La Chascona: a casa do Pablo Neruda em Santiago
Atualizado em:
La Chascona é uma referencia ao cabelão de uma mulher que foi um amor secreto de Pablo Neruda na década de 50, já que ele construiu essa casa pros dois.
A casa, além de abrigar a Fondación Pablo Neruda (então tem lojinha, um café, etc), é linda e muito doida, porque toda a arquitetura da casa teve interferências do poeta, que ora queria vista pros andes, mas também queria que a casa fosse virada pro sol, ora queria troncos de cipreste como colunas, entre outras “loucurinhas” que deixaram a casa com um toque todo especial. Outra coisa que contribuiu pra essa arquitetura foi o fato da casa ir aumentando com o tempo, pois começou com um sala e quarto, e depois se expandiu cada vez mais.
A casa por si só já vale a visita, mas lá também tem vários objetos pessoais do poeta, como livros e cartas (do período pré-ditadura de Pinochet) e manuscritos dos seus poemas.
As visitas são todas, obrigatoriamente, guiadas, e o site diz para reservar com 2 dias de antecedência. Eu fui fora de temporada e não reservei, mas tive que esperar 2 tours saírem na frente para depois poder ir. Tem tours em inglês e espanhol. Segunda-feira fecha!
Todas as informações de horário e reservas estão aqui.
La Chascona
Ótimo artigo!
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo artigo!
Mari
Obrigada! 🙂
Ficamos felizes que tenha gostado
Gabriela Galdino
La Chascona foi dos três museus que visitei no chile, fiz um post contando as minhas experiências, espero que gostem 🙂 https://porondeagabifor.wordpress.com/2018/03/13/tres-museus-em-santiago/
Marcella
Que demais Gabi, obrigada pelo comentário!
Juliana Gobbi
incrivelll meninas!!!! Quero mto voltar lá
ameiii as fotos!