Dica para aproveitar os principais museus de Madrid
Atualizado em:
A capital da Espanha é uma cidade que respira arte. Das pequenas galerias nos bairros mais descolados de Madrid, aos enormes museus lotados de obras-primas, existem opções para todos os gostos. Lá também é a casa de três grandes museus que são uma atração turística indispensável a qualquer um que visitar a cidade, confira:
1- MUSEU DO PRADO
O museu do Prado é, talvez, um dos pontos turísticos mais visitados de Madri mas, devido ao fato de ser uma parada obrigatória de guias e excursões, muita gente nem sabe do tamanho da sua importância pra história da arte. É que lá está o maior acervo de Goya e Velazquez, os principais pintores da Espanha, que ilustraram a história do país em belíssimos quadros. Mas além das alas dedicadas às coleções Velazquez e Goya, o museu também conta com obras-primas de diferentes épocas, como Anunciação de Fra Angelico, e o Jardim das Delicias, de Bosch.
Fica no Paseo del Prado. Fecha às segundas-feiras e é grátis aos domingos.
2- MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA
Este museu tem um fato interessante: as obras são todas da coleção particular do Barão de Thyssen-Bornemisza, que foram compradas ao longo dos anos e, posteriormente vendidas ao Estado, tornando-se o museu que conhecemos hoje. Não é a toa que as obras do Thyssen são uma das maiores e mais importantes coleções particulares do mundo, já que as peças vão desde arte sacra do século XVI e XVII, até a arte moderna do século XX (e estão dispostas em ordem cronológica, o que deixa a visita mais didática). Os destaques ficam por conta do Arlequim de Espelho, de Picasso, da Toalete de Vênus, de Rubens, e Mata Mua, de Gauguin.
Fica no Paseo del Prado (em frente ao museu do Prado). Fecha às segundas.
3- CENTRO DE ARTE REINA SOFIA
É possível que você já tenha ouvido falar do Reina Sofia pois é nele que está uma das mais importantes e grandiosas obras do século XX: Guernica, de Picasso. De fato, essa é a principal atração do museu e costuma ficar quase tão lotada quanto a Mona Lisa no Louvre. Mas o Reina Sofia vai muito além disso. Nele estão os principais expoentes da pintura do século XX, como Miró, Dalí, Ponce de León, e até mesmo vídeos do cineasta surrealista Buñuel (como por exemplo o famoso “Un perro andaluz”, feito para Dalí – assista aqui). Fora as obras, não deixe de se impressionar com o prédio onde está o museu. Ele foi fruto da reforma de um antigo hospital de Madri e mescla um pouco dessa arquitetura da época com a modernidade dos vidros e tubulações expostas. O jardim interno também é lindo e rende boas fotos.
Fica na Calle de Santa Isabel, 52 (metro Atocha). Fecha às terças e é grátis sábado a tarde e domingo (dias que mais lota).
Se quiser explorar um pouco mais a cena artística da cidade, nós já falamos de dois museus pouco conhecidos dos brasileiros mas que são lindíssimos, o Museo Sorolla e a Casa Museu do Marquês de Ceralbo.
Edson
Ótimas dicas, estou anotando tudo porque será minha primeira vez em Madrid;
Sei que os preços de passeios, cafes, almoços, etc, deve variar muito e vai do bolso de cada um, mas, você tem algumas dicas para passar de quanto em média?? hotel, restaurantes, bares, cafes, museus, etc…?
Mari
Edson,
Tudo vai depender muito. Seu hotel pode custar desde 40 ate 400 euros a diaria (sugiro nosso post explicando as regioes de Madri para voce escolher seu hotel, de acordo com o seu bolso). Na questao da comida, tambem depende, mas se focarmos em opcoes mais baratas, voce pode colocar 20/30 euros por dia (com cafe, almoco e janta em lugares simples e que tenham pacotes como “lunch special”).
Os museus custam em torno de 10 euros, e bares as vezes tem happy hours com opcoes de cerveja a 1 ou 2 euros, por exemplo (uma boa sugestao custo-beneicio eh a rede de bares cien montaditos, com sanduiches e cervejas a 1 ou dois euros).
Espero ter ajudado e boa viagem
Mercedes
Que post maravilhoso e completo! Adoro o Reina Sofia! E me encantei muito com o Museu de Ceralbo, pouco badalado, mas belissimo!
Mari
O Reina Sofia é realmente de tirar o fôlego, né? Que bom que gostou do post, Mercedes!
Fernanda Scafi
O Thyssen-Bornemisza foi meu preferido em Madri! E visitei tb o Museu Cerralbo, mas realmente, a grande maioria das pessoas nunca ouviu falar dele…