Cuidados com a saúde em viagem: 7 pontos para ficar atento
Atualizado em:
Quando falamos em viajar as coisas que vêm à mente são as partes boas das férias, claro. Porém, na hora de organizar um roteiro de viagem é muito importante ficar atento aos cuidados com a saúde. Depois de 2020 e todas as incertezas que presenciamos com a pandemia de covid-19, temos ainda mais certeza que é sempre bom estarmos prevenidos e bem cobertos em relação à saúde.
Mas só de pensar em ir atrás de seguro e pesquisar tudo com que precisamos nos preocupar já bate aquela preguiça, né? Calma! É por isso que estamos aqui! Pensando em desmistificar esse processo, separamos algumas dicas práticas para ficar atento em relação aos cuidados com a saúde em viagem. Atenção, que essas aqui são dicas pra vida toda heim!?
Atente-se às exigências de vacinação dos países
Você sabia que para alguns países você não consegue nem embarcar se não estiver com a carteirinha de vacinação em dia? Em geral, quando há essa exigência, a própria companhia aérea verifica tudo na hora do check-in.
A vacina da febre amarela, por exemplo, é obrigatória praticamente no mundo todo. Para você ter uma ideia, para tirar o visto e embarcar para a Índia é necessário ter tomado a vacina de Febre Amarela pelo menos 10 dias antes do embarque. Inclusive, é preciso ter o certificado de vacinação internacional cedido pela Anvisa.
Pesquise se o país que vai viajar exige certas vacinas e esteja com sua carteirinha em dia, principalmente as que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda: Febre Amarela, Tétano, Difteria, Hepatites A e B, Tríplice Viral e Antirrábica.
Para quem é de São Paulo, uma dica é procurar o Ambulatório dos Viajantes, da Faculdade de Medicina da USP. Lá você pode se informar sobre as exigências de cada lugar e se vacinar, caso necessário.
Contrate um seguro viagem
O seguro viagem é uma das primeiras medidas de planejamento no quesito cuidados com a saúdo em viagem. Não se deve viajar sem seguro, não importa o tipo de destino. Existem diversas ofertas de cobertura e preços de seguros viagens, mas é preciso escolher com cuidado.
O seguro viagem te dará segurança em diversas situações. Inclusive, alguns além da questão de saúde cobrem também questões como perda ou furto de malas. Existem ainda seguros específicos para viagens de aventura ou de neve, por exemplo.
Dica: Comparador Real Seguro Viagem
Estude o que o seguro viagem cobre
Não basta contratar o seguro viagem, é necessário ficar atento a cada uma das cláusulas da apólice porque se você precisar usá-lo já sabe até onde estará coberto e qual a maneira de acioná-lo. Alguns seguros funcionam no sistema de reembolso, enquanto outros têm listas de médicos e hospitais conveniados. Para não ter ainda mais dor de cabeça, preste muita atenção a qual é o caso do seu. Pode valer até mesmo já levar uma mini listinha de quais lugares procurar nas cidades por onde vai passar em caso de emergência.
Vale ainda verificar se as viagens serão realizadas a países restritos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como é o caso da China, por exemplo. Esses detalhes têm que ser observados com muita cautela.
Busque informações sobre o sistema de saúde do país visitado
O país que vai visitar tem bons hospitais públicos? Como um dentista atua nesse país? Verificou se vai ter um gasto irrisório com saúde caso seu seguro viagem não cubra? Ou a conta pode ficar mais cara que a viagem? É preciso avaliar o destino de forma ampla antes de planejar o roteiro, até para escolher o seguro mais adequado para cada local.
Como exemplo, uma historinha: Soube de um caso de uma viajante que teve infecção urinária no Egito e conseguiu se tratar sem custo porque o seu seguro viagem cobria tudo. Acontece que ela não tinha ideia dessa cobertura, pois não tinha lido a apólice e descobriu que, caso não tivesse o seguro, ela teria desembolsado mais de 7 mil dólares para o tratamento. O que é absurdo, se pensarmos que não temos um gasto desses com uma infecção urinária no Brasil.
Faça um check-up antes de viajar
Apesar de ser uma dica um tanto óbvia, fazer exames com frequência é uma excelente forma de evitar alguns incômodos e manter os cuidados com a saúde em viagem. Um sintoma muito comum que pode acontecer no passeio é uma incômoda dor de dente e os dentistas no exterior costumam ser caros e bem diferentes dos que conhecemos no Brasil. E atenção: tem seguro viagem que não cobre tratamento dentário! É fundamental estar com a consulta com o dentista em dia antes de partir para uma longa viagem. Fazer outros exames periódicos básicos vai ajudar a evitar possíveis problemas, ou a se preparar melhor para uma viagem.
Cuidado com a higiene
O cuidado com a higiene deve começar já no voo. Lavar as mãos com frequência e fazer uso do álcool em gel é fundamental em qualquer ocasião. Durante a pandemia de covid-19 isso passou a fazer parte da nossa realidade, mas estas medidas podem evitar muitas outras doenças.
Ao escolher o destino é importante também ver as condições de higiene no hotel, nos restaurantes escolhidos e também as condições dos passeios. O brasileiro é muito cuidadoso com higiene e isso não se aplica a muitos países. Isso é importante principalmente para escolher onde comer.
Cuidado com alimentação
Quando falamos em culinária, muitos países podem ter uma cultura que, em razão do organismo do brasileiro não estar acostumado, pode acarretar em viroses, diarreias, gastrites e outros incômodos. É extremamente comum uma viagem ser interrompida por conta de um problema de estômago ou intestino ocasionado por algo ingerido no destino.
Por isso, é importante se atentar às condições de higiene dos restaurantes e mercados que frequenta e optar por comidas que são mais seguras. Conheça seu corpo e se perceber que a alimentação está muito fora do seu padrão, tente equilibrar.
Além disso, se não sentir confiança em comer em uma determinada barraca de comida de rua, por exemplo, melhor deixar para lá. É preferível perder uma experiência gastronômica do que dias de viagem por estar passando mal, certo? É possível se atentar aos cuidados com a saúde e ainda aproveitar a cultura do local.
E claro, atente-se sempre a água que vai beber! Este é um dos principais mandamentos de cuidados com a saúde em viagem.
Veja: Seguro Viagem Europa: valor, dicas práticas e como funciona
Deixe seu comentário