Brotas: nosso roteiro para um final de semana perfeito

Atualizado em:

Se você mora em alguma cidade do estado de São Paulo, já pode pensar em planejar uma viagem de final de semana para Brotas. Isso porque Brotas fica bem no meio do estado e é prática para quem está na maioria das cidades paulistas. Quem mora na capital do estado chega na capital da aventura em pouco menos de 3 horas. Pensando nisso, compartilhamos aqui o nosso roteiro que ficou bem redondinho e pode ajudar quem também quer visitar Brotas no final de semana. Na minha opinião esse roteiro teve o equilíbrio perfeito entre sossego e aventura. Espero que gostem.

Brotas para casais: 5 dicas para uma viagem sem stress (e sem crianças)

Dicas rápidas sobre o nosso final de semana em Brotas

Nosso hotel: Hotel Boutique Frangipani (o melhor da região, para maiores de 14 anos).
Restaurantes que visitamos: Bistrô Zen (divino), Brotas Bar e Fatto di Bufala.
Transporte: estávamos com carro próprio que viemos desde São Paulo.
Quando fomos: final de março de 2019 (dias 22, 23 e 24), ótima época pois ainda está quente mas não insuportável, e os rios estão cheios das chuvas de verão (melhor para o rafting).

Sexta-feira a noite: jantar na cidade

Se essa for só uma viagem de fim de semana mesmo, provavelmente você chegará em Brotas a noite e morrendo de fome, como aconteceu com a gente. A dica é fazer check in no seu hotel rapidamente, ou seguir direto para um restaurante ou barzinho. Há várias opções por lá para todos os gostos, mas não enrole demais porque a noite não dura muito.

Nosso quarto no hotel Frangipani

No nosso hotel indicaram a Cantina Vicino della Nonna, que é um restaurante super conceituado em Brotas, mas que já estava vazio a hora que chegamos (já passava das 22h).  Além dessa indicação tínhamos um outro nome na nossa lista, o restaurante Fatto di Bufala, que minha tia disse maravilhas sobre. Esse é um restaurante mais novo, onde todos os pratos são eitos com muçarela de bufala! Pronto, possibilidade de descobrir um bom segredo e uma proposta interessante. Escolha feita!

Já passava das 22 horas, mas mesmo assim ainda tinha algumas poucas mesas no local. Apesar da fachada um tanto quanto comercial (parecia mais uma loja do que restaurante), o ambiente lá dentro é bem aconchegante e fofo e adorei a possibilidade de sentar na mesinha no parklet lá na frente.

De entrada: muzzarela de bufala do Fatto di Bufala.

A muçarela de entrada estava super gostosa, assim como a lasanha feita com alcatra de bufalo e maçaricada na hora (super leve e saborosa, mas podia ter mais molho na minha opinião) e o risotto al tartufo nero (delicioso e levinho – amo trufas, então sou suspeita). Pra completar a experiência, só as horas de conversa jogadas fora com o Luis Augusto, dono do restaurante e de uma história de vida interessante.

Sábado de dia: rafting, cachoeira e piscina do Hotel Frangipani

Depois de uma boa noite de sono no hotel, acordamos as 8:30 para ter tempo de aproveitar o café da manhã e seguir para a agência Alaya, porque tínhamos o passeio agendado para as 10h.

Um café da manhã que era só amor.

O rafting foi mais divertido e radical do que esperávamos. O nosso instrutor Dimas era ótimo, super profissional, não forçava a barra em nenhum momento e conhecia tudo do rio e dos lugares mais legais. Descemos várias mini quedas d’água e atravessamos boas corredeiras, e claro, saímos ensopados. De volta a agência, por mais que houvesse vestiário e chuveiro, decidimos voltar para o hotel para tomar banho e almoçar por lá.

Plena e sorrindo no rafting

Dica para os mais aventureiros: durante a lua cheia rola rafting noturno pela Alaya!

Foram 4 horas da chegada até a saída da agência Alaya, sabíamos que o restaurante do hotel fechada as 14:30 então corremos para lá. Os pratos do almoço estavam ótimos e super bem servidos (até demais, já que tínhamos um super jantar degustação a noite e chegamos lá sem fome, mesmo 5 horas depois…rs).

Almoço no restaurante do hotel.

Sem perder tempo, fomos para a cachoeira exclusiva do hotel que só os hóspedes tem acesso. Ela fica o Brotas Zen, um espaço super gostoso com restaurante, bistrô, loja e a cachoeira. Descemos uma trilha rápida e ao chegar lá nos deparamos com a cachoeira inteira pra gente. Aproveitamos um pouco e poderíamos ficar lá um tempão, mas já era final do dia e os mosquitos começaram a nos picar loucamente (fica essa dica: final da tarde no meio da mata tem que ser com repelente).

Uma cachoeira pra chamar de minha

Voltamos para o hotel para apreciar o pôr do sol tomando um drink da piscina. Confesso que foi um dos meus momentos favoritos da viagem…rs, a música estava gostosa, o dia lindo, havia pouca gente e muita paz por lá, e ainda tomamos uma capirinha deliciosa.

Eu e Michellinha curtindo o pôr do sol na piscina do hotel.

Gostei tanto de ficar na área de lazer do hotel que desisti dos passeios do dia seguinte e decidi ficar de novo por lá, mas dessa vez experimentando a cerveja da cidade (Brotas Beer), tomando sol e jogando sinuca. ♥

Sábado a noite: jantar romântico a dois no Bistrô Zen

Depois de um dia super animado, nós estávamos bem no clima de um jantar mais tranquilo a dois. Naquela tarde, pelo instagram, uma amiga me indicou o Bistrô Zen para jantar e coincidentemente já tínhamos reserva lá, feitas pelo nosso hotel.

Casinha azul com dois coqueiros ao lado. É noite e a lua cheia está iluminada em cima da casa.

Bistrô zen: um lugar bucólico e acolhedor, simples e sofisticado ao mesmo tempo.

O jantar funciona em um esquema tão acolhedor e diferente que eu adorei a experiência como um todo e indico fortemente. Começa que são poucas mesas e as instruções eram tão simples quanto: “chegue entre 20h e 21:30”. Fomos recebidos super bem quando chegamos em uma casinha azul fofíssima dentro do Brotas Zen, e ainda iluminados pela luz da lua cheia. Para completar, era um jantar degustação com 5 pratos incríveis.

Você paga um preço fixo de R$98,00 por pessoa (hóspedes do hotel Frangipani pagam R$95) e espera os pratos chegarem. Foram duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. Nós podíamos repetir qualquer prato que quiséssemos, mas infelizmente não demos conta (bem que eu queria!). Segue as fotos do que foi servido no menu degustação do dia que jantei lá, com a legenda. Só ficou faltando a sobremesa (peras cozidas em calda de especiarias com crumbles, creme inglês e calda de chocolate), que estava divina mas que não resistiu a espera da foto.

Pães artesanais, ricota cremosa de abóbora e mel, pimenta cambuci recheada com mix de queijos, chutney de cebola com canela e alho assado em azeite.

Pão italiano, requeijão de corte regional, abobrinhas italianas grelhadas e tomate cereja.

Mousse de agrião recheado com queijo, envolto em massa de crepe e servido com creme gorgonzola.

Prochetta suína crocante servida com purê de ervilhas, cogumelos e abóbora agridoce.

Eu achei um programa delicioso, principalmente se você está em Brotas para uma viagem de casal (aproveite e leia esse post se você quer planejar uma escapada a dois para Brotas).

Domingo: relax no hotel, almoço no bar Brotas e volta pra casa

Tínhamos vários planos para o domingo. Assistir a uma das provas do campeonato de rafting que estava rolando, passear no parque da cidade, visitar o Recanto das Cachoeiras ou fazer uma tirolesa em cima de uma bicicleta. Pois quando acordamos no domingo (com despertador pra não perder o café!) o que mais queríamos era só curtir de novo a piscina e relaxar… no dia anterior ficamos apenas uma horinha e pouco e ainda estávamos com gostinho de quero mais.

Mergulho com o sol se pondo (foto do sábado, mas que ilustra bem como foi meu domingo de manhã)

Uma grande vantagem do hotel Frangipani é que o check out é as 15 horas, então é deu pra aproveitar bem a manhã de domingo, sem aquela pressão de ter que sair correndo do hotel e ficar sem rumo e sem “apoio”. Esse é o tipo de detalhe que faz toda a diferença na sua experiência, e nesse caso fez mesmo já que pudemos curtir o dia todo antes de voltar pra casa.

Quando era umas 14h nós saímos do hotel e fomos almoçar no Brotas Bar. Aproveitamos para provar a excêntrica caipirinha de banana e canela (que basicamente é uma vitamina alcóolica) e dividimos um peixe que serviria tranquilamente 3 adultos. Depois, uma paradinha pra foto em um mural que achei lindo no meio do caminho entre hotel e a cidade, e estrada! Saímos as 16h e as 19h já estávamos em casa, prontos para uma pizzinha clássica de domingo, e prontos para começar a semana revigorados. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.