Pratos típicos em Buenos Aires: o que comer na capital argentina


Atualizado em:


Uma das melhores partes de viajar é provar a comida típica dos lugares. Quem gosta muito de gastronomia costuma viajar já com uma listinha de restaurantes para conhecer. Mas antes de escolher os estabelecimentos na capital argentina, é preciso saber quais os pratos típicos em Buenos Aires.

A capital da Argentina tem uma culinária bastante focada em carne e queijo. A comida por lá tem bastante influência europeia, mas também encontramos coisas únicas, como a fainá, ou que são comuns por aqui, como o churrasco (apesar de ele ser bem diferente do que o que estamos acostumados no Brasil).

Separamos aqui uma lista dos principais pratos típicos em Buenos Aires para você saber o que não pode voltar sem experimentar. Confira!

Foto: Image by Gabriel Avellaneda from Pixabay

Carnes

Asado

O asado nada mais é do que o churrasco. Na Argentina, porém, o churrasco é feito de uma forma toda particular.

Se você tiver a oportunidade de comer na casa de um argentino, vai ver que lá o churrasco tem uma ordem certa para ser servido. Primeiro se comem as linguiças, começando com a Morcilla, aquela de sangue que por aqui costumamos chamar de chouriço, e indo para o chorizo e só depois vêm as carnes.

Em um típico churrasco argentino também é difícil ver carnes de frango ou peixe, como acontece aqui. Por lá também não rola um pão de alho, queijo coalho ou vinagrete. A carne é realmente a estrela da festa, geralmente harmonizada com um bom vinho tinto.

Bife de Chorizo e Bife Ancho

Se você for a um asado, vai comer bife de chorizo e bife ancho, mas esses dois cortes valem um aparte, porque podem ser apreciados também sozinhos em pratos normais no almoço ou jantar.

O Bife de Chorizo é a carne mais famosa da Argentina. Para quem entende de cortes, ele é extraído da parte dianteira do contrafilé bovino. É uma carne com uma boa camada de gordura, mas bem delimitada, com pouco marmoreio. Ele é servido em um corte bem alto, geralmente acompanhado de batatas.

Já o Bife Ancho – conhecido no Brasil como bife de costela e na França como entrecôte – é mais marmorizado, ou seja, tem mais gordura entremeada na carne. Ele é um corte vizinho do Bife de Chorizo e na Argentina é servido de forma bem parecida.

Milanesa

Minha milanesa com batatas fritas do La Poesía, em San Telmo

Milanesa ou milanesa de ternera é exatamente o que conhecemos como bife à milanesa por aqui. A diferença é que a milanesa argentina é um bife fininho e bem grande, acompanhado de batatas – geralmente fritas, mas também podem ser assadas.

Existe também a opção da milanesa napolitana, que é similar a um bife à parmegiana. Ele vem com presunto, queijo e tomate em cima, mas a quantidade de queijo e molho é bem mais comedida do que a das parmegianas brasileiras.

Veja também: Os melhores restaurantes de Buenos Aires

Lanches

Empanadas

As empanadas são salgados típicos de praticamente toda a América hispânica. Elas podem ser feitas de diversas formas, variando entre frita e assada, por exemplo. Em Buenos Aires, as mais comuns são as empanadas tucumanas – ou seja, da província de Tucumã.

Elas são assadas e podem ser encontradas em diversos sabores. Alguns dos mais comuns são presunto e queijo, queijo com cebola, carne )com ovos cozidos) e humita, que são de milho.

Você pode encontrá-las na cidade toda. O que não falta são pequenas lanchonetes, bares, restaurantes ou botecos que vendam empanadas. É como encontrar pão de queijo no Brasil. Pela minha experiência, mesmo nos lugares mais simples e sem referências na rua, elas são deliciosas.

Fainá

Ok, meu choripán não estava muito bonito, mas eu não dispenso esse sanduíche!

Nessas mesmas lanchonetes simples que vendem empanadas você pode experimentar algo que para mim foi novidade na minha última visita à cidade, mesmo já tendo ido diversas vezes antes. Trata-se da fainá.

Ela é uma massa feita de grão de bico que é preparada circular e vendida por pedaço, como se fossem pedaços de pizza.

Honestamente, eu não gostei muito da fainá, não. Achei o gosto um pouco sem graça. Vi depois que muitas pessoas comem como acompanhamento de pizza, ou acrescentam recheios a ela e acho que dessa forma deve ficar mais gostoso.

Choripán

Eu sou particularmente fã dessa comida. Choripán é o pão com linguiça, chorizo. Ele é uma comida de rua bem comum, vendido em food trucks ou ambulantes principalmente em parques e nas portas dos estádios.

Pratos típicos em Buenos Aires com queijo

El Cuartito é um lugar ótimo para comer a incrível fugazzeta

Fugazzeta

Essa é simplesmente uma das melhores coisas que já comi na minha vida. A fugazzeta também foi uma descoberta da minha última ida a Buenos Aires e depois conversei com muitas pessoas que também não conheciam o prato, mesmo já tendo ido a Buenos Aires.

Peguei minha fugazzeta para viagem e comi na praça

Bom, a fugazzeta é como se fosse uma pizza, mas ao invés de ter massa por baixo e recheio por cima, ela tem massa em cima e em baixo. Iiih, deu pra entender?

Como tudo em Buenos Aires, a quantidade de queijo é BEM caprichada. Geralmente não são muitas as opções de recheio e a mais tradicional é queijo e cebola. Eu amei muito mesmo.

Na verdade, minha descoberta da fugazzeta não foi durante a viagem e sim por meio da temporada da América Latina da série Street Food – inclusive, quem ainda não viu, fica a recomendação! Lá também foi onde vi uma das recomendações de local para comer.

Na série, o local que aparece é o La Mezzetta, que também faz entregas. Outra recomendação que recebi e que testei e aprovei foi o El Cuartito, que também é super tradicional e fica em uma região mais turística, perto da Recoleta.

Tortilla

Claro que a colonização espanhola deixou heranças na culinária argentina. Uma delas é a tortilla. O omelete de batatas costuma ser feito com presunto e bastante queijo na terra dos hermanos.

A tortilla é a especialidade do Las Chicas del 3, no Mercado Central de Buenos Aires, outro lugar recomendado na série Street Food.

Doces

Essa versão do Cachafaz é delícia, apesar de mais uruguaia

Alfajores

Essa lista também vai falar dos óbvios, né? Afinal, quem vai à Argentina e não come alfajor realmente foi à Argentina?

Os alfajores argentinos são diferentes dos uruguaios. Em Buenos Aires, o mais comum é encontrar as duas bolachinhas recheadas e cobertas de chocolate. A quantidade de opções do doce são infinitas e marcas já conhecidas como Milka e Oreo possuem suas versões dessa delícia.

Para experimentar a maior quantidade possível de alfajores, a dica é ir em um kiosco, as lojinhas de doce que estão por toda a cidade, e comprar um de cada. Nas lojas de souvenir e de doce de leite também há diversas opções. Algumas marcas mais especiais também tem lojas próprias.

Os meus preferidos são o clássico Havanna e o Cachafaz.

Doce de leite

O doce de leite argentino não poderia deixar de constar em uma lista de pratos típicos em Buenos Aires. Provar a iguaria é obrigatório para quem vai ao país. Usado no recheio de doces – como nos alfajores –, puro ou como sorvete, não deixe de experimentá-lo. De preferência, coma um pouquinho de cada marca e formato para escolher seu preferido!

Medialunas

Medialunas são croissants. Mas não menospreze essa opção por parecer conhecida. As medialunas argentinas são coisa de doido, o pão parece que derrete na boca.

Meu café da manhã com uma deliciosa medialuna de amêndoas

Diferente dos croissants franceses – que não me leve a mal, também são ótimos –, na Argentina há também opções mais elaboradas, como o croissant de amêndoas. Vai por mim, seu café da manhã vai ser inesquecível com elas.

Sorvete

Passei a incluir sorvete na minha lista de pratos típicos em Buenos Aires desde que vi que a cidade tem uma quantidade enorme de sorveterias, uma mais charmosa que a outra.

No verão portenho, o calor é muito intenso e nada melhor do que um sorvetinho para refrescar. Uma vez em Buenos Aires, não deixe de provar sorvetes de doce de leite e de alfajor.

Veja aqui a nossa lista de sorveterias em Buenos Aires


E então, que tal a seleção? Conta pra gente aqui nos comentários quais destes pratos típicos você quer mais provar em Buenos Aires.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *