Bate-volta da Cidade do México para as pirâmides de Tehotihuacán (+Basílica de Guadalupe)


Atualizado em:


O México é um país cheio de ruínas de civilizações pré-Colombinas (que viviam lá antes da chegada dos espanhóis), então não dá pra visitar o país e não se aventurar por sítios arqueológicos Astecas ou Maias. Na região da capital mexicana predomina a influência Asteca, e o maior exemplo disso são as Pirâmides do Sol e da Lua, no sítio arqueológico de Tehotihuacán.

Ainda que tenha sido uma cidade Asteca por muitos anos, Tehotihuacán foi construída centenas de anos antes, e os arqueólogos estimam que ela tenha sido um grande centro controlador de todas as civilizações que viveram em território hoje mexicano (inclusive os maias). Misteriosamente, a cidade foi abandonada e ficou assim até a chegada dos Astecas, que passaram a utilizá-la como centro de adoração, por acreditarem que aquele era o lugar onde o mundo havia sido criado. Com a chegada dos espanhóis, a civilização asteca foi dizimada e Tehotihuacán abandonada novamente, até ser declarada como patrimônio da humanidade pela UNESCO , na década de 80.

Ruínas

Ruínas

Templo de la serpente emplumada

Templo de la serpente emplumada

Detalhes

Detalhes

Os pontos altos são as duas pirâmides que reverenciam o Sol e a Lua, que são ligadas pela Calçada dos Mortos e podem ser escaladas pelos turistas, dando uma visão ampla e belíssima do sítio arqueológico e de toda a região.

Calzada de los muertos, com a pirâmide da lua ao fundo

Calzada de los muertos, com a pirâmide da lua ao fundo

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol

Vista da Pirâmide do Sol

Vista da Pirâmide do Sol

Campo onde está a Cidadela

Campo onde está a Cidadela

IMG_0694

Visitar Tehotihuacán pede, pelo menos, umas 4h, já que é 1h para ir, 1h pra voltar e, no mínimo, 2h no para explorar o local. Como anda-se muito e a subida da pirâmide do Sol é bem cansativa, é recomendado usar roupas leves, levar água e ir de tênis. Não se esqueça que o Sol das horas perto do meio dia é bem forte, então chapéu e protetor solar são bem vindos.

Para chegar lá por conta própria é super simples, basta pegar o ônibus na Central de Autobuses del Norte (facinho de chegar de metrô). A empresa que leva chama Autobuses Tehotihuacán e tem ônibus que saem de hora em hora a partir das 7h da manhã. Basta comprar no guichê diretamente (custa 40 pesos). A viagem dura cerca de uma hora e te deixa na porta do sítio arqueológico (parada “los piramides”).

Você vai começar seu passeio pela Cidadela, depois seguir pela Calzada de los Muertos, passar pela pirâmide do Sol (e subir) e pela Pirâmide da Lua, e ver as demais coisas por lá. Se na hora de ir embora você ainda tiver pique, vale a pena parar na Basílica de Guadalupe pois é bem no caminho da volta, e assim você já mata dois passeios em um só.

Como ir: quando acabar de visitar o sítio arqueológico, dirija-se à saida que fica bem em frente à pirâmide do Sol. Você vai passar por umas barraquinhas de souvenirs e por um estacionamento que vai dar em uma rua. Atravesse a rua e espere o ônibus que vai parar bem onde tem a lombada. Pegue o ônibus que vá a até a estação de Indios Verdes, mas peça para o motorista te avisar quando chegar o ponto do Deportivo 18 de marzo. De lá tem gente que vai a pé ou de metrô, mas também vale pegar um taxi que vai te cobrar baratinho (uns 15 pesos) e te deixar na porta.

A Nossa Senhora de Guadalupe é a santa padroeira do México e, por isso, os mexicanos (em sua maioria católicos) são super devotos dela. A Basílica, um destino religioso importantíssimo para os católicos, na verdade é um complexo formado de diversas igrejas, dentre elas a moderna basílica, a basilica antiga, a capilla del pocito (chamada assim devido ao poço de águas milagrosas localizado nela) e a paróquia do convento da Santa Maria de Guadalupe.

Chegando na região da basílica

Chegando na região da basílica

Basílica velha

Basílica velha

Basílica renovada

Basílica renovada

Interior da nova basílica

Interior da nova basílica

Fonte: dados turísticos dos locais e este site aqui (Onde os homens se tornam deuses).

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *