Die Kleinmarkthalle, o mercado gastronômico de Frankfurt
Atualizado em:
Frankfurt é uma cidade polêmica. Não tem a beleza de Munique, não é descolada que nem Berlim ou refinada como Hamburgo. A coisa mais famosa de Frankfurt é… o Banco Central Europeu. E a Salsicha Frankfurter. Mas ninguém em sã consciência viaja 10 horas de avião pra comer salsicha olhando pra um prédio. Por isso, para conhecer Frankfurt é preciso ir além do óbvio e explorar áreas onde os locais vão.
Os foodies da cidade ou que visitam Frankfurt tem destino certo: o Kleinmarkthalle (clain-markt-rale). Digamos que é o CEASA de Frankfurt. O primo refinado do nosso bom sacolão. O mercadão condensado. Mas não se engane. Lá tem muita, muita, muita comida (boa).
Diferente dos outros mercados gastronômicos do tipo que conheci na Alemanha, este tem um ambiente mais informal. E mais diferente ainda: aqui, cada barraquinha oferece uma degustação generosa de seus produtos. No Kleinmarkthalle você encontra tudo de salsichas e embutidos alemães, especialidades regionais, cortes de carne, queijos especiais, vinhos, frutas e verduras frescas. Muitas barraquinhas lá também refletem o cenário de imigração da cidade, com muitos representantes italianos, persas e turcos, que vendem especialidades de qualidade.
Quem anda distraído, também pode caminhar sem perceber a fila que se forma na frente de uma banquinha tímida. Erro grande e grosso. Na barraquinha da Frau Schreiber, turistas e locais fazem fila para provar as salsichas Flieschwurst, Gelbwurst, Krakauer e Rindwurst, com ou sem alho, que a própria Frau Schreiber serve, com um pãozinho e mostarda para acompanhar. Sem gourmetização e sem frescura, são 5 euros que valem a pena.
Quem ainda estiver com fome depois das comidinhas e das salsichas, pode escolher um dos pequenos restaurantes que servem seus pratos em pequenas mesinhas no mezzanino do andar de cima, que dá vista para o movimento intenso lá embaixo. Entra as opções, tem ostras frescas, massas frescas e carnes. O preço é a amigo e a porção é relativamente grande, diferente dos restaurantes tradicionais da cidade.
Quem visita o mercado aos Sábados, tem outra surpresa: do lado de fora, muitas barraquinhas pra quem quer comer, tomar um vinho e conversar. Entre as opções de comidinhas, tem tábua de frios e embutidos, massas e especialidades alemãs, como schnitzel e salsichões Bio. É super concorrido e fica cheio o dia inteiro, então chegue cedo!
Informações práticas:
Die Kleinmarkthalle
Hassengasse 5, Frankfurt am Main
Estação de metrô Hauptwache ou Konstablerwache
Aberto de Segunda à Sexta-Feira, das 08h – 18h.
Sábados, 08h – 16h.
Deixe seu comentário