A cidade mais descolada da região de L.A.: conheça Santa Monica


Atualizado em:


Conhecida pelo fotogênico e icônico pier com uma roda gigante e pela descolada praia de Venice Beach, Santa Monica é muito mais que somente a cidade de praia de Los Angeles. A primeira vista pode ser difícil perceber, mas é só chegar lá para se dar conta que Santa Monica é a cidade mais descolada da região.

Santa Monica tem a conhecida Los Angeles como vizinha e, por ficar na beira do mar, atrai muitos moradores de lá que vem curtir a vibe alto astral da praia e da região de downtown nos finais de semana. Santa Monica e Los Angeles se misturam tanto, que chega um ponto que você nem sabe mais o que é L.A. e o que é S.M..

Sim, além de tudo, a famosa Rota 66 termina aqui em Santa Monica!

Sim, além de tudo, a famosa Rota 66 termina aqui em Santa Monica!

Existem diversas razões para visitar e se encantar com Santa Monica, e nesse post vamos dar as primeiras coordenadas para você explorar a cidade como um verdadeiro local.

Leia mais: Tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a Califórnia
Leia mais: Roteiro de duas semanas na Califórnia pela Highway 1

Como chegar em Santa Monica?

Se você estiver de carro, chegar a Santa Monica vindo de Los Angeles não demora mais do que meia hora. Agora, se você estiver sem carro, há vários ônibus que saem das diferentes regiões de LA para Downtown Santa Monica. De Wilshire, onde fica o hotel que nos hospedamos, é só pegar ônibus 720 que vai te deixar no promenade de Santa Monica em cerca de 45 minutos. Da Sunset Boulevard, basta pegar o ônibus 2/302 até Wilshire, e de lá pegar o 720 também. Se quiser ir de UberX (até 4 pessoas), a viagem costuma custar certa de 20 dólares (mas o Uber depende de oferta e demanda, então o preço pode não ser exatamente esse, ok?).

Restaurantes imperdíveis em Santa Monica

Difícil ter que escolher apenas alguns nomes entre diversas opções interessantes de restaurantes orgânicos, bares badaladas ou lugares com propostas inusitadas. Para quem está começando a explorar a cidade e tem apenas alguns dias, nossas principais dicas são:

Cassia – restaurante moderno e descolado com uma proposta única: a cozinha combina a culinária francesa com os sabores do sudeste asiático. Um must-visit em Santa Monica.

Sugar Fish – um dos lugares queridinhos dos locais para comer sushis tradicionais e de altíssima qualidade. Também tem unidades em Los Angeles.

Tar’n Roses – a pedida ideal para quem procura tapas únicos e especiais e pratos diferentes e bem elaborados. Segredinho compartilhado com a gente pela Alexandra Carson, uma blogueira de viagens que mora em Santa Monica.

The Bungalow – um dos mais famosos e badalados bares da região, fica no hotel Fairmont Miramar- tanto é que vive lotado de jovens no final de tarde. Sempre uma opção segura para quem quer um bom agito sem precisar sair para baladas.

The Penthouse – uma vista panorâmica incrível do 18º andar ho Huntley Hotel e um ambiente mais chique são as principais características do The Penthouse, um dos poucos prédios altos da cidade. Combine tudo isso com uma bela culinária contemporânea da Califórnia e voilá!

Roteiro de um dia em Santa Monica

Apesar de ser uma cidade deliciosa para passer uns 2 ou 3  dias e relaxar na praia (o Huntley Hotel e o Fairmont Miramar, que ja citamos acima, estão entre os mais recomendados da cidade), entendemos que as vezes temos pouco tempo em nossas viagens e que é preciso otimizar nosso roteiro. Então, para aqueles que tem apenas alguns dias, saibam que é possível conhecer Santa Monica indo logo pela manhã e voltando a noite.

O passeio começa em Downtown Santa Monica. Há alguns cafés bem gostosos para tomar alguma coisa e ter energia para o dia. O Huckleberry Bakery e Cafe (1014 Wilshire Blvd) e um charme e serve boas opções para cafe da manha e brunch. Nos também gostamos do Urth Cafe (2327 Main Street), com opções bem típicas americanas, como ovos e bacon. Uma vez que você estiver bem alimentado, é hora de se movimentar e alugar uma bicicleta para passear pelas praias. Há varias opções: você pode alugar no Bike Center a partir de US$ 20,00, nas varias unidades do Cafe Perry’s que ficam na beira da praia, ou mesmo no Breeze Bike Share (naquele estilo da bike Sampa, através do aplicativo). Uma vez com a bicicleta, você vai passear por toda a orla até chegar em Venice Beach, onde estão os artistas de rua, artesãos, e outras figuras características do local. Não se preocupe, você não vai cansar porque tudo é bem perto e porque o passeio fica ainda mais gostoso quando feito com calma e com tempo para apreciar a praia e a orla.

Muita gente ignora que Venice Beach leva esse nome devido aos canais que cortam a região – quase que como uma Veneza (Venice) em miniatura. Um passeio pelos canais é essencial para ver um lado bem mais quieto e charmoso da cidade, onde jardins das casas locais compõem um belo e fotogênico cenário entre as pontes dos canais.

GOPR2728

Verifique a opção de pegar cadeados quando for alugar a bike para conseguir prendê-la e aproveitar as lojinhas de bugigangas na frente da praia de Venice Beach e andar pelos canais.

O trajeto de volta para o pier de Santa Monica se dá pelo mesmo caminho da ida, também de bicicleta. Uma vez que você devolver a bike, pode reservar alguns minutos para passear pelo pier e ir nas atrações do parque como a roda gigante e a montanha-russa. Se tiver com crianças, não deixe de ir! Você também pode optar por parar am algum lugar para relaxar um pouco na praia ou entrar na água.

Quando bater a fome, sugerimos um passeio pelo 3rd street Promenade, o calçadão que fica algumas quadras pra cima da praia, na direção do pier. Lojas, restaurantes e cafeterias estão espalhadas pela rua de pedestres, sempre bem movimentada.

IMG_9283

Para encerrar o dia de uma forma badalada, a pedida é o Bungalow Bar, que, como falamos anteriormente, atrai jovens na hora do pôr do sol em busca de música boa e drinks (atenção porque as filas podem ser chatinhas nos finais de semana). Uma opção é tentar fazer reserva para comer, e já ficar por la para uns drinks.

Agora, se voce preferir um programa mais gourmet e refinado, para fechar seu dia com chave de ouro, a pedida e o Jantar no Mélisse (1104 Wilshire Blvd). O restaurante tem 2 estrelas no Guia Michelin e, segundo o Zagat, é o melhor restaurante de toda Los Angeles. A comida é francesa e utiliza apenas ingredientes orgânicos produzidos na região.

Extra! Outras atrações e programação de verão

Para compensar o efeito do May Grey e June Gloom, que deixam a California cinza e com neblina em algumas partes do dia, a cidade tem um monte de atração bacana durante o verão. Ok, você não vai conseguir tirar fotos incríveis- as nossas fotos mesmo foram tiradas com um tempinho meio feio, mas no final das contas os passeios e as experiências compensam!

Twilight Concerts – Música ao vivo no pier 

Para quem curte boa musica, os Twilight Concerts (ou, traduzidos para o Português: concertos do crepúsculo/entardecer) são a pedida. Em 2016 eles acontecem de 7 de Julho a 8 de Setembro, às quintas-feiras, das 19h- 22h, com entrada gratuita.

Cinema on the street – Filmes ao ar livre no Promenade

O calçadão da 3rd street vira cinema a céu aberto durante o verão. O festival “Cinema on the Street” e aberto ao publico- basta escolher seu filme na programação deste site, e levar sua cadeira/toalha para curtir um cineminha `a luz da lua.

Passeio artistico – Getty Villa

Nos ja falamos aqui nesse post do LACMA e do Getty Museum em L.A. Mas pertinho de Santa Monica e Malibu esta o Getty Villa – museu irmão do Getty, localizado em uma colina com uma vista incrível- alem das obras de arte, claro.

Caminhadas pelas montanhas de Santa Monica  

Backbone Trail, que liga o Will Rogers State Park, próximo a SantaMonica, e o Point Mugu State Park, perto de Malibu é um passeio imperdível para os amantes da natureza que visitarem Los Angeles. Sao 180 caminhos, que antes estavam fragmentados, e hoje formam uma trilha única de pouco mais de 107 quilômetros. A Backbone Trail passa dentro do Santa Monica Mountains National Recreation Area e oferece uma vista linda do litoral.

Já falamos em um post anterior da nossa ida a Malibu e Santa Monica no ano passado.
Esse post é o mais atual e completo.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Estou pensando em fazer Malibu (Malibu Farm no Pier) – Santa Mônica – Venice Beach – Santa Mônica (fim da tarde pra ver o por do sol). O que acha? Fica corrido ou dá pra ver tudo? Obrigado.

    • Acho que da pra fazer sim! =)
      Nós fizemos Santa Monica e Venice Beach em um dia, mas foi um dia bem tranquilo, sem correira. Então acredito que da pra inlcuir Malibu sim e aproveitar mais o seu tempo por lá, principalmente se estiver de carro para fazer o trajeto Malibu-Santa Monica. Já Santa Monica para Venice Beach da pra fazer de bike alugada.
      Depois conta pra gente o que achou.
      Beijos e boa viagem!

  • Olá, tudo joia?! Obrigado pelas dicas incríveis, já anotei aqui no meu caderninho pra quando voltar a LA. Na realidade é muito difícil conhecer tudo de melhor que Los Angeles e arredores possuem em apenas uma ou outra viagem, é preciso voltar sempre. Abraço!

  • Famosa Santa Monica, que ainda não conhecemos. Gostei muito do seu post, com boas dicas e um roteiro bastante completo da cidade e suas atrações.

    Já está favoritado para quando pensarmos nossa viagem.

  • Oi Mari… Que post incrível. Estive em Santa Monica em outra vida, então não fiz nem a metade do que você colocou no post. Preciso retornar urgente! Beijocas =)

  • O pier de Santa Monica!! Venicd beach!! Que saudades, estive aí há um ano depois de uma road trip pelos EUA, no local onde termina a Route 66! Muito bom!!

    • O bom é que Santa Monica é parada obrigatória em duas das melhores road trips pelos EUA: Highway 1 e Rota 66!
      Só sucesso!!
      Por enquanto só fiz a Highway 1, agora o próximo passo é também fazer a famosa rota 66.
      Obrigada pelo comentário! =)

  • Poxa, quanta coisa legal hein. Nem deu pra conhecer tudo, só passamos duas tardes por lá, em uma fomos conferir o pôr do sol e na outra adoramos conhecer os canais de Venice Beach. Mas adorei todas as dicas do post, depois vou linkar quando soltar o meu. Beijos.

    • Vamos voltar então Fabio??? Pelo menos você conseguiu ver o pôr do sol (eu peguei tempo ruim) e os canais de Venice que são lindinhos demais!
      Avisa a gente quando você escrever sobre lá também! =)
      Beijinhos e obrigada pelo comentário

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *