Dicas de Napa Valley para planejar sua viagem


Atualizado em:


Ao norte da cidade de São Francisco, na Califórnia, está localizado o Vale de Napa – ou Napa Valley, a região produtora de vinho mais famosa dos Estados Unidos. O solo favorável para o cultivo das uvas trouxe à região mais de 400 vinícolas que, por sua vez, atraíram uma ótima infra estrutura de hotéis e restaurantes (sem falar em festivais e eventos temáticos). Hoje, Napa Valley é um dos principais destinos turísticos dos Estados Unidos e, depois de visitar a região nós podemos dizer que é um passeio que realmente vale a pena!

Na nossa passagem por Napa Valley juntamos várias dicas legais que compartilharemos com vocês a seguir. Veja o que encontrara por aqui:

1- O que é e onde fica Napa Valley.
2- Como ir e quanto tempo ficar.
3- Onde ficar em Napa Valley.
4- Vinícolas para visitar e vinhos que valem a pena comprar.
5- Onde comer em Napa Valley? Os melhores restaurantes da região.
6- Outros passeios para fazer por lá. 

1- O que é e onde fica Napa Valley?

Napa Valley é um dos 58 condados da Califórnia, sendo mundialmente conhecido por produzir os melhores vinhos dos Estados Unidos. É um destino popular entre os amantes de vinhos e apreciadores de uma boa comida, já que suas cidades abrigam alguns restaurantes estrelados e o vale possui as melhores vinícolas do país.

Fica a poucos kilômetros da cidade de São Francisco, e as principais cidades são Yountville, Napa e St. Helena. Há mais de 300 vinícolas na região, mas é bem fácil se localizar a partir das duas estradas principais: a Silverado Trail e a St. Helena Highway, que são praticamente paralelas e interligadas por estradas menores (cross roads ou avenidas).

Veja como é fácil entender a região:

mapa de napa valley e suas cidades e estradas

2- Como ir e quanto tempo ficar?

Napa fica a 80km de São Francisco, então a melhor opção é sair da cidade para Napa. Como é pertinho, você pode apenas passar um dia (saindo cedinho de São Francisco e voltando a noite) mas nós recomendamos pelo menos 2 dias inteiros para conhecer mais vinícolas e restaurantes gostosos na região. No entanto, mais de 4 dias pode já ser demais, especialmente se você não é tão fã de vinho assim. No geral, recomendamos 2 ou 3 dias para ter uma viagem tranquila e conseguir aproveitar o que Napa tem de melhor, e 4 dias para quem quer curtir o hotel, descansar e viajar devagar.

Servidos?

Considerando a distância de São Francisco – e o fato de que um carro ajuda muito a se locomover pela região, de vinícola a vinícola, nós recomendamos que a viagem seja feita de carro, que você pode alugar em San Francisco mesmo, no centro da cidade ou no aeroporto. É possível também contratar tours privados para viagens de um dia por Sonoma e Napa Valley (ainda não testamos esse tour) ou motoristas particulares.

3- Onde ficar em Napa Valley?

As três principais cidades para se hospedar em Napa Valley são Yountville, Napa e St. Helena. Yountville fica entre Napa e St. Helena, por isso tem uma posição bem estratégica. Napa é maior e tem mais variedade de hotéis, enquanto que St. Helena é bem charmosa.

Nós ficamos no The Vintage Inn em Yountville, mas escrevemos um post bem completo sobre onde ficar em Napa Valley, com as características de cada cidade e dicas de hotéis que recomendamos (para todos os bolsos).

Veja o post com detalhes de onde ficar em Napa Valley.

Onde ficar em Napa Valley

Quarto do hotel The Vintage Inn em Yountville

4- Quais vinícolas visitar e vinhos comprar?

Tivemos a sorte (e o prazer) de viajar com nossos pais que são super entendedores de vinho, participam de clubes do vinho e amam esse universo de enoturismo. Eles mesmos pegaram muitas dicas boas de um amigo que entende ainda mais de vinhos (obrigada, Eduardo Rezek!). Juntamos essas dicas com a nossa experiência por lá e então surgiram os nomes que listamos a seguir. Mas, além desses, há mais de 300 vinícolas na região para serem exploradas. Opção é o que não vai faltar!

Vinícola histórica de Robert Mondavi

Agende no site a visita e degustação pois essa é uma das mais famosas e concorridas vinícolas da região de Napa Valley. E não é por menos, Robert Mondavi foi praticamente o “pai” de Napa, e quem acreditou no potencial de região produtora de vinhos e levou os vinhos californianos a terem reconhecimento mundial.

Se quiser escolher apenas uma vinícola para fazer a visita completa, essa é uma boa pedida e uma bem segura, que não tem erro e agrada a muitos.

Robert mondavi winery em Napa Valley

Qual vinho comprar? Cabernet Sauvignon Reserve
Onde fica? 7801, Santa Helena Hwy

Vinícola Opus One

Ainda do mesmo grupo de Robert Mondavi, a Opus One é um luxo em todos os sentidos. Um prédio lindíssimo, com uma arquitetura que ao mesmo tempo contrasta e se harmoniza com a natureza ao seu redor, com jardins bem cuidados e imponentes.

Vinícola Opus One em Napa Valley

Qual vinho comprar? Opus One.
Onde fica? Fica em frente a Robert Mondavi, no 7900 Santa Helena Hwy.

Domaine Chandon

Par variar um pouco e ir além dos vinhos tintos e brancos, a Domaine Chandon oferece uma visita guiada interessante por abordar o processo de produção de espumantes e também uma degustação diferente, para quebrar um pouco o tema do seu roteiro por Napa. É preciso reservar a visita no site, e marcar um horário.

Onde fica? 1 California Dr. St, pertinho de Yountville

Vinícola Stag´s Leap Wine Cellars

Uma das vinícolas que mais gostamos de visitar, e os melhores vinhos que provamos. Além de vinhos de alta qualidade, o prédio é lindíssimo e as vistas das vinícolas são exuberantes. Tivemos a impressão de ser um local para verdadeiros apreciadores de vinho, e não uma vinícola comercial e turística.

Agende a visita e a degustação no site.

Quais vinhos comprar? Os famosos S.LV., Cask 23 ou Fay. Pelo menos um, pois são fantásticos e ganharam o Desafio de Paris.
Onde fica? 5677 Silverado Trail, perto de Napa.

Vinícola Clos du Val

Uma vinicola linda, localizada em uma casa no estilo colonial, com um jardim ao redor que tem vista para as plantações. No entanto, como não reservamos o tour e não haviam muitos visitantes pois a parte da produção estava em reforma, acabou não sendo um passeio interessante pois fizemos um tour meio improvisado. O vinho e o atendimento, porém, foram de primeira!

Agende a degustação no site.

Vinícola Clos du Val em Napa Valley

Qual vinho comprar? O famoso Reserve Cabernet Sauvignon que também fez bonito no Desafio de Paris.
Onde fica? 5330 Silverado Trail, perto de Napa.

Trefethen Winery

Essa não visitamos, mas também foi uma indicação do Eduardo por ter um Riesling fantástico. Por isso deixamos a referência por aqui pra vocês também. Precisa ser feita a reserva da visita no site.

Onde fica? 1160, Oak knoll Avenue, Napa

5- Onde comer em Napa Valley?

Come-se muito bem no Vale de Napa! A variedade é imensa e agrada todos os bolsos e paladares, contando com vários restaurantes estrelados da Michelin e opções charmosas e não tão caras.

Nós escrevemos um post bem completo com as opções de restaurantes nas principais cidades do Vale: Yountville, St. Helena e Napa. No post, também há opções de mercados para um lanche rápido e cafés agradáveis.

Veja o post sobre os restaurantes em Napa Valley aqui.

Restaurante Bouchon em Yountville

6- Eventos e outros passeios na região de Napa Valley 

Você pode visitar a região em datas específicas que tenham alguma atividade diferente, como os vários festivais que sempre acontecem por lá. Quando fomos, no último final de semana de maio, estava rolando o Bottle Rock Nappa Valley, festival de música com artistas como Stevie Wonder, Florence + the Machine, The Lumineers, Red Hot e muito mais. Na segunda quinzena de julho acontece o Festival Napa Valley, festival de arte com dança, música e muito mais, no meio das vinícolas da região. Vale a pena ficar de olho nas datas e eventos especiais.

Além disso, há alguns passeios bem inusitados por lá. Já pensou em andar de balão? Ou tirar o dia para ficar em um spa de luxo? Experiências bem diferentes e também outras nem tanto, mas igualmente interessantes, como fazer trilhas, kayak, tours de bicicleta e etc.


Essas foram as nossas principais dicas de Napa Valley. Para continuar a sua viagem, veja também nossas outras recomendações na Califórnia, como nossas dicas de Yosemite (parque nacional que tanto amamos visitar) e de Los Angeles (cidade do coração que já fomos mais de 3 vezes). Como quem vai para Napa costuma também passar em São Francisco, veja essas dicas do blog Ideias na Mala sobre onde ficar em São Francisco.

Bom, espero que tenham gostado do post. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, já sabe, pode deixar aqui nos comentários que adoraremos responder. Beijos e boas viagens!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese