Dica para aproveitar os principais museus de Madrid


Atualizado em:


A capital da Espanha é uma cidade que respira arte. Das pequenas galerias nos bairros mais descolados de Madrid, aos enormes museus lotados de obras-primas, existem opções para todos os gostos. Lá também é a casa de três grandes museus que são uma atração turística indispensável a qualquer um que visitar a cidade, confira:

1- MUSEU DO PRADO

O museu do Prado é, talvez, um dos pontos turísticos mais visitados de Madri mas, devido ao fato de ser uma parada obrigatória de guias e excursões, muita gente nem sabe do tamanho da sua importância pra história da arte. É que lá está o maior acervo de Goya e Velazquez, os principais pintores da Espanha, que ilustraram a história do país em belíssimos quadros. Mas além das alas dedicadas às coleções Velazquez e Goya, o museu também conta com obras-primas de diferentes épocas, como Anunciação de Fra Angelico, e o Jardim das Delicias, de Bosch.

Los Fusilamientos de 3 de mayo, um dos quadros mais expressivos da resistência à invasão Francesa no ano de 1808

Los Fusilamientos de 3 de mayo, um dos quadros mais expressivos da resistência à invasão Francesa no ano de 1808

Maja desnuda e Maja vestida, de Goya

Maja desnuda e Maja vestida, de Goya

Fica no Paseo del Prado. Fecha às segundas-feiras e é grátis aos domingos.

2- MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA

Este museu tem um fato interessante: as obras são todas da coleção particular do Barão de Thyssen-Bornemisza, que foram compradas ao longo dos anos e, posteriormente vendidas ao Estado, tornando-se o museu que conhecemos hoje. Não é a toa que as obras do Thyssen são uma das maiores e mais importantes coleções particulares do mundo, já que as peças vão desde arte sacra do século XVI e XVII, até a arte moderna do século XX (e estão dispostas em ordem cronológica, o que deixa a visita mais didática). Os destaques ficam por conta do Arlequim de Espelho, de Picasso, da Toalete de Vênus, de Rubens, e Mata Mua, de Gauguin.

A toalete de Vênus, de Rubens

A toalete de Vênus, de Rubens

Mata Mua, Gauguin

Mata Mua, Gauguin

Fica no Paseo del Prado (em frente ao museu do Prado). Fecha às segundas.

3- CENTRO DE ARTE REINA SOFIA

É possível que você já tenha ouvido falar do Reina Sofia pois é nele que está uma das mais importantes e grandiosas obras do século XX: Guernica, de Picasso. De fato, essa é a principal atração do museu e costuma ficar quase tão lotada quanto a Mona Lisa no Louvre. Mas o Reina Sofia vai muito além disso. Nele estão os principais expoentes da pintura do século XX, como Miró, Dalí, Ponce de León, e até mesmo vídeos do cineasta surrealista Buñuel (como por exemplo o famoso “Un perro andaluz”, feito para Dalí – assista aqui). Fora as obras, não deixe de se impressionar com o prédio onde está o museu. Ele foi fruto da reforma de um antigo hospital de Madri e mescla um pouco dessa arquitetura da época com a modernidade dos vidros e tubulações expostas. O jardim interno também é lindo e rende boas fotos.

Guernica, de Picasso

Guernica, de Picasso

Acidente, Ponce de León

Acidente, Ponce de León

Fica na Calle de Santa Isabel, 52 (metro Atocha). Fecha às terças e é grátis sábado a tarde e domingo (dias que mais lota).


Se quiser explorar um pouco mais a cena artística da cidade, nós já falamos de dois museus pouco conhecidos dos brasileiros mas que são lindíssimos, o Museo Sorolla e a Casa Museu do Marquês de Ceralbo.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ótimas dicas, estou anotando tudo porque será minha primeira vez em Madrid;
    Sei que os preços de passeios, cafes, almoços, etc, deve variar muito e vai do bolso de cada um, mas, você tem algumas dicas para passar de quanto em média?? hotel, restaurantes, bares, cafes, museus, etc…?

    • Edson,
      Tudo vai depender muito. Seu hotel pode custar desde 40 ate 400 euros a diaria (sugiro nosso post explicando as regioes de Madri para voce escolher seu hotel, de acordo com o seu bolso). Na questao da comida, tambem depende, mas se focarmos em opcoes mais baratas, voce pode colocar 20/30 euros por dia (com cafe, almoco e janta em lugares simples e que tenham pacotes como “lunch special”).
      Os museus custam em torno de 10 euros, e bares as vezes tem happy hours com opcoes de cerveja a 1 ou 2 euros, por exemplo (uma boa sugestao custo-beneicio eh a rede de bares cien montaditos, com sanduiches e cervejas a 1 ou dois euros).
      Espero ter ajudado e boa viagem

  • Que post maravilhoso e completo! Adoro o Reina Sofia! E me encantei muito com o Museu de Ceralbo, pouco badalado, mas belissimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *