Onde ficar em Ilhabela: tudo sobre sua hospedagem
Atualizado em:
Quem não gosta do litoral de São Paulo, é porque ainda não conheceu Ilhabela. A cidade é um dos mais belos recantos do litoral do Brasil, digo sem medo. Localizada em frente à cidade de São Sebastião, Ilhabela esbanja beleza e impressiona com suas praias deliciosas, trilhas e mirantes de tirar o fôlego. A pequena faixa urbana é cercada pelo mar, no canal de São Sebastião, e pelo Parque Estadual, com vegetação nativa de Mata Atlântica. Convencido? Então confira essas dicas de onde ficar em Ilhabela e planeje já sua viagem!
Além de belíssima, Ilhabela é um local repleto de atrações. A região é propícia aos esportes náuticos e ao mergulho, tendo inclusive escolas de certificação internacional para a prática. Mas também rolam passeios de caiaque, stand up e barcos para quem deseja algo mais tranquilo (ou mais barato).
Não bastasse tudo isso, a cidade também possui uma excelente rede hoteleira, com pousadas e hotéis de variados preços e estilos. Se você deseja (ou precisa) economizar uns trocados, a busca por uma hospedagem é um pouco mais difícil, já que os preços são mais salgados que nas outras cidades da região. Mesmo assim, é possível escolher um lugar onde ficar em Ilhabela e não deixar um rim pelo caminho.
E para ajudar os viajantes, selecionamos aqui algumas das melhores opções de onde ficar em Ilhabela, com as melhores regiões e também os estabelecimentos mais recomendados, com diferentes faixas de preço e de conforto.
Onde ficar em Ilhabela – qual região escolher
Ilhabela é, de fato, um destino turístico imperdível. Mas para aproveitar ao máximo esse local, convém escolher a região que mais combina com o seu estilo – ou que oferece mais opções de hospedagem condizentes com o seu bolso. A área urbana é pequena, se estendendo pela orla em frente ao Canal de São Sebastião. No lado oposto da Ilha há pequenos vilarejos de pescadores, com acesso bem mais restrito.
O principal ponto de referência é o píer onde atracam as balsas que fazem a ligação entre Ilhabela e São Sebastião e são o principal acesso à cidade (leia mais sobre como e quando acessar as balsas). A partir desse ponto as praias e bairros se dividem entre norte e sul, facilitando e muito a localização.
Norte da Balsa
Aqui está a região mais movimentada da ilha. É aqui que estão localizados os dois “centros” de Ilhabela: O centro “novo” é a região vital para os locais, com as principais agências bancárias, prédios públicos e lojas populares, a cerca de dois quilômetros da balsa.
Para os turistas, o maior interesse está no centrinho histórico (ou a Vila, como chamam os moradores), localizado a 6,5 quilômetros do píer e onde ficam os bares, restaurantes e lojinhas mais descoladas. Entre um e outro se estendem várias praias interessantes, como Perequê (que tem o próprio centrinho bem movimentado), Armação e Engenho D’água (confira texto sobre as principais praias de Ilhabela).
Aqui você encontrará hospedagens de todo tipo. E se você quer ficar próximo da área urbana e não quer gastar muito, é ao norte da Balsa que você vai encontrar as opções mais em conta e com boa qualidade.
Sul da Balsa
Esta é a região mais interessante para quem deseja um pouco de tranquilidade, mas sem perder o conforto. Ao sul da balsa, você vai encontrar praias mais bonitas, justamente por haver menos intervenção urbana – as mais bacanas estão um pouco afastadas da estrada e são acessíveis por pequenas trilhas.
É ao sul da Balsa que você vai encontrar também os melhores pontos para passear de caiaque, stand up ou ainda curtir passeios de vela e até mergulho. As praias dessa região oferecem aluguel de equipamentos e aulas para os novatos. Só não dá para surfar: em toda a extensão litorânea em frente ao continente, as águas são tranquilas, o que se torna um ótimo ponto para famílias com crianças.
A região sul da balsa é muito procurada também por quem busca as melhores hospedagens. É aqui que estão sediados os hotéis e pousadas mais luxuosos da cidade.
Bonete
A região voltada para o continente é a mais populosa e movimentada. Por isso, é também a que possui a grande maioria dos hotéis e pousadas de Ilhabela. No entanto, há duas regiões excelentes para quem procura se afastar da cidade e ter um contato mais intenso com a natureza. Uma delas é Bonete.
Com suas areias voltadas para o alto-mar, Bonete é a praia mais larga da ilha e considerada uma das mais belas do Brasil, enfeitada pelo Rio Nema, que deságua por ali. A única presença humana é uma pequena vila de pescadores, onde estão as poucas pousadas desse pedaço da ilha.
A energia elétrica é escassa e sinal de celular é ilusão. A região é bem isolada, acessível apenas de barco ou por uma trilha de 12 quilômetros dentro do Parque Estadual. Assim, essa área é indicada para quem quer uma experiência raíz e não se importa de ficar apenas em uma praia, afinal dali vai ser difícil sair para conhecer o resto da ilha.
Bonete é bem procurada também pelos amantes do surfe: como a praia está voltada para o mar aberto, a rebentação é bem maior que no lado oposto de Ilhabela, garantindo as ondas.
Castelhanos
A exemplo de Bonete, Castelhanos também é voltada para o alto mar, o que garante igualmente boas ondas para os surfistas. A região também é bem mais isolada, cercada de vegetação nativa e sem grandes concentrações urbanas – mais uma vez, a pequena vila de pescadores com suas pousadas são o pouco que você encontrará por aqui.
As pousadas, aliás, são boas, oferecendo o básico com qualidade. Mas não espere aqui, nem em Bonete, hotelaria de luxo. As duas regiões são para quem busca uma experiência rústica.
Ao contrário de Bonete, Castelhanos pode ser acessada por carro, mas não qualquer um: o caminho é tortuoso e é preciso contar com veículo de tração 4×4. Se você não tiver um, pode alugar para chegar até lá. Como o percurso fica dentro do Parque Estadual, você só precisa ficar atento ao horário de retorno, pois a estrada fecha.
Onde ficar em Ilhabela – Opções de hospedagem para todos os bolsos
E aqui estão os principais hotéis e pousadas de Ilhabela. Separamos os locais de acordo com o preço das diárias: pousadas e hotéis econômicos, os de excelente relação custo-benefício, e as opções luxuosas. Independente do valor, todas as hospedagens são avaliadas como ótimas.
Hospedagem budget
Com localização perfeita no Centro Histórico, o Hostel da Vila é também uma experiência em si. Isso porque além dos quartos normais, é possível também escolher se hospedar em uma das opções “diferentonas”. Entre elas, estão tendas, uma kombi e até um veleiro, tudo com muito charme e conforto. Além disso, o hostel ainda conta com piscina e café da manhã.
Na vila entre as praias do Pequeá e do Saco da Capela está o Alebahli Hostel. Ele é a prova de que um hostel não precisa abrir mão do charme e do conforto. Há opções de quartos compartilhados, com lockers para os hóspedes deixarem seus pertences em segurança, ou privativos, com frigobar. Quem quer uma experiência diferente pode escolher ainda ficar em uma das cabanas. A recepção conta com staff que fala até japonês. Uma sala de TV compartilhada e um jardim completam a agradável experiência.
Camping VELINN Camping Ilhabela
A rede Velinn conta com várias unidades em Ilhabela, que vão de pousadas e hotéis a campings. Este está localizado a 2 km do centro e, portanto, não está colado às praias, mas vale muito a pena para quem busca área verde e um maior contato com a natureza. O camping tem cerca de 15 mil m² e está localizado próximo a corredeiras. Possui pontos de energia (220v), banheiros e iluminação, além de piscinas, churrasqueiras e até um parque infantil. Há espaço para motorhome e também cabanas para casais e camas em alojamento misto, para quem não tem barracas. Ah, e o local é Pet Friendly.
O colorido Vilarejo do Perequê é a opção perfeita para quem quer ficar nesta parte da ilha sem gastar muito. Os quartos privativos ou compartilhados são simples, mas contam com máquina de café e banheiro privativo. Há wifi em todas as acomodações e a decoração de todo o hostel traz graça e um ar de aconchego para a hospedagem. A cozinha pode ser usada pelos hóspedes que quiserem cozinhar sua própria comida e uma piscina fecha com chave de ouro a hospedagem no Vilarejo do Perequê.
Feiticeira Praia Hotel
Esta é uma das poucas opções baratas na porção sul da Ilha que está próximo às praias mais badaladas. Localizado a cerca de 300 metros da Praia do Portinho e a 500 metros da Praia da Feiticeira, ele fica após a rodovia, rodeado de Mata Atlântica nativa e onde é possível ver muitas aves. A cerca de um quilômetro está a Cachoeira dos Três Tombos. Possui um belo jardim e lago com carpas, piscina e estacionamento gratuito. Os quartos básicos possuem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, mesa/balcão e armário embutido, além de banheiro com box e sacada compartilhada.
Pousada da Rosa
Para quem procura uma hospedagem barata em uma região mais afastada de Ilhabela, a Pousada da Rosa se revela uma excelente opção. Ela está localizada a apenas 70 metros da Praia do Bonete e do rio Nema. Super bucólica, está cercada de mata atlântica e possui visuais incríveis. O local oferece um café da manhã bem servido. O restaurante conta com tapioca, açaí, lanches e sucos naturais, além de sorvetes e pizza à noite. Os quartos têm ducha com aquecimento a gás e mosquiteiro, sendo que as acomodações mais caras têm varanda com rede.
Boa relação custo-benefício
Vila Bambu
O local está localizado a 2 km do centro histórico e oferece vistas excelentes da praia de Santa Tereza e também das montanhas de Ilhabela. As acomodações são incríveis: construídas em uma combinação moderna e sóbria de aço, vidro, madeira e concreto, contam com varanda térrea ou sacada, TV de tela plana, frigobar, cofre, ar-condicionado, ferro e secador de cabelo, além de cozinha e banheiro privativos. Há opções para casais sem filhos e também para famílias. Para quem gosta de locais com um toque contemporâneo, é um prato cheio.
Kalango Hotel Boutique
O Kalango Hotel Boutique está a 1,5 quilômetro da Praia do Perequê e bem próximo do centro, mas é afastada do burburinho e excelente para quem busca sossego e proximidade com a Mata Atlântica. Há serviço de locação de bicicletas, inclusive elétricas, permitindo ao hóspede aproveitar a ciclovia que percorre algumas praias da porção norte da ilha. O local é decorado com obras de arte diversas e conta com piscinas adulto e infantil, spa, serviço de bar, academia e passeio de lancha. Os quartos oferecem ar condicionado, TV a cabo, cofre e frigobar, além de varanda, secador de cabelo, lençol de 400 fios e cortina blackout para proteger da luz. Há uma suíte com acessibilidade especial.
Pousada Canto Bravo
Localizado em frente à Praia do Bonete, a Pousada Canto Bravo é uma das duas principais opções de hospedagem da região, ao lado da Pousada da Rosa. O local possui um visual rústico-chique, que se espalha não só pelas áreas comuns mas também nas privativas. Os quartos, aliás, têm banheiro com água quente e mosquiteiro e também sacada ou varanda, e é possível optar pelas vistas para o mar ou para a mata nativa. Como Bonete é um local isolado, a estrutura da hospedagem precisa compensar, e a Canto Bravo possui um ótimo restaurante, que oferece um jantar completo e uma seleção de bebidas durante o dia. Um dos pontos altos são os espaços externos, desenhados para o hóspede ficar tranquilo em frente à praia.
Colonial Hotel
Este hotel fica na parte sul, mas perto da balsa (apenas 2 quilômetros) e a 8 quilômetros do centro histórico. Está localizado bem em frente à Ilha das Cabras. A localização excelente é um dos seus pontos fortes, já que a piscina e os quartos têm vista para o mar. As acomodações contam também com ar condicionado, TV e frigobar. Há acomodações para não fumantes. O café da manhã está incluso na diária e são oferecidas frutas frescas, pães e bolos artesanais. O Hotel Colonial aceita pets.
Pousada Vila das Velas
Outro hotel localizado a beira-mar, na praia do Perequê, a Pousada Vila das Velas também se destaca pela vista excelente para os quartos ou para quem está na piscina. As suítes e bangalôs contam com ar condicionado, frigobar, banheiro privativo com ducha com aquecimento central, cofre e cama queen size com colchão de molas e lençóis de 180 fios. Possui espaço fitness (também com vista para o mar, claro). Está próxima do centro da cidade, o que oferece comodidade.
Hospedagens de luxo
Pousada Vila Kebaya
A Pousada Vila Kebaya está localizado próximo ao centro histórico de Ilhabela – ou seja, próximo de bares, restaurantes e lojinhas. Conta com estacionamento gratuito, academia e piscina ao ar livre. Entre os diferenciais está o hammam (banho turco). Os quartos possuem varanda com vista do jardim, frigobar, cama queen size, TV de tela plana e ar-condicionado, sendo que alguns possuem banheira de hidromassagem. Há uma acomodação adaptada para pessoas com mobilidade limitada.
TW Guaimbê
Legítimo pé-na-areia, o Hotel TW Guaimbê se estende na praia do Julião, uma das melhores da porção sul da ilha. Possui piscina com borda infinita, beach club exclusivo, SPA, biblioteca, sauna seca e beauty center, além de espaço para yoga e pilates. A culinária é de primeira linha, com um restaurante que oferece pratos caiçaras e da cozinha mediterrânea, além de um Wine Bar de primeira. Os quartos são envolvidos pelo jardim. Possuem camas king size com lençóis de 600 fios e toalhas e roupões em algodão egípcio. As suítes possuem ar condicionado e ventilador de teto, TV LCD, wi-fi, cofre e frigobar.
Wyndham Casa di Sirena
Amplo, luxuoso e coladinho à praia do Veloso, o Wyndham Casa di Sirena tem um estilo familiar, com piscina, academia e restaurante. O Restaurante do Tonhão é um dos destaques do local, com um menu internacional. O bar é perfeito para tomar drinks e sucos, sempre com uma vista excelente da praia. O local oferece 50 suítes e apartamentos, todas para não fumantes e com vista para o mar. Possui ainda TV de tela plana, banheira e amenidades. A suíte premium possui vários quartos e ainda um jardim privado. É permitido se hospedar com animais de até 5 quilos.
DPNY
A DPNY é uma grife reconhecida internacionalmente. E não é para menos. O local foi escolhido pelo Condé Nast o Melhor Hotel de Praia da América do Sul e é recanto de celebridades. Ele está localizado na praia do Curral, a mais badalada de Ilhabela, e oferece uma infraestrutura de primeira: spa vista para o mar, beauty center, lounge, jacuzzi de água quente, piscina externa e interna (esta aquecida), banho a vapor com cromoterapia, 2 saunas e até mesmo um parque particular. A gastronomia é outro ponto forte. O hotel possui quatro ambientes diferentes, sendo dois restaurantes, um sushi bar e o almoço terrace. São ao todo 83 suítes com cama king size e dossel, máquina de café, secador de cabelo, TV a cabo, ar condicionado e mini-bar. Algumas suítes têm jacuzzi.
Quer uma ajuda personalizada para encontrar onde ficar em Ilhabela ou planejar sua viagem para lá? Então entre em contato com a nossa agência!
Deixe seu comentário