Onde ficar em São Paulo em 2020: melhores bairros e hotéis


Atualizado em:


Escolher onde ficar em São Paulo pode ser um desafio. Não por faltarem opções, mas justamente porque elas são abundantes até demais. Como a cidade é muito grande, não existe a opção de ficar em um lugar onde seja possível fazer absolutamente todos os passeios a pé. Escolhendo um lugar mais central e com bons acessos, porém, os deslocamentos podem ser facilitados.

Skyline de São Paulo

Uma cidade, mil e uma opções. Mas calma que vamos te ajudar a achar a hospedagem ideal para você em São Paulo.

Nesse post daremos nossas melhores dicas que vão te ajudar a escolher onde se hospedar em São Paulo, divididas por bairros e regiões. Separamos a dedo os lugares que mais gostamos e são mais práticos para o turista que visita a capital paulista. Além disso, fizemos uma seleção caprichada de hotéis em 3 categorias: hostel ($), bom custo X benefício ($$) e hotéis de alto padrão/ luxo ($$$).

Iremos falar dos seguintes bairros de São Paulo, que estão identificados no mapa abaixo. Fique tranquilo que vamos entrar no detalhe de cada região, falando as características e o que achamos como moradoras da capital!

Mapa geral de São Paulo

Se preferir, você pode ir direto para o bairro do seu interesse clicando abaixo:

Jardins: um clássico paulistano.
Bela Vista/ Consolação: praticidade para o turista.
Pinheiros e Vila Madalena: áreas mais descoladas da cidade.
Centro: quando vale a pena se hospedar aqui?
Paraíso/ Vila Mariana: bairros mais calmos, para se sentir em casa em São Paulo.
Itaim Bibi/ Vila Olímpia: work, work, work.
Onde ficar perto dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos: vai que você precisa…

Vamos lá?

Onde ficar em São Paulo: os arredores da Avenida Paulista

Nem precisa dizer nada né? Quem nunca ouviu falar da tão famosa Avenida Paulista? Ela fica em uma região bem central da cidade, então quem escolhe se hospedar por ali, está a uma distância a pé de alguns pontos turísticos importantes, como o Masp. Além disso, há uma linha de metrô que passa por toda a sua extensão, com três estações na própria avenida (Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro). Há ainda muitas linhas de ônibus passando por ali e levando para quase todos os cantos da cidade.

A Avenida Paulista divide dois mundos de perfis diferentes, mas igualmente agradáveis e excelentes para se hospedar. De um lado, toda a elegância do Jardins com restaurantes renomados e lojas de marca na rua Oscar Freire. Do outro, os bairros Bela Vista e Consolação, que são mais low profile e onde ficam lugares como o fervo da Rua Augusta e Frei Caneca. Veja mais abaixo sobre esses ótimos bairros onde ficar em São Paulo.

Onde ficar em São Paulo: arredores da Paulista

Jardins: um clássico paulistano

Como disse acima, o Jardins é uma área nobre da cidade, e muito gostosa para passear, comer bem, fazer compras e conseguir fazer muitas coisas a pé. É aqui que você encontra a maior variedade de hotéis de luxo e de alto padrão, por exemplo. Ficando mais perto da avenida Paulista, você ainda está perto de várias estações de metrô.

O bairro, na verdade, é dividido em quatro: Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Europa e Jardim América. O primeiro é o mais próximo da Paulista e o que tem mais opções de hotéis, restaurantes, lojas e muitas outras facilidades. Os Jardins Paulistano, Europa e América são repletos de casarões enormes e luxuosos e quase não há transporte público passando por eles.

$ – Did’s Hostel: boa localização e áreas comuns gostosas.
$$ – Intercity: uma das melhores opções onde ficar em São Paulo. Ele une conforto, localização e custo. Sempre recomendo por ficar no Jardins, perto da Paulista e da Av. Nove de Julho e ter um bom padrão.
$$$ – Renaissance e Fasano: os hotéis de luxo mais famosos da cidade (e bem localizados diga-se de passagem, pois Tangará e Four Seasons são INCRÍVEIS mas totalmente fora de mão para quem quer passear). Não tem erro!

Bela Vista/Consolação: praticidade para o turista define

Bela Vista e Consolação são dois bairros que começam na Avenida Paulista e terminam no centro, um ao lado do outro. A Consolação está mais próxima da Avenida Consolação e, consequentemente mais bem servida de transporte público. Os metrôs ali são Consolação, Paulista e Higienópolis/Mackenzie.

Já na Bela Vista não há metrôs próximos e são poucas as linhas de ônibus. Ali, porém, é onde fica o famoso Bixiga, o bairro italiano e boêmio (cantinas, cantinas e mais cantinas!). É um bom lugar para quem quer curtir a noite, que acontece por ali principalmente nos arredores da Praça Dom Orione.

$ – Bee W: hostel bem descoladinho, com bons preços e localização estratégica, estando perto do agito mas em uma rua mais calma.
$$ – H3: hotel bem próximo a região do Bixiga, com uma pegada de design bacana.
$$ e meia – Hotel Cadoro: entre a paulista e o centro da cidade, e perto do bairro Higienópolis, tem um excelente custo X benefício.

Pinheiros e Vila Madalena: as áreas mais descoladas da cidade

Hospedagem em São Paulo: Pinheiros e Vila Madalena

Pinheiros é um bairro da zona oeste de São Paulo, mas ainda bem perto e com fácil acesso ao centro da cidade e a Avenida Paulista de metrô.

Pensando na escolha de hospedagem em São Paulo, é possível subdividir este bairro em três partes. A parte mais “de cima”, que fica entre as avenidas Dr. Arnaldo e Henrique Schaumann tem mais cara de bairro mesmo e é um pouco mais pacato. Neste caso, os metrôs mais próximos são o Clínicas, o Oscar Freire e o Sumaré. Essa região é bem próxima da Avenida Paulista e é onde fica a Praça Benedito Calixto, um passeio imperdível para quem está na cidade aos sábados.

A parte “do meio”, entre a Henrique Schaumann e a Avenida Faria Lima, é bem animada e boêmia, com várias baladas e barzinhos. Uma ótima opção de hospedagem em São Paulo para quem gosta de sair à noite. O metrô Fradique Coutinho está bem no centro dessa região.

Por fim, o “baixo Pinheiros” está entre a Faria Lima e a Marginal Pinheiros e fica perto dos metrôs Faria Lima e Pinheiros. Essa região é mais hipster e passa por um processo recente de gentrificação, estando cada vez mais cheio de bares e restaurantes.

A Vila Madalena é praticamente um bairro irmão de Pinheiros, uma vez que um está bem próximo do outro e eles carregam algumas semelhanças, como o estilo dos bares e as lojas. A Vila Madalena é a região mais conhecida da cidade pela vida noturna, então se você pensa em se hospedar por aqui não esqueça de considerar que pode ser uma área barulhenta. Na Vila Madalena também não há metrôs muito próximos, sendo os mais fáceis o Fradique Coutinho e o Vila Madalena (que apesar do nome não fica no coração do bairro).

Pinheiros “do alto”:

$ – Pousada e hostel São Paulo Confort: hostel com camas de verdade e não beliches (!), e perto do metrô.
$$ – Guest Urban Hotel Design: um achado para quem quer hotel com personalidade, poucos quartos, em uma boa localização.

Pinheiros “do meio”

$ – Hostel São Paulo Backpackers: em uma casa super simpática, perto da badalada rua dos Pinheiros e do metrô Fradique Coutinho. Ótima pedida!
$$ – Novo Pinheiros Cobogó: apartamentos na área mais valorizada do bairro. 

“Baixo Pinheiros”

$$ – Ibis Styles: perto do metrô Faria Lima, com padrão Ibis que sempre atende bem as necessidades. 
$$$ – Quality Faria Lima: pertinho do Ibis, é um bom hotel, arrumado e com acesso fácil para as principais vias.

Vila Madalena

$ – Hostel Brasil Boutique: para quem quer curtir o agito da Vila Madalena ao escolher onde ficar em São Paulo.
$ e $$ – Selina Madalena: novo na cidade, bem localizado e caprichadíssimo, com opções de quartos compartilhados e privativos.
$$$ – Vossa Bossa Vila Madalena: apartamentos arrumados para quem quer se sentir em casa em SP.

Centro de São Paulo: vale a pena se hospedar aqui?

Onde ficar em São Paulo: centro

A região central de São Paulo tem partes bastante degradadas, mas outras estão cada vez mais revitalizadas – ou gentrificadas, na verdade. Esse contraste existe então é uma região que exige cautela na hora de escolher onde ficar.

A região central abarca áreas mais perigosas, como os entornos da Estação da Luz, onde está a cracolândia, mas ao mesmo tempo tem o badaladíssimo bairro de Santa Cecília. Por isso, especialmente se você for uma mulher viajando sozinha, recomendamos que pesquise muito e fique muito atento ao local exato do seu hotel antes de escolher se hospedar por aqui. Se puder escolher outra região, honestamente eu acho melhor. 

As maiores vantagens do Centro, além dos preços, um pouco mais convidativos, são a proximidade de ao menos um dos dias de passeios por São Paulo e um fácil acesso ao transporte público. No centro também não faltam barzinhos, principalmente nas proximidades de Santa Cecília ou República. Uma boa opção para quem quer sentir a São Paulo mais raiz.

$ – Ibis Budget São João: já quase no limite do centro com a zona oeste, pode ser uma boa para quem vai ao Allianz Park ver algum jogo de futebol ou show, basta pegar uma avenidona.
$$ – Hotel Normandie: bem arrumadinho, perto do mercadão, 25 de março, Santa Ifigênia e outros pontos de interesse.
$$$ – Nobile Downtown: excelente localização no centro, na frente do disputado Bar do Porco e perto do Terraço Itália e muitas outras atrações.

Veja também: Tour pelo Centro de São Paulo

Vila Mariana/Paraíso: bairros mais calmos, para se sentir em casa

Onde ficar em São Paulo: Paraíso e Vila Mariana

O bairro do Paraíso fica em uma das pontas da Avenida Paulista. Escolher se hospedar nele, além da vantagem óbvia da proximidade com o principal ponto turístico da cidade, é também uma boa opção para quem quer ficar em um lugar mais calmo. O mesmo vale para a Vila Mariana, que é o bairro logo ao lado.

Vila Mariana e Paraíso são bairros tranquilos e bastante residenciais, ainda que bem servidos de serviços essenciais. Neles há também metrôs (Vila Mariana, Ana Rosa e Paraíso) e ônibus para diversos lugares de interesse. Dali, é possível ainda caminhar até o Parque do Ibirapuera.

$ – WE Hostel: fofo, cheio de programações e local de vários eventos e feirinhas na cidade.
$ – The Hostel: perto do metrô, em um prédio cheio de estilo. O destaque fica por conta do quarto privativo lindíssimo. 
$$ – NOD Hotel:
bem decorado e com bom custo X benefício, fica perto do metrô e da rua de bares do bairro, além de ficar perto da ESPM para quem vai fazer algum curso. 
$$$ – Hotel Grand Mercure:
pertinho do parque do Ibirapuera e de grandes avenidas, embora esteja afastado do bairro e dos metrôs. Opção onde ficar em São Paulo com cara e qualidade de hotel executivo.

Itaim Bibi/Vila Olímpia: work, work, work.

O Itaim Bibi e a Vila Olímpia são bairros da zona sul de São Paulo que são mais empresariais do que turísticos. Para quem vem a trabalho pode ser uma boa opção, porque há grandes chances de você já estar perto do local onde terá que ir. Apesar de concentrar uma grande quantidade de empresas, os bairros são também agradáveis. O Itaim Bibi é bem arborizado e os dois são planos (uma informação importante em se tratando de São Paulo!). Por ali há muitos restaurantes e bares mais gourmet ou refinados.

O principal ponto negativo, na minha opinião, é o transporte. Não há metrô na região. Na Vila Olímpia há uma estação de trem, com o mesmo nome, mas ela não está no coração do bairro. Nos dois lugares, não são muitas as linhas de ônibus. Se locomover de carro, porém, também não é fácil porque o trânsito na região, na Avenida Faria Lima e na Marginal Pinheiros, os principais acessos aos bairros, é pesado.

Hospedagem em São Paulo: Itaim Bibi e Vila Olímpia

$$ – VN Ferreira Lobo: opção para quem quer ficar em apês e se sentir em casa. Ideal para estadias mais longas. 
$$ – Mercure JK: padrão de uma rede muito boa, no coração do bairro. 
$$$ – Tryp São Paulo Iguatemi Hotel:
um dos queridinhos dos executivos que visitam SP, perto da Faria Lima e de bons lugares para sair a noite.

Veja também: 9 bate e voltas de São Paulo: Grande São Paulo, litoral e interior

Arredores dos aeroportos

Hospedar-se perto dos aeroportos em São Paulo não costuma ser uma boa opção. O aeroporto de Congonhas fica em uma área considerada nobre da cidade, mas por ali não há nada de interesse turístico, não tem metrô e o trânsito na região costuma ser intenso.

O aeroporto de Guarulhos, como o nome já indica, nem sequer fica dentro de São Paulo. Ficar ali só vale a pena quando pensamos em hospedagem em São Paulo se for na última noite, caso seu vôo de volta saia de lá muito cedo, ou na primeira, se você chegar muito tarde na cidade. Nesse caso, há muitas opções de bons hotéis nos arredores e a hospedagem inclui um transfer do/para o aeroporto.

As dicas de onde ficar em São Paulo perto do aeroporto de Guarulhos são os hotéis Panamby ($$) e o Pullman ($$$), antigo Caesar Park, e um ícone para quem vai ao aeroporto.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Quando fomos a São Paulo ficamos perto da AV. Paulista e foi bem legal. Perto do metrô e de várias atrações.

  • Sil Mendes

    A cidade de São Paulo é enorme e sempre surge a dúvida de qual a melhor região pra se hospedar e ler esse seu post de onde ficar em São Paulo foi esclarecedor para minha próxima viagem .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *