8 dicas e 1 segredo para evitar o pesadelo das malas extraviadas


Atualizado em:


Quem nos acompanha pelas redes sociais como o twitter e o instagram, deve saber que na nossa última viagem a Iberia perdeu nossa mala no vôo para Marrakech, e só enviou de volta depois que já tínhamos voltado para casa havia uma semana, ou seja, foi um grande transtorno que não desejamos a ninguém.

Com o intuito de ajudar vocês a evitar esse transtorno na sua próxima viagem, selecionamos algumas dicas que podem ser providenciais na hora do embarque, para evitar que hajam furtos, confusões com malas parecidas, ou mesmo falhas da companhia aérea, os três motivos mais comuns para bagagens extraviadas.

*Vale lembrar que as dicas não anulam a possibilidade de extravio, pois isso depende exclusivamente da companhia aérea, mas podem ser ferramentas para diminuir as chances disso acontecer.
Leia o post até o final, temos uma dica de ouro e em primeira mão pra vocês! 😉


ANTES DE EMBARCAR:

1- Não adianta, é recomendação dos aeroportos e companhias aéreas, e é importante seguir: não leve objetos de muito valor na mala que será despachada. Jóias, dinheiro e eletrônicos devem estar com você, na mala de mão. Ainda que você guarde coisas de valor sentimental na mala (até porque aquela bota que você mais ama não cabe na bolsa de mão), seu laptop, ipad, jóias valiosas, DEVEM ir na mão, já pensando em evitar o pior. As companhias aéreas fazem, com muito custo, o ressarcimento em dinheiro quando sua mala é perdida, mas não pense que ela vai pagar milhares de reais pelo seu colar de brilhantes que estava lá.

2- O que nos leva a outra dica: fotografe sua mala, dentro e fora. As fotos internas comprovam o que você levava nela na hora de pedir o ressarcimento (esperamos que você não tenha que chegar a esse ponto), e as fotos do exterior da mala ajudam a companhia aérea a localizar a mala extraviada ou perdida.

3- Uma coisa manjada, mas que ajuda, é a identificação da mala. Usar fitas coloridas, tags identificadores, e ter os dados da pessoa em mais de um lugar na mala (um na alça lateral e outro na alça superior) ajudam, e muito, a companhia aérea na hora de  localizá-la. Não esqueça de se certificar que os dados estejam corretos e atualizados, pois as empresas usam isso para confirmar se a mala é sua mesmo.

foto (3)

Tags divertidas para a mala.

 

NA HORA DO CHECK IN:

4- Elementos de segurança extra podem ajudar a prevenir que sua mala seja visada pelos bandidos. Plastificá-la antes de despachar, e usar lacres adequados (como os da Seal Bag que tem número de identificação), ajudam a prevenir que haja o golpe da cesárea (quando o bandido abre e fecha a mala sem você perceber) ou que a sua mala seja vista como alvo fácil.

foto 3

 

5- Em relação à companhia aérea, prestar atenção no check in é crucial. Boa parte dos extravios acontecem por erros nas etiquetas de bagagem coladas pelo atendente na hora que você entrega a mala a ele. Especialmente se você for fazer um vôo com conexão, certifique-se com o atendente e veja se a etiqueta indica seu destino final.

6- Lembre-se de sempre retirar etiquetas antigas para evitar confusão por parte dos funcionários que manuseiam a mala.


NA ESTEIRA DE BAGAGEM:

7- No desembarque, tente não demorar para chegar até a esteira. Oportunistas prestam atenção em malas que ficam “esquecidas” na esteira e podem levar fingindo que são suas, já que quase nenhum aeroporto confere a etiqueta no desembarque.

8- Quando pegar sua mala, confira tudo! Veja se o lacre/cadeado foi violado, e se a mala é mesmo sua. Caso algo tenha acontecido, já abra e confira a mala ali mesmo, para efetuar sua reclamação na hora, com o atendente do “Bagage Claim”.


SE O PIOR ACONTECER:

Não se desespere. Existe, sim, a chance da mala ter sido roubada, mas ela é mínima. O mais provável é que ela tenha sido perdida ou extraviada, então em algum momento ela vai ser encontrada. Basta seguir os seguintes passos:

Não saia no desembarque. Você precisa fazer a reclamação ali mesmo, no “Bagage Claim”, e já sair de lá com um número, o PIR, que vai ser seu principal aliado nessa busca.Todas as companhias e aeroportos utilizam esse código para fazer o rastreamento da bagagem. Você pode obter esse número até 7 dias depois do desembarque, mas daí as chances de encontrar a mala serão drasticamente reduzidas.

Se passarem 30 dias do dia em que você fez a reclamação e a sua mala não chegar, você tem direito ao reembolso. Daí vale verificar qual o procedimento em cada companhia aérea. Não se esqueça de guardar todos os recibos de coisas que você teve que comprar porque estava sem mala, e de mostrar as fotos das coisas que você tinha na bagagem para comprovar alguns valores. Ainda assim, existe um valor máximo determinado por lei e, infelizmente, ele nunca é suficiente pra cobrir os gastos do que você perdeu.

 

O SEGREDO:

Infelizmente, as dicas acima só ajudam a evitar que o pior aconteça e estrague as suas férias, mas nós descobrimos uma tecnologia nova para rastrear a mala e, imediatamente, já quisemos experimentar. Nós testamos, já usamos 3 vezes e achamos um sucesso, e decidimos compartilhar aqui com vocês.

Estamos falando de um aparelhinho super pequeno e leve que se chama TrakDot, um dispositivo GPS que você coloca dentro da mala e sincroniza com o seu celular, assim você sabe exatamente onde está sua mala o tempo todo. É muito tranquilo sair do avião, ligar seu celular e checar se a sua mala chegou junto com você! Você só precisa estar com o celular, internet e bluetooth ligado.

foto (33

O kit com o aparelho com código, pilhas, manual e tag de mala.

TrakDot já dentro da mala

TrakDot já dentro da mala

 

Funciona da seguinte maneira: você recebe o aparelho, coloca as pilhas e baixa um aplicativo do TrakDot no seu celular. No aplicativo você cria um login com um e-mail que você utiliza com frequência e uma senha, e ainda registra e dá nome ao seu dispositivo (caso você tenha mais que uma mala e coloque um aparelho em cada). Depois, antes de fechar a mala, basta ligar o aparelho. Você recebe a localização do seu Trakdot por e-mail sempre que a mala “muda de lugar”, mas pode consultar a localização a qualquer momento no aplicativo do celular.

trakdot
Nós achamos genial e, depois do stress que passamos com a mala perdida, nunca mais vamos viajar sem o TrakDot. 

 

AGORA A BOA NOTÍCIA PARA VIAJANTES E LEITORES DO SEGREDO DE VIAGEM!
Depois de testar e aprovar a eficácia do TrakDot pra evitar o extravio de malas, nós conversamos com o pessoal responsável aqui no Brasil, e conseguimos uma parceria super bacana para os leitores do Segredos de Viagem: comprando pelo link do nosso site (aqui, e na barra lateral —> ), você ganha R$10,00 de desconto. Aproveite!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe comentário

  • Ótimas dicas!
    Infelizmente isso acontece frequentemente… Eu mesma já passei por isso duas vezes.
    Na primeira, a empresa (estrangeira) me entregou a mala 2 dias depois e me pagou as despesas que eu tinha tido com uma compra básica que fiz por não ter nem roupa pra trocar.
    Mas na segunda vez a companhia me deixou os 14 dias de viagem sem minha mala. Tive muita dor de cabeça e no final ela não queria me pagar nada.
    Graças a advogada que procurei conseguir ser ressarcida dos gastos que tive e ainda recebi indenização de 9 mil reais por danos morais.
    Amei a dica do trakdot, mas achei o aparelho um pouco caro… =/

    • Oi Marianna, que bom que gostou!!
      É realmente uma dor de cabeça, tanto ficar sem a mala, quanto arrumar tudo para pedir indenização. Mas que bom que você conseguiu!!
      O trakdot é ótimo mesmo e acho que vale a pena para quem viaja bastante. Mas, para quem não costuma viajar muito pode ficar um pouco salgado o preço né? Tem que ver se vale a pena!
      Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência! =)

  • Andrea Machado

    Super obrigado ! Valiosa a dica do TrakDot, os bandidos e os incompetentes vão se rasgar de raiva. Vou comprar um. Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.