Bate e voltas de Paris: 16 opções para uma viagem incrível
Atualizado em:
Paris é um deslumbre e um encanto por si só. Mas se você tem pelo menos 6 dias na cidade-Luz, pensar em bate e voltas de Paris pode ser uma ótima pedida para tornar a sua viagem ainda mais interessante.
A França é um país grande para os padrões europeus, mas com boa rede de trens e uma infinidade de encantos, não é difícil pensar em bate e voltas de Paris bem bacanas e que fazem sua viagem valer por duas!
Aqui trazemos 16 sugestões de bate e voltas de Paris, divididos por tipos. Há opções para as crianças, castelos incríveis, cidades charmosas, vinícolas e até destinos de natureza. Confira!

Leia também: Pontos turísticos da França: 16 dicas imperdíveis
Roteiro Paris: sugestões de passeios para 4 dias e uma semana
Castelos
Palácio de Versalhes
Começamos com esse que é o bate-volta de Paris por excelência. Um dos destinos mais famosos para quem sai da capital francesa não ganhou fama à tôa. Além de ser um local extremamente importante historicamente, o Chateau de Versailles é um deslumbre!
Versalhes foi a residência oficial do rei Luís XIV, conhecido como rei Sol, e sede do governo francês à época. Também foi na célebre sala dos espelhos do castelo que foi assinado o Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.
Versalhes é, portanto, um prato cheio para quem gosta de história. Ele também é lindo por dentro e por fora. Na minha opinião, inclusive, seus jardins são o maior destaque.
Quanto tempo: 40 min
Como ir: De trem, saindo de Montparnasse, ou de carro
Castelo de Chantilly
Se você é 30+ como eu, talvez tenha ouvido falar do Castelo de Chantilly por ter sido o local do casamento de Ronaldo Fenômeno e Daniela Cicarelli, em 2005. A união do casal famoso durou menos de 3 meses, mas a visita ao castelo continua sendo uma ótima opção entres os bate e voltas de Paris.
Distante cerca de uma hora da capital francesa, o Castelo de Chantilly é uma opção muito menos lotada do que Versailles para quem quer conhecer um palácio. Ele é menos suntuoso que o anterior, é verdade, mas abriga o Museu Condé, que pode ser um grande plus para quem se interessa por arte.
Quanto tempo: 1 hora
Como ir: De trem saindo da Gare du Nord (com uma caminhada de 30 minutos ou uma rápida viagem de táxi ou ônibus até o castelo), ou de carro.
Palácio de Fontainebleau
Para completar as opções de bate e voltas de Paris com destino a castelos está o Palácio de Fontainebleau. Ele fica na cidadezinha de mesmo nome e é mais uma boa opção para quem quer conhecer um castelo francês fugindo da lotação de Versailles.
Este era o palácio preferido de Napoleão e foi ali que ele abdicou do poder antes de partir para o exílio na Ilha de Elba. Por isso mesmo, lá dentro você encontra o Museu Napoleão I, dedicado inteiramente ao icônico governante francês.
Além do interior do castelo, que pode ser visitado livremente ou em visita guiada – que dá acesso a áreas extras –, chamam atenção as áreas externas, com parque e jardins.
Quanto tempo: 1 hora
Como ir: De trem, saindo da Gare de Lyon, e ônibus ou táxi, ou de carro.
Leia também: Onde ficar em Paris: melhores bairros, regiões e dicas de hospedagem
Bate e voltas de Paris para crianças
Disney Paris
A opção ideal para quem vai com os pequenos e quer um dia divertido – ou simplesmente cansou de museus e monumentos. Antigamente chamada de EuroDisney, a Disney Paris conta com dois parques: a Disneyland e o Walt Disney Studios. Falamos tudo sobre eles aqui neste texto.
Quanto tempo: 45 min
Como ir: De RER (o trem urbano), saindo de Châtelet les Halles
Parque Astérix
Se você já conhece esta ou outra Disney e quer algo diferente, sem abrir mão da diversão, o parque Astérix é a sua pedida. Crianças maiores e adultos podem inclusive preferir o Parque Astérix à Disney por conta das montanhas russas mais radicais.
O parque dedicado ao gaulês mais famoso dos quadrinhos já foi eleito o melhor parque temático da França. Ele é muito grande, dividido em seis áreas correspondentes aos locais abordados nas histórias, e precisa de um dia inteiro para ser explorado.
Quanto tempo: 1h15
Como ir: De ônibus (Flixbus) saindo da Gare Quai de Bercy, ou com um transfer do parque que sai do aeroporto Charles de Gaulle.
*Atenção: O Parque Astérix só fica aberto entre abril e janeiro.
Leia também: Paris com crianças: duas dicas de passeios imperdíveis
Bate e voltas de Paris: cidades
Giverny
Se você visita Paris no período da primavera, uma ótima pedida de bate e volta é Giverny. A cidade foi eternizada por Monet em inúmeros de seus quadros e esta é justamente a principal atração: os jardins de Monet.
Fora da primavera, é melhor privilegiar outros bate e voltas de Paris, visto que a graça aqui é ver os cenários floridos retratados pelo pintor. Sem flores tudo perde um pouco o sentido.
Quanto tempo: Cerca de 2 horas
Como ir: De trem, saindo de Saint-Lazare, e depois de ônibus ou bicicleta até a casa de Monet, ou de carro.
Mont Saint Michel
Na falta de classificação melhor, o Mont Saint-Michel entrou aqui entre as cidades. Mas a verdade é que este destino é uma ilha rochosa na foz do Rio Couesnon que chama a atenção pela localização geográfica, que rende vistas de tirar o fôlego, assim como pela Abadia pontuda bem no topo.
Aos pés da igreja há uma vila medieval bem preservada – e repleta de restaurantes e cafés bons, mas com preço salgado – e um santuário. Pela sua localização, talvez seja melhor evitar esse destino no inverno.
Quanto tempo: Mais de 4h
Como ir: De excursão. Como a viagem é bem longa, não recomendo fazer nem de carro nem de transporte público por conta própria, porque o dia fica extremamente cansativo. Se não quiser ir de excursão, inclua uma pernoite na região.
Rouen
Rouen é a capital da Normandia, região onde também está o Mont Saint-Michel. Foi lá que Joana D’Arc foi presa e queimada em praça pública.
Além das raízes históricas, Rouen é uma daquelas cidades charmosas e com miolo turístico pequeno, perfeito para ser explorado em um bate e volta. Falamos tudo sobre o que fazer em Rouen neste texto.
Quanto tempo: 1h30
Como ir: De trem, saindo de Saint-Lazare.
Lille
Saindo de Paris sentido norte, mas pouco antes de cruzar a fronteira com a Bélgica, você chega em Lille. A cidade é mais uma opção para quem quer conhecer uma cidade charmosa sem ter que ir muito longe da capital.
A arquitetura de Lille é bem diferente do que você encontra em Rouen. Aqui as praças e construções são maiores e mais imponentes. A cidade já foi um importante centro comercial, mas hoje é um centro universitário e cultural animado, ainda que possível de conhecer em um só dia.
Quanto tempo: 1 hora
Como ir: De trem, saindo da Gare du Nord.
Bruxelas
Eu particularmente gosto bastante de Bruxelas e acho que a capital da Bélgica merece um pouco mais de tempo – pelo menos dois dias inteiros. Mas é comum ouvir de quem visita a cidade que passar apenas um dia por ali é suficiente.
Dessa maneira, ela se torna uma opção interessante entre os bate e voltas de Paris, principalmente como forma de adicionar um novo país na viagem sem precisar alterar muito o roteiro. E bom, por que não tirar um dia para conhecer alguns museus, degustar moules frites, chocolates e boas cervejas por lá?
Quanto tempo: 1h20
Como ir: De trem, saindo da Gare du Nord.
Strasbourg
Já pertinho da Alemanha está Strasbourg, ou Estrasburgo em bom português. A cidade é sede do Parlamento Europeu e conquista os visitantes com suas construções antigas e canais encantadores.
Esse é um destino especialmente recomendado se sua viagem acontecer no fim do ano, antes do Natal. Isso porque o mercado de Natal de Estrasburgo é um dos melhores da Europa.
Quanto tempo: 1h45
Como ir: De trem, saindo da Gare de l’Est.
Reims
Para terminar as dicas de cidades recomendadas para bate e voltas de Paris, não podia faltar Reims. Ela é mais uma pequena cidade com um centro charmoso, uma praça central interessante e uma grande igreja imponente.
O ponto alto de Reims é a possibilidade de fazer o seu bate e volta valer por dois, combinando meio dia na capital da Champagne e a outra parte em uma vinícola da região. Uma boa ideia especialmente para quem faz o trajeto de carro.
Quanto tempo: 45 minutos.
Como ir: De trem, saindo da Gare de l’Est, ou de carro, se combinado com uma vinícola.
Leia também: Cidades da França: melhores destinos e o que ver no país
Vinícolas
Para muitos, França é sinônimo de bons vinhos. Então não podiam faltar vinícolas entre as opções de bate e voltas de Paris.
São inúmeras as opções de vinícolas para visitar na França e boa parte delas pode ser acessada a partir de Paris. Para afunilar, cabe explicar as regiões de produção de vinho próximas da capital.
Saindo de Paris, você pode acessar de carro, excursão ou até de trem algumas vinícolas das regiões de Champagne (a mais próxima), Alsace, Bourgogne e Val de Loire. Alguns exemplos são Pommery, Moet & Chandon, Michel Gonet, Mercier etc.
Veja opções aqui. Ou visite uma vinícola dentro de Paris.
Leia também: Como ir dos aeroportos de Paris ao centro
Natureza
E se a sua pegada é natureza, também é possível encaixar uma escapada durante uma viagem a Paris. Confira:
Parque Natural Regional de Vexin Francês
Esse grande parque natural entre Paris e a Normandia tem boas opções de rotas para quem quer fazer caminhadas ou um passeio de bike. Lá também é possível juntar natureza e arte, uma vez que Auvers-sur-Oise foi morada de Van Gogh e, portanto, o impressionismo é comemorado. Saiba mais.
Quanto tempo: 45 minutos.
Como ir: De carro.
Floresta de Fontainebleau
Perto da cidade que já mencionamos acima na parte de castelos, está a Floresta de Fontainebleau. Por ali há parques e jardins para diversos tipos de passeios. A principal vantagem é a existência de um centro de ecoturismo em Gorges de Franchard, que vai te ajudar a encontrar o passeio ideal. Saiba mais.
Quanto tempo: 45 minutos.
Como ir: De trem, saindo da Gare de Lyon, com uma rápida viagem de táxi ou ônibus, ou de carro.
Arboretum de Versailles
Para terminar essa lista de bate e voltas de Paris, trazemos o Arboretum de Versailles. Conhecido como um “museu de árvores”, o arboretum é um espaço onde diversas espécies existem em seu habitat natural. O espaço, porém, tem entrada controlada e estrutura de banheiros, estacionamento e espaço de picnic, perfeito para famílias – ah! E pets são bem-vindos! Saiba mais.
Quanto tempo: 1 hora.
Como ir: De trem, saindo de Montparnasse e com uma rápida viagem de ônibus ou táxi, ou de carro.
Leia também: Quanto custa viajar para Paris? Gastos médios por dia
Vai viajar? É preciso planejar! Quer uma consultoria personalizada para a sua viagem a Paris? Então entre em contato com a nossa agência de viagens.
Deixe seu comentário