granada: 2 noites

-Hotéis bem bacanas em Granada: Hotel Santa Isabel La Real ou Hotel Casa 1800 Granada

Dirigimos cedinho até Granada, para deixar o carro e pegar o trem em direção a Madrid. Tivemos algumas horas no centro da cidade e almoçamos por lá no famosinho bar Los Diamantes. Logo depois voltamos para Madri, onde ficamos por 4 noites antes de encerrar viagem. Mas essa decisão foi tomada unicamente porque eu já conhecia Granada e lembrava nitidamente da minha visita a Alhambra.

Alhambra, em Granada: impressionante e imperdível em um roteiro pelo sul da Espanha.

Se você não conhece a cidade ainda, recomento FORTEMENTE que deixe duas noites aqui para conhece-la. No dia da chegada use para conhecer as outras atrações da cidade, e reserve o segundo dia inteirinho para Alhambra. E claro, não se esqueça de comprar as entradas com pelo menos dois meses de antecedência! Importantíssimo isso se você deseja visitar um dos mais importantes e impressionantes marcos da época dos mouros na península ibérica.

SUGESTÃO EXTRA: Granada – Córdoba – Madrid

No outro dia você pode sair cedo direto para Madri e chegar para a hora do almoço (nesse caso o trajeto seria feito de trem, e você devolveria o carro em Granada mesmo), ou pegar o carro e ir até Córdoba, em uma parada estratégica para conhecer a Mesquita-Catedral de Córdoba. Também já havia visitado a cidade antes, por isso que ela ficou de fora desse meu roteiro. Mas, de novo, recomendo MUITO a visita, que pode ser bem rápida e objetiva, e aproveitada em apenas uma parada de meio dia.

Interior impressionante da Mesquita-Catedral de Córdoba.

No final do passeio em Córdoba, a sugestão é seguir para Madrid (de carro ou de trem, como preferir) onde você pode ficar alguns dias de acordo com a sua disponibilidade, ou encerrar a viagem e voltar para o Brasil. Em Madri, nós sugerimos ficar 3 ou 4 noites para aproveitar com tranquilidade o melhor que a capital espanhola tem a oferecer. Veja aqui mais dicas de Madrid.

Gostou do nosso roteiro pela Andaluzia e pela Costa do Sol, no sul da Espanha?  Espero que tenha ajudado, mas se ainda tiver dúvidas, já sabe: a caixa de comentários está sempre aberta para conversarmos.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Mariane Compri Locatelli

    Oi, adorei tuas fotos da viagem !!
    Gostaria da tua ajuda, por favor.
    Vou para Andaluzia e Marrocos em Maio e já fiz varias pesquisas e não consigo achar a resposta.
    Quero conhecer partindo de Madri : Córdoba, Sevilha, Granada, Ronda e Málaga (seria esta uma boa sequencia de itinerário ?? (vou de trem).
    E quero pegar um ferry boat para Marrocos e não sei se Málaga seria um lugar estratégico.
    Vc pode me ajudar por fv. obrigada

    • Olá Mariane,
      Que bom que gostou das fotos!
      Quando nós fomos pro Marrocos, viajamos de avião a partir de Madrid. Infelizmente não fui até o Marrocos cruzando o Estreito de Gibraltar, mas sei de algumas coisas que pesquisei, então espero poder te ajudar.
      Em primeiro lugar, quantos dias você tem pra essa viagem? Se vai sem carro, minha sugestão é fazer um bate e volta para Ronda a partir de Sevilha. Você pode contratar um tour guiado para ficar mais tranquila (veja esse aqui).
      Em segundo, o mais comum pra quem está de carro é ir para o Marrocos a partir de Gibraltar. Mas preste bem atenção que você chega em um canto afastado das principais cidades como Fez, Marrakech, Casablanca, entre outras… então, se sua ideia é fazer essa viagem mais completa pelo Marrocos, você precisará se locomover do porto até lá.
      Agora se sua ideia é só bater no Marrocos e voltar, acho que talvez fosse interessante amadurecermos mais esse roteiro. Tenho minhas dúvidas do quanto esse bate e volta vale a pena ou não.
      Na minha opinião o melhor seria procurar um vôo low cost de Sevilha ou Málaga para alguma cidade maior do Marrocos, eles são super rápidos e baratos e uma excelente opção! O que acha? Espero ter ajudado e vamos conversando. Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *