Dicas de Mallorca: tudo para organizar sua viagem


Atualizado em:


Fiquei um tanto perdida quando decidi passar uma semana em Mallorca. Não sabia onde era melhor ficar, nem como me locomover ou organizar o roteiro e os passeios. Para ajudar os próximos viajantes, reuni as principais dicas de Mallorca que você precisa saber antes de ir nesse post, mas, se deixei algo de fora e você, leitor, ainda está com dúvida, não se avexe não e pode perguntar nos comentários que ajudarei como puder!

Portals Vells em Maiorca

O que te espera em Mallorca…

Quantos dias ficar em Mallorca? 

A partir de quatro dias completos (5 noites) para conhecer o melhor da ilha. Menos do que isso é pouco e você vai ter que deixar muita coisa bonita de fora.

Se você ficar um mês por aqui acho que terá ainda coisas novas pra fazer a cada dia! São muitas e muitas praias, cidadezinhas, baladas, restaurantes… fique o quanto você puder e o máximo que conseguir. Com mais dias ou menos dias, garanto que a experiência será melhor do que você imagina (dá pra ver que Mallorca me surpreendeu, não é?).

Onde ficar?

Se você tem até 5 noites, fique em Palma de Mallorca. É a opção mais prática, com mais estrutura e oferta de hotéis e perto do aeroporto. De lá, você estará a uma hora e quinze do ponto mais distante de carro, então é tranquilo sair para explorar de dia e voltar a noite.

Centrinho de Palma de Mallorca

Pelo centrinho de Palma de Mallorca

Se tem mais que 5 noites, você pode cogitar passar uma ou duas noites em outro ponto da ilha. Seja para otimizar seu tempo e não precisar se deslocar muito, ou para curtir um hotel bacana como o Belmond La Residencia em Deia, ou com vista para o mar como o Hotel Cala Fornells ou o meu sonho de consumo Hotel Cap Rocat, perto de Palma.

Como se locomover? 

Recomendo fortemente alugar um carro. Estava receosa quanto a alugar um carro e desbravar a ilha sozinha, então fiquei os dois primeiros dias dependente do transporte público e no terceiro desisti e aluguei um carro. Grande bobagem ficar com o pé atrás, mesmo sozinha, vale muito a pena alugar carro para ter liberdade, para conseguir conhecer mais praias e otimizar o seu tempo. Além de tudo as estradas principais que cortam a ilha são ótimas.

Nós conseguimos alugar um carro para 4 dias por 60 euros na Rental Cars, preço bem justo e quase igual ao do ônibus se você vai para mais de uma praia (principalmente se você está em duas ou mais pessoas).

Foto de um espelho de carro. Refletido nele, um mar com um barco e uma estrada sinuosa.

Para quem quer ser teimoso como eu fui, há opções de ônibus dentro de Palma e para as praias mais próximas da região, como Cala Comtesa, S’Arenal e Portals Nous. E há também trens que seriam os “intermunicipais” que fazem menos paradas e vão de um para lugares mais afastados de Palma. Não espere pontualidade se você estiver usando o maps para se orientar. Embora o serviço seja bom, o horário mostrado no maps não era certo algumas vezes.

Como organizar o roteiro e o que conhecer em cada dia? 

Nós sugerimos dividir a ilha em regiões, para não perder tempo nos deslocamentos. Fizemos um guia mastigadinho mostrando as principais opções de passeios no post: Roteiro em Mallorca para 5 dias ou mais, com mapas. A partir dele fica mais fácil entender a ilha, as regiões e passeios. Confira!

Descubra passeios incríveis além das praias, como a ida ao Cap de Formentor.

Quando ir para Mallorca?

A resposta que eu dou para Mallorca é a mesma que vale pra Ibiza, ilhas gregas, Croácia… se quer o agito, sol a pino, vá na alta temporada em julho e agosto, mas esteja preparado para dividir espaço com muitos turistas e pagar um pouco mais por isso (embora Mallorca não seja um destino caro, mesmo em alta temporada, se comparmos com os outros lugares que eu citei).

Calo des Moro, uma das praias mais bonitas de Maiorca!

Um paraíso mais concorrido, porém igualmente belo.

Se ainda quiser curtir praia, mas quer menos muvuca e lugares um pouco mais vazios, vá em junho, setembro ou outubro (final de outubro já ta ficando friozinho com a água mais gelada, mas ainda dá).

Em maio o tempo já está bonito, as praias estão vazias, mas acho difícil você conseguir entrar no mar e aproveitar bem as praias, já que as águas ainda estão frias e não tiveram tempo de esquentar.

De novembro a abril é inverno e a ilha fica praticamente sem turistas, os preços vão lá pra baixo e está tudo mais vazio. Ainda dá pra aproveitar os encantos de Palma e admirar as praias e belas paisagens. Mas pra mim é como ver um bolo de chocolate e não poder comer, um desperdício. É muita tortura ver um lugar lindo e não poder aproveitar ao máximo, entrando na água, tomando sol e curtindo o calor. E a chance de chuva é um pouco maior durante o inverno. Por isso, não rcomendaria vir durante esses meses.

Olhar pra essa água e não poder entrar é tortura. Foto em Caló des Moro.

Eu fui no meio de julho, e mesmo com um monte de turistas aproveitei para curtir praia. Acordava mais cedo e consegui encontrar muitos lugares vazios até umas dez e meia da manhã, e depois dividia espaço com os outros sem me incomodar. Já fui sabendo o que ia encontrar e curti mesmo assim.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi Marcella, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog! Muito legal e cheio de dicas valiosas!
    Eu (minha esposa e um bebê) e minha família (meus pais, meu irmão com esposa e bebê) vamos para Maiorca em 31/mai/19 e ficaremos até 03/jun/19. Reservamos quartos no hotel Sol Wave em Magaluf. Entretanto, hoje, ao ler sobre a região, percebi ser um antro de britânicos atacados que não tem qualquer princípio familiar. Achamos o hotel e localização bem legais, mas me preocupa este aspecto da imoralidade.
    Nesta época citada, embora não seja alta temporada para europeus, também costuma acontecer esses fatos que vemos na internet? Você recomenda ficar nessa região? Se não, qual outra área boa?
    Aproveito para te pedir dicas de passeios de barco na ilha.
    Muito obrigado e sucesso no blog!

    • Oi Daniel, tudo bem e você?
      Obrigada pelo elogio ao blog, fico feliz que ele esteja ajudando. =)
      Considerando o seu comentário, eu não acho que você ficaria feliz se hospedando em Magaluf em qualquer uma das situações, fora ou durante temporada. Se puder cancelar a sua reserva e procurar outro hotel acho que seria mais garantido. Eu, honestamente, não fiquei com vontade de visitar Magaluf quando fui.
      Vocês ficarão apenas 3 noites então eu procuraria uma localização mais prática, se quiserem conhecer várias praias. A própria cidade de Palma é mais prática.
      Qual objetivo da viagem de vocês? Descansar e curtir mais o hotel? Conhecer as praias? Vocês estarão com carro alugado? Acho que sabendo isso e conhecendo melhor o estilo de vocês, fica mais fácil indicar algum lugar específico. Enquanto isso, leia esse post e veja se ajuda! =)
      “Onde ficar em Mallorca: dicas de hotéis e regiões”
      Espero ter ajudado.
      Abs, Marcella

  • Lissandro Dauer

    Obrigado pela resposta!Vou ficar pela Itália mesmo,porém com certeza ainda vamos em Palma e usarei sua dicas.

  • olá, estou querendo viajar para mallorca, quanto vc acha que gasta ficando 5 dias ? com hotel carro etc… estou indo sozinho.

    • Oi Marcos,
      É difícil falar um valor porque toda viagem depende muito do padrão de gastos do viajante (você quer viajar low cost ou com mais luxo? Encara alugar um carro sem seguro ou prefere se precaver?).
      Uma dica que eu dou é montar uma planilha no excel e colocar os 4 gastos maiores: passagem aérea, hospedagem, aluguel de carro e seguro viagem.
      Você pode ver preços de passagens aéreas em agregadores como skyscanner e kayak, preço do tipo de hostel ou hotel que quer ficar no booking.com (que sempre tem promoções boas), aluguel de carro no rentalcars (eu paguei 60 euros para 4 dias em mallorca, sem gps e ACHO que sem seguro), e o seguro viagem (eu já tinha o meu porque fiquei 6 meses lá e você pode ver como foi fazer minha reserva aqui: https://segredosdeviagem.com.br/2017/05/seguro-viagem-europa-dicas-de-qual-contratar/).
      Já viu também nossos outros posts sobre Mallorca? Quem sabe não ajuda. =)

  • Lissandro Dauer

    Olá
    Parabéns pelo blog,tenho viagem marcada para o fim de maio com chegada em Madri e ida para Florença e depois costa Amalfi,ocorre que toda hora a Iberia está mudando meu horário e estou bem inclinado a alterar as passagens e ir de Madri(já fui duas vezes)para Mallorca e focar os outros dias na Andaluzia ,em Mallorca posso ficar de cinco a seis noites,vc acha que vale a pena ?sei que são destinos diferentes mas creio que Mallorca não deve nada para costa Amalfi(pelo menos nas imagens) no caso vc sugere fazer base em Palma mesmo? E todo dia sair para explorar as outras cidades.Agradeco desde já.

    • Oi Lissandro, desculpe a demora na resposta.
      Mallorca é um destino lindíssimo que vale a pena ir em algum momento da vida!
      O seu caso seria trocar o ótimo pelo ótimo, difícil comparar. =/
      Mas eu fiz base em Palma e explorei o restante de carro, as distâncias nem eram tão longas e eu preferi fazer isso do que ter que ficar fazendo e desfazendo mala para trocar de hotel.
      Beijos e boa viagem!

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortuguese