Para onde viajar em Janeiro? Dicas de destinos nacionais e internacionais


Atualizado em:


O ano já está acabando, mas ainda dá tempo de se planejar para começar o próximo já viajando. Escolher o destino, porém, nem sempre é tarefa fácil. Por isso estamos com uma nova série de posts com dicas de destinos nacionais e internacionais para cada mês do ano. E é claro que começamos com dicas de para onde viajar em Janeiro. Dá só uma olhada!

Paisagem paradisíaca nas Filipinas. Areia branca, mar azul transparente. El-nido, Palawan, Philippines

Paisagem paradisíaca nas Filipinas, destino excelente para as férias de janeiro na Ásia.

Para onde viajar em janeiro?

Janeiro é considerado altíssima temporada em quase todos os lugares do mundo, então passagens e hospedagens costumam custar mais caro. As dicas para economizar são planejar-se com antecedência e/ou tentar deixar a viagem para o final do mês.

Como o mundo e o Brasil são muito grandes e as opções muito diversas, separamos algumas opções de destino para você fugir das ciladas e aproveitar o melhor do que esta época tem a oferecer. Confira aqui uma opção em cada canto do mundo e escolha sua preferida:

No Brasil: Jalapão

Um destino que tem ganhado cada vez mais projeção e é ideal para o começo do ano é o Jalapão. Diferente do resto do Brasil, lá janeiro não é a época mais quente. Ainda assim, faz bastante calor durante o dia, que combina perfeitamente com os mergulhos nos fervedouros e com as diversas outras paisagens da região.

A época é de chuvas, mas o que pode parecer um dificultador, é na verdade uma vantagem, a meu ver. As chuvas deixam as estradas de terras mais compactas e fáceis de serem transitadas, e acredite em mim, isso é muito importante. Os temporais no final da tarde são perfeitos para refrescar e trazem umidade para a região, deixando muito mais fácil respirar já que o ar não está extremamente seco (um alívio para os alérgicos). A umidade também reduz a amplitude térmica, o que significa que na época seca as noites são mais frias.

Pessoa mergulhando em um dos fervedouros do Jalapão, com águas cristalinas e cercado por vegetação.

Mergulho em um dos fervedouros do Jalapão

Se não puder ir em janeiro, o Jalapão também pode ser visitado ao longo de todo o ano. Em setembro é possível ver o capim-dourado dourado. Se for em alta temporada, incluindo janeiro, prepare-se e faça suas reservas com antecedência, porque a procura pelo destino é cada vez maior.

 

Descubra mais sobre o Jalapão em outros posts do Segredos de Viagem.

Na Europa: Portugal

Como é inverno no hemisfério norte, a Europa não costuma estar muito cheia nesta época do ano. Saindo do Brasil, porém, as passagens continuam com preços altos porque para nós janeiro é um mês de férias escolares. Uma boa opção para quem quer visitar o velho continente é Portugal, que é um dos países mais baratos da Europa e isso costuma valer também para promoções de passagens aéreas.

Além disso, lá o frio não é tão intenso, então andar na rua acaba sendo mais fácil e proveitoso. Lisboa e Porto são boas pedidas para esta época, assim como a região do Douro. O Algarve, porém, é melhor deixar para uma época mais quente, quando você pode aproveitar as praias.

Bondinho de Lisboa passando por rua no final da tarde

Bondinho em Lisboa, um charme

Veja aqui mais dicas de Portugal.

Na África: Egito

Para quem quer conhecer o Egito, a melhor pedida é ir no período de inverno, quando o calor desértico dá uma trégua. A maior parte das atrações turísticas no Egito fica a céu aberto, por isso é mais recomendado visitar as pirâmides e os inúmeros templos no inverno. A medina do Cairo também é mais agradável sem passar calor, assim você tem mais forças para pechinchar!

Indo na alta temporada você pode pegar um pouco mais de filas para os passeios mais tradicionais, mas nada lá fica insuportavelmente cheio. Além disso, no verão os horários de passeios ficam limitados, porque em algumas horas do dia realmente não dá para sair do hotel. Então mesmo que haja mais pessoas no inverno, elas acabam se distribuindo nos pontos de interesse ao longo do dia todo.

Na Ásia: Filipinas

Essa é a época perfeita para ir para as Filipinas! O primeiro motivo é porque este é o período de seca, ideal para curtir as praias sem se preocupar. O segundo é que este é um destino um pouco menos procurado no sudeste asiático. Para brasileiros, sudeste asiático costuma ser sinônimo de Indonésia e Tailândia, mas talvez justamente por isso as Filipinas mereçam sua atenção. Mesmo indo em alta temporada, você não vai se deparar com um montão de conterrâneos por lá.

Se não puder ir em janeiro, você também pode aproveitar bem as Filipinas do início do ano até junho. Atenção! Ao programar uma viagem para qualquer parte do sudeste asiático pesquise bem sobre as monções. Elas são tempestades fortíssimas que acontecem na região, geralmente no segundo semestre. Elas geralmente se concentram especialmente entre julho e setembro, mas as piores épocas variam de país para país.

Na América: Bolívia

Com o dólar e o euro altíssimos, a busca por destinos na América do Sul tem crescido. Argentina e Chile, porém, ficam abarrotados de brasileiros na alta temporada. Por isso, uma boa opção para quem quer viajar por perto, mas sem pegar tudo lotadíssimo ou com preços elevados é a Bolívia, que ainda é um destino pouco procurado.

Ir em janeiro é uma boa porque a viagem pela Bolívia costuma incluir no roteiro cidades em altitudes elevadíssimas, o que significa frio e ar rarefeito – o que fica pior no inverno. A Bolívia ainda é um país com pouquíssima estrutura, então viajar no inverno pode significar que eventualmente você tenha que enfrentar um frio congelante sem aquecedor. Viajando em janeiro, mesmo sendo verão aqui no hemisfério sul, vai estar frio por lá, mas as temperaturas serão mais suportáveis.

Destino de neve para aproveitar em janeiro: Aspen

Montanhas nevadas com árvores secas em primeiro plano nos cantos direito e esquerdo e um teleférico ao centro

Aspen é perfeito para quem quer esquiar – Foto: Wikimedia Commons

Para quem curte um friozinho, por que não aproveitar o inverno do hemisfério norte para conhecer uma das estações de esqui mais famosas do mundo? Aspen, que fica no estado americano do Colorado, é o destino ideal para esta época. Em janeiro a badalação do final do já deu uma diminuída e a neve está perfeita para quem quer aproveitar bem os esportes de inverno.

A temporada de inverno em Aspen vai do fim de novembro ao começo de abril. Para quem quer curtir a neve, o mais garantido é ir em janeiro ou fevereiro. O que poucos sabem, no entanto, é que Aspen também tem muitas opções para quem curte natureza que não estão necessariamente ligadas a neve, como trilhas, escalada, pesca e ciclismo. Se você gostou dessa possibilidade, tente ir entre março e maio. No verão, de junho a setembro, tudo fica mais vazio e mais barato.


Você tem mais alguma dica de para onde viajar em janeiro? Compartilha com a gente!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *