Buenos Aires para experientes: segredos para uma segunda vez na cidade
Atualizado em:
Hoje venho aqui para fazer o que é o DNA deste blog: contar segredos. Trago aqui 8 algumas dicas super diferentes de Buenos Aires para experientes.
Se você já foi a Buenos Aires uma vez ou mais e agora está planejando uma nova visita à cidade, essas dicas são para você.
Uma vez que o roteiro básico já foi cumprido – e nada contra ele, acho mesmo importante visitar os pontos mais turísticos de um lugar, afinal não costuma ser a toa que eles ganharam esse status –, você fica livre para explorar mais a cidade.
Museus menos óbvios, mercado fora do roteiro turístico principal ou simplesmente regiões para caminhar são algumas das dicas que detalhamos abaixo. Tente escolher pelo menos uma delas para incluir na sua segunda vez em Buenos Aires e vá aos poucos descobrindo mais a cidade.
Vamos a elas:
Buenos Aires para experientes: Museus
Muntref
O Muntref é mega segredinho. Um museu que são na verdade cinco: Museu de Artes Visuais, Centro de Arte Contemporânea, Museu da Imigração, Centro de Arte e Ciência e Centro de Arte e Natureza, mantidos pela Universidade Nacional de Três de Fevereiro (daí vem o nome).
Eles estão espalhados em três sedes. Eu visitei a sede Hotel de Imigrantes, onde estão o Museu da Imigração e o de Arte Contemporânea – que em algumas partes se misturam – e achei um passeio super interessante em Buenos Aires para experientes.
O mais fácil de encaixar no roteiro é este que eu visitei, porque fica ali em Puerto Madero. Os outros, ficam um pouco fora dos bairros mais turísticos, apesar de não serem mega afastados – ir neles pode ser uma oportunidade de explorar um pouco mais de Buenos Aires, afinal.
O Centro de Arte e Natureza, mais recente de todos, é apenas um museu virtual, interessante para quem curte o tema.
Todos são grátis, mas cada sede tem uma localização e um horário próprio de visitação. Veja mais no site do Muntref.
MAMBA
Nem só de antiguidades vive San Telmo! Eu já deixei claro aqui no blog que eu me apaixonei pelo bairro e um dos motivos pelos quais ainda quero voltar e explorar mais é porque não tive tempo de conhecer o Mamba (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires).
Por fora, o prédio enorme e imponente já é lindíssimo. O Mamba tem diversas exposições temporárias, um acervo fixo, uma biblioteca e abriga uma série de eventos de cinema e musicais. Tudo muito vivo, provando que San Telmo é mesmo um bairro pujante.
Segunda a sexta – das 11h às 19h
Sábados, domingos e feriados – das 11h às 20h
Entrada para brasileiros: 250 pesos; grátis às quartas
Espaço Memória e Direitos Humanos
Mais um museu para uma segunda vez em Buenos Aires é o Espaço Memória e Direitos Humanos. Apesar de ser um pouco mais conhecido do que os outros, ele ainda é uma atração que costuma ser deixada de lado nos roteiros mais básicos e turísticos.
O Espaço Memória e Direitos Humanos é um museu que conta principalmente a história da ditadura na Argentina, mas não apenas isso. Ele fica onde já foi um centro de detenção, tortura e extermínio, como o Museu da Resistência, em São Paulo.
Sem menosprezar o espaço paulistano, que é importantíssimo, comparar as dimensões dele com o de Buenos Aires já indica como os países lidaram de maneira muito diferente com a memória e os algozes deste período.
Dentro dele há algumas subdivisões, como um museu apenas sobre as Malvinas e outro sobre o movimento das mães da Praça de Maio. Passeio imperdível para quem gosta de história e de suma importância para todos.
Entrada grátis, mas os horários de visitação variam em cada uma destas partes. Veja mais no site do Espacio Memória y Derecho Humanos.
Isla El Descanso
Este é um dos verdadeiros segredos de Buenos Aires. Até porque o passeio não é exatamente em Buenos Aires. Para chegar na Isla El Descanso, que fica no Tigre, é preciso pegar um barco ou um helicóptero (pois é!), mas a visita promete.
A descrição da Isla El Descanso é algo parecido com o nosso Inhotim: jardins super agradáveis, recheados de obras de arte. De vez em quando, acontecem eventos culturais e gastronômicos abertos ao público.
Este lugar continua na minha lista do que fazer na próxima vez, mas confesso que me arrependi de ter deixado de fora do meu último roteiro.
Os valores e horários são variáveis e é preciso reservar antes de ir. Veja todas as informações no site da Isla El Descanso.
Segredos de Buenos Aires na rua
Costanera Norte
Quem vai a Buenos Aires pela segunda vez e quer se sentir um verdadeiro porteño pode aproveitar um dia de sol na Costanera Norte. Este é um pedaço à beira do Rio da Prata, bem pertinho do Aeroparque, onde os argentinos vão para se divertir e passear com as crianças, como um parque.
Por lá você pode dar uma caminhada na beira do rio enquanto observa de perto os pousos e decolagens. Aproveite para comer um típico choripán!
Festa de ano novo chinês em Chinatown
Há muitas grandes cidades onde o passeio em Chinatown é obrigatório mesmo nos roteiros mais básicos, como é o caso de Nova York.
Em Buenos Aires este não é bem o caso, mas se calhar de você estar na cidade na época do ano novo chinês, não deixe de ir curtir as festividades por lá.
Outros
Mercado Central de Buenos Aires
Quem, como eu, adora conhecer um mercado quando viaja, não pode perder o Mercado de San Telmo, claro. Mas quem quer ir além, tem que conhecer o Mercado Central de Buenos Aires, que ainda mantém uma característica bem raíz de mercado, apesar de não ser mais totalmente um segredo de Buenos Aires.
Depois que a série Street Food, da Netflix, fez um episódio sobre as famosas tortillas do restaurante Las Chicas de la 3, que já era um sucesso, o local passou a atrair ainda mais turistas. No entanto, como é fora de mão, segue sendo uma boa opção para uma segunda vez em Buenos Aires.
Segunda a sábado – das 8h às 19h
Domingo – das 9h às 14h
Galeria Güemes
Ver Buenos Aires do alto, de uma forma geral, já não costuma ser uma atração para os turistas de primeira viagem. Talvez porque a capital da Argentina não tem tantos prédios altos assim. Porém, nas minha opinião, isso deixa a coisa até um pouco mais interessante, porque os mirantes costumam ser no alto de prédios históricos.
Quem quer ver a vista de Buenos Aires costuma recorrer ao Palácio Barolo, que é um prédio belíssimo, mas a ideia aqui é fugir do óbvio, certo? Que tal então seguir mais um dos segredos de Buenos Aires visitar o mirante da Galeria Güemes?
Bem na movimentadíssima Calle Florida, ao entrar na Galeria Güemes, que é mais um centro de compras, até um pouco caído, você não consegue ter muita ideia. Vindo da Florida, pegue um dos elevadores do lado direito e suba até o 14º andar. Lá, você tem mais algumas levas de escada – encontra uma exposição sobre o prédio no meio do caminho – e enfim chega a um mirante 360º da capital Argentina.
De segunda a sexta – das 10h às 13h e das 14h às 16h40
Não abre se estiver chovendo
400 pesos
Que tal nossas dicas de Buenos Aires para experientes? Você que já conhece bem a cidade, conta pra gente nos comentários quais os seus segredos!
Deixe seu comentário