Conheça nosso roteiro pela Estrada Real
Atualizado em:
Na semana passada fizemos um post explicando um pouco o contexto da Estrada Real e os quatro caminhos que a compõem (veja aqui o post). Agora que nós já voltamos dessa viagem incrível, vamos contar o melhor que vimos por lá, além de revelar alguns segredos que merecem sua visita!
Antes de mais nada, conheça o roteiro que o Instituto Estrada Real montou pra gente e um pouco sobre o que fizemos cada lugar.
Terça Feira: BH- Santuário do Caraça (Pernoite no caraça)
Fizemos este caminho em 4X4 para poder percorrê-lo pela Estrada Real. No trajeto, fizemos uma parada em Brumal para o almoço e para conhecer as tecelãs que fazem belas peças no tear. Dormimos no Santuário do Caraça para ver os lobos-guará, que aparecem tarde da noite por lá.
Quarta-feira: Santuário do Caraça – Ouro Preto (Pernoite em Ouro Preto)
Fizemos esse percurso de van, pela estrada convencional, para ter bastante tempo em Ouro Preto. Lá, tivemos o suporte de um guia local que nos mostrou os principais pontos turísticos e históricos da cidade. A noite, demos um pulinho em Mariana para entrar em uma Mina e assistir a uma apresentação lúdica e linda!
Quinta-Feira: Ouro Preto – Lavras Novas (Pernoite em Lavras Novas)
Para chegar a Lavras Novas, fizemos um caminho pela Estrada Real que só é alcançado a pé ou de moto e sai do povoado de Chapada. Os trechos feitos a pé consistem em cerca de 5% da Estrada Real, um prato cheio pra quem gosta de trilhas!
Sexta- Feira: Lavras Novas- Tiradentes (Pernoite em Tiradentes)
Antes de chegar em Tiradentes fizemos uma parada estratégica em Bichinho, vilarejo vizinho onde o forte é o artesanato (tem post de Bichinho AQUI). Almoçamos por lá e seguimos para Tiradentes para andar um pouco pela cidade.
Confira AQUI tudo o que postamos de Tiradentes quando estivemos lá no final do ano passado!
Veja também dicas de cidades na Estrada Real
Sábado: Carrancas (Pernoite em Tiradentes)
O nosso caminho para as cachoeiras de carrancas não foi o mais simples. Apesar de existir uma estrada asfaltada, optamos pela Estrada Real de 4X4, no trajeto São Sebastião da Vitória – Carrancas, que incluiu também algumas trilhas.
Domingo: Tiradentes- BH
Antes de ir pro aeroporto, fomos à vizinha São João del Rey conhecer a igreja matriz (onde está enterrado Tancredo Neves) e lá pegamos a Maria Fumaça com destino a Tiradentes, um marco turístico da região.
A partir de hoje, postaremos todos os detalhes dessa viagem por aqui, contando onde comemos, que pousadas ficamos, e os passeios que recomendamos. Fique de olho!
_________________________
Viajamos a convite do Instituto Estrada Real, entidade sem fins lucrativos que visa promover o destino turisticamente.
Também participaram da viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles.
Cris Marquesa
Mari, que delícia rever esses momentos! Super intensa nossa viagem… imagina se tivéssemos mais tempo? Seriamos os novos desbravadores da Estrada Real. rsrs Bjo grande!
Mari
Foi demais né, Cris? Quem sabe um dia não fazemos de fora a fora? Beijão